Aumenta o número de empresas com recursos e gestão dedicados às pautas de DEI

13 janeiro 2023
Foto de um grupo de pessoas em uma sala de reuniões. Há uma mulher em pé, enquanto as outras pessoas estão sentadas e olham para ela

A pauta da diversidade, equidade e inclusão está cada vez mais presente no universo corporativo. É o que aponta a segunda edição da Pesquisa Benchmarking: Panorama das Estratégias de Diversidade no Brasil 2022 e tendências para 2023, feita pela consultoria Blend Edu com corporações brasileiras de todos os portes e regiões do país de 34 diferentes áreas, como tecnologia, indústrias, saúde, finanças, energia, entre outras.

No levantamento, 81% das empresas afirmam destinar recursos específicos para ações, enquanto 67% relataram o mesmo em 2020. Também cresceu o número de organizações que dizem possuir uma área específica e dedicada à gestão da temática, avançando de 64% para 71% no mesmo período.

“Isto demonstra uma evolução no entendimento e engajamento das organizações em relação à iniciativa, reforçando seu comprometimento com a valorização da diversidade. Afinal, seria inviável acreditar que uma cultura inclusiva vai se sustentar no longo prazo apenas com um posicionamento e apoio no campo do discurso, sem um investimento prático consistente”, afirma Thalita Gelenske, fundadora e CEO da Blend Edu em entrevista sobre o tema para a Exame.

O estudo apontou também que, quanto maior o tamanho da organização em número de colaboradores, maiores são as chances dela ter um orçamento dedicado a essas pautas.

“As grandes empresas, especialmente as privadas de capital aberto, acabam sendo mais pressionadas por stakeholders do mercado a endereçarem a pauta de ESG e, consequentemente, a de diversidade. Por isso, não surpreende o fato das organizações de grande porte investirem e alocarem mais recursos na gestão de DE&I”, diz Thalita.

No entanto, há um movimento positivo de empresas de pequeno e médio porte despertando para a necessidade da criação de culturas mais diversas e inclusivas. “Essa é uma forma de atrair e reter pessoas em um cenário de competição por talentos, bem como construir produtos e serviços que atendam perfis diferentes de clientes”, complementa.

Entre as empresas de médio e pequeno porte, 77% afirmam que o principal objetivo do programa de diversidade é engajar as equipes na criação de uma cultura inclusiva, enquanto 12% relatam a potencialização dos resultados do negócio como ponto principal.

Gênero é o recorte mais trabalho pelas empresas

Assim como observado na edição de 2020, as dimensões sociais mais trabalhadas pelos programas de diversidade no Brasil são gênero (95%), raça (89%), LGBTQIAP+ (86%) e pessoas com deficiência (82%). Porém, houve um aumento de 19 pontos percentuais dos endereçamentos para a temática geracional, saindo de 23% para 42%.

Ações mais recorrentes nos programas de diversidade

Dentro do levantamento também são elencadas as ações mais recorrentes para trabalhar as temáticas de DEI no universo corporativo. Confira a seguir o TOP 5:

  • Comunicação: campanhas e ações para potencializar uma comunicação inclusiva interna e externamente (95,9%);
  • Eventos para o público interno sobre o tema (90,4%);
  • Grupos de afinidade ou de diversidade para colaboradores da organização (89%);
  • Canal de denúncias ou ouvidoria para reportar casos de desvio associados à diversidade (86,3%);
  • Programas de treinamento e desenvolvimento para colaboradores (80,8%).

Acesse o Banco de Práticas disponível em nosso site e fique por dentro de como as empresas associadas atuam para promover a equidade de gênero e contribuir para um mercado de trabalho mais diverso e inclusivo.

Com informações da Exame.

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