Estudo aponta o poder da influência negra na mídia e publicidade
A população negra representa 56% dos brasileiros, segundo dados do IBGE. Com tamanha presença, portanto, refletir sobre a representatividade deste grupo nos espaços sociais se torna essencial. Além disso, a 35ª edição do Data Stories, estudo mensal da Kantar Ibope Media, aborda o poder de influência negra na mídia e na publicidade.
Ao analisar 95 mil inserções entre junho e agosto do ano passado, a Kantar identificou que 31% das campanhas com pessoas negras são protagonizadas por celebridades. Além disso, entre as celebridades negras que mais aparecem na mídia estão Iza, Menor Nico, Paulo Vieira, Rebecca Andrade e Taís Araújo.
No que diz respeito às categorias com maior presença de negros nas campanhas, destacam-se telecomunicações, higiene pessoal e beleza.
No âmbito do jornalismo, entretanto, essa representatividade ainda é pequena. Segundo dados do Perfil do Jornalista Brasileiro em 2021, apenas 30% dos jornalistas eram pretos e pardos.
O estudo relembra também que no ano passado houve um aumento de +197% do investimento publicitário na categoria de eventos sociais e culturais, um dos principais crescimentos do período. Um forte exemplo desta categoria foi a Feira Preta, que chegou a sua 20ª edição, com realização no Memorial da América Latina, contando com exposições de empreendedores e shows musicais.
Protagonismo feminino
Ao analisar os dados do Celeb Score, quesito do estudo sobre influência de celebridades na mídia, a Kantar mostra que entre as 317 celebridades pesquisadas, 39 delas são negras. Além disso, nos atributos de influência e credibilidade, as mulheres negras têm pontuação acima da média da pesquisa.
Das 150 mulheres pesquisadas, 16 são negras, sendo que nove delas – Camila Pitanga, Erika Januza, Iza, Jennifer Nascimento, Lucy Ramos, Pathy Dejesus, Rebecca Andrade, Sharon Menezzes e Taís Araújo – têm nota acima da média em 16 dos 25 atributos, incluindo Credibilidade, Formadoras de Opinião e Admiração. No que se refere aos atributos Especialista, Boa Porta-Voz, Carismática e Vida Saudável, Erika Januza, Iza, Jennifer Nascimento e Rebecca Andrade estão entre as cinco primeiras.
Para conferir o Data Stories na íntegra, acesse https://bit.ly/3pDW7ql
Com informações da Kantar e Meio e Mensagem
Leia mais: Mulheres negras ainda são as mais prejudicadas no mercado de trabalho e 45% das pessoas não conhecem lideranças negras, aponta estudo