Invista em 5 dicas para gerenciar melhor seu tempo
Não é difícil se deparar com mulheres que se desdobram para conciliar vida profissional e pessoal, assumindo mais papéis e responsabilidades que os homens, tanto no trabalho, quanto em casa. “O maior perigo é que, muitas vezes, as necessidades pessoais são colocadas em segundo plano, e tudo o que resta se torna obrigação, sem prazer algum”, afirma Rodrigo Faerman, consultor estratégico e coach pessoal.
Faerman explica por qual motivo, às vezes, é mais difícil organizar esse tempo. “Em razão da diversidade dessas atividades, desde gerenciar um projeto no trabalho, a organizar a casa toda, cresce o sentimento de falta de controle, da escassez de tempo para fazer o que as deixa felizes. É essencial sair desse círculo vicioso, no qual todos, em um momento ou outro, já se colocaram, e entender que não existem vítimas. No momento em que temos isso claro, fica mais fácil priorizar e selecionar o que realmente tem que ser feito já, e deixar o resto para depois, sem dor na consciência. Quando resgatamos esse controle, a gestão do tempo se torna muito mais eficiente, fácil e agradável”, explica.
Abaixo, você confere as dicas de Rodrigo Faerman para gerenciar melhor seu tempo:
1) Multitarefas não existe! Tenha presença máxima em tudo que fizer!
Em termos de eficiência, faça uma coisa de cada vez, com a maior atenção possível. Aposto que você já respondeu a um e-mail importante, ao mesmo tempo em que seu colega conversava com você, e o telefone tocava. O tempo para você terminar as três atividades “simultâneas” será, sem dúvida, maior do que se fizer uma de cada vez. Se necessário, desligue o telefone quando for escrever aquele e-mail importante!
2) Não utilize a sua mente como bloco de notas! Adote um sistema centralizado onde você possa fazer o “download” de tudo que vier à cabeça!
Por incrível que pareça, achamos que nossa mente pode guardar informações infinitas, e continuar fazendo todas as atividades diárias com a mesma eficiência. Infelizmente, isso não é verdade. A mente precisa de descanso! Um exemplo disso é quando vamos dormir com a “cabeça cheia”. Normalmente, não conseguimos dormir tão bem ou acordamos “cansados” no dia seguinte! Faça o “download” das ideias para um bloco de notas, ou um “to do list”, e “esvazie” sua mente.
3) Trate o tempo como dinheiro! Priorize o que é realmente importante e aprenda a dizer não.
Com este princípio, fica fácil entender que não podemos “gastar” mais tempo do que temos disponível. Por isso, tenha consciência das suas escolhas. As pessoas mais bem sucedidas não fazem todas as atividades bem! Elas priorizam, e focam no que é realmente importante, tanto no trabalho quanto na vida pessoal.
4) Equipe-se para a ação. Utilize a tecnologia a seu favor!
A maioria das pessoas deixa de explorar ferramentas tecnológicas altamente especializadas e gratuitas na gestão de contatos, agendas e, principalmente, senhas. O esquecimento contínuo daquela senha do banco ou daquele site de compras gera a repetição do processo de resetar a senha, até que esta seja esquecida novamente. Não deixe esse tipo de atividade tomar todo seu tempo.
5) Tenha clareza do que faz você feliz! Invista no autoconhecimento para re-equilibrar sua vida!
Se cada um de nós não priorizar o que realmente nos faz feliz, fica muito mais difícil superar os obstáculos diários da vida. Se você não tem clareza do que faz você sorrir, procure ajuda. É evidente que fazemos tudo com mais gosto quando estamos bem conosco! Seja feliz!