Segundo a Kantar, Brasil é o 7º país mais inclusivo no ambiente de trabalho
O Brasil ocupa o sétimo lugar no índice global de inclusão e diversidade no trabalho feito pela Kantar Inclusion Index. A pesquisa foi realizada com mais de 18 mil pessoas de 14 países e 24 setores diferentes.
Canadá está no topo da lista devido à representatividade adequada de gênero entre cargos seniores (mais de 40% do sexo feminino). Além disso, 65% dos canadenses afirmaram que suas empresas trabalham para se tornarem inclusivas e diversas. Em último lugar, está o México.
O levantamento também traz dados relativos à discriminação no ambiente corporativo. Confira.
Dados Brasil
Dentre os entrevistados, 41% afirmaram que, no último ano, se sentiram desconfortáveis no ambiente de trabalho. Apesar disso, 67% não se sentem confortáveis para relatar comportamentos negativos para a liderança ou ao setor de recursos humanos.
Com relação à carreira, 34% disseram enfrentar obstáculos relacionados ao gênero, idade, etnia e orientação sexual. Outros 22% sentem que as oportunidades não são direcionadas para as pessoas mais merecedoras da equipe.
O relatório aponta, ainda, que 28% do brasileiros sentem que suas empresas precisam ser mais inclusivas e diversas do que são atualmente.
Dados no mundo
Levando em consideração os países analisados, vale destacar que cerca de 80% dos colaboradores de todo o mundo já testemunharam ou vivenciaram algum tipo de discriminação no local de trabalho.
Em termos de gênero, 27% das mulheres afirmaram que não se sentem à vontade na equipe e 20% delas recebem menos do que os colegas que exercem a mesma função.
Leia mais na publicação da Kantar. O estudo completo e o ranking de países e setores estão disponíveis em inglês.