“Precisamos assegurar a sustentação dos resultados já obtidos, trabalhar continuamente pelo engajamento das lideranças e voltar o olhar para o futuro”, diz Neila Lopes

2 setembro 2022
Foto em close de Neila Lopes. Ela é uma mulher branca, está com os cabelos presos e usa uma tiara, está maquiada e veste uma blusa preta.

A Pesquisa Ethos/Época Diversidade e Inclusão, desenvolvida em parceria com o Instituto Ethos, teve sua primeira edição em 2022 para avaliar e reconhecer publicamente as melhores práticas de diversidade e inclusão adotadas por empresas brasileiras em diversos setores. A iniciativa conta com organizações parceiras e apoiadores como o Movimento Mulher 360, Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero, Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, e Rede Empresarial de Inclusão.

Dentre as 169 empresas participantes, 72 foram classificadas com notas acima da média, e a Sanofi, obteve resultados excelentes no setor farmacêutico em todas as categorias – equidade de gênero, igualdade racial, inclusão de pessoas com deficiência e da comunidade LGBTQIA+, e equidade geracional.

Para falar sobre as estratégias da companhia dentro dessas agendas, lançamento de novos programas e mudanças no Comitê de D&I, o Movimento conversa com a Head de DE&I da Sanofi, Neila Lopes. Confira.

MM360 – A Pesquisa Ethos/Época de Inclusão, divulgada em maio deste ano, destacou as empresas com as melhores práticas na promoção da equidade de gênero, equidade racial, inclusão de pessoas com deficiência, além de promoção dos direitos LGBTQIAP+ e equidade geracional. No setor farmacêutico, a Sanofi apresentou nota acima da média em cada um desses pilares. O que representa para a companhia esse reconhecimento?

O reconhecimento é bem-vindo e indica que estamos no caminho certo. O tema de Diversidade, Equidade & Inclusão está definitivamente incorporado em nossa agenda corporativa com estratégia bem definida, governança estruturada, prioridades inteligíveis, iniciativas com impacto positivo interno e externo em andamento, e acompanhamento dos resultados por meio de indicadores e metas. Nós celebramos essa conquista, porém não nos acomodamos, pelo contrário. Precisamos assegurar a sustentação dos resultados já obtidos, trabalhar continuamente pelo engajamento das lideranças e focar no futuro e para nossa ambição de médio e longo prazo em diversidade, equidade e inclusão. Assumimos nossa responsabilidade como empresa em transformar nosso ambiente de trabalho, e contribuir para um mundo mais justo e igualitário. Esta é uma jornada longa com a qual seguimos comprometidos!

MM360 – No primeiro semestre de 2022, a Sanofi anunciou a ampliação do escopo do Comitê de Diversidade & Inclusão para Comitê de Diversidade, Equidade & Inclusão. O que essa mudança significa na prática dentro e fora da companhia?

A estratégia de DE&I da Sanofi foi renovada em junho de 2021 com objetivos definidos para 2025. Eles foram construídos em torno de três pilares fundamentais: construir uma liderança representativa; criar um ambiente de trabalho onde colaboradores possam explorar todo seu potencial; e se engajar com as diversas comunidades onde a empresa atua. O papel do Conselho começa pelo engajamento dos principais executivos da companhia, que são representantes dos pilares de DE&I e garante que as estratégias dentro dessa temática na Sanofi sejam executadas corretamente, além de monitorar o progresso de metas da empresa para 2025 e aconselhar sobre como acelerar o impacto da empresa neste espaço.

Juntamente com o Conselho de DE&I, a Sanofi está lançando uma estrutura global do Employee Resource Group (ERG) e cinco ERGs focados globalmente. São eles: Gênero+, Gerações+, Orgulho+, Habilidades+ e Cultura e Origens+, que permitirão que os ERGs locais já existentes se desenvolvam e cresçam. Os ERGs, ou pilares como são chamados localmente, são grupos voluntários liderados por colaboradores que ajudam a criar um ambiente de trabalho diversificado e inclusivo. Fundamental no apoio ao crescimento profissional e pessoal de seus integrantes e no cultivo de um senso de pertencimento, garantem que a empresa reflita, valorize e ouça as diversas comunidades formadas por seus profissionais.

A Sanofi Brasil teve participação ativa na estruturação global do ERG e agora se prepara para ter também voz ativa nos cinco pilares, em que pretendemos compartilhar nossas práticas e, principalmente, trocar experiências e aprender com colegas ao redor do mundo.

Em 2022, a Sanofi Brasil dá continuidade à agenda de Diversidade, Equidade e Inclusão, com ações afirmativas já estabelecidas como a Licença Parental Neutra, que oferece os benefícios da licença de forma igual para homens e mulheres com suas crianças geradas ou adotadas, com o lançamento do É Tempo de Voltar, com foco no retorno ao trabalho de mães que pausaram as carreiras devido à maternidade, e outras que serão anunciadas em breve. Todos os esforços e boas práticas serão refletidos em um painel de indicadores que permitirá medir de maneira concreta o impacto em Diversidade, Equidade e Inclusão, dando visibilidade e em linha com o compromisso global.

MM360 – O que motivou a criação do Programa Agora Somos Mais?

Após mapear os principais desafios e o cenário de volta ao trabalho após a licença parental (licenças maternidade e paternidade), identificamos internamente os principais gaps de adesão à licença parental estendida e estruturamos o Programa Agora Somos Mais. Nosso objetivo é promover um ambiente de segurança e acolhimento para pais e mães criando uma rede de apoio para antes, durante e depois da chegada de uma filha ou de um filho. Temos também como foco aumentar a adesão da licença parental estendida pelos homens em 30% até dezembro de 2022, por meio de ações estruturadas em quatro pilares para quebrar vieses inconscientes associados à maternidade e paternidade dentro das organizações.

MM360 – Quais são os pilares de atuação do Programa, e de que forma ele pode se tornar uma referência para outras empresas no mercado de trabalho?

O programa é estruturado em 4 Pilares:

  • Apoio e acolhimento: revisão e relançamento da política de Licença Parental para estimular adesão e esclarecer dúvidas que ainda permanecem, além da criação de guias de apoio para gestores e colaboradores.
  • Diálogos Empáticos: a partir dos níveis de consciência, realizar um diagnóstico para identificar as necessidades individuais, nível de engajamento com o benefício e visão atual da liderança em relação a esta temática.
  • Jornada Parental: criação de rede de apoio com conteúdos e iniciativas que apoiem as famílias desde o planejamento para a chegada de uma criança até a primeira infância.
  • É Tempo de Voltar: Programa de Recrutamento e Seleção para mães que deram uma pausa em suas carreiras por conta da maternidade, que já foi lançado e focou inicialmente em vagas afirmativas para mulheres negras com interesse de voltar ao mercado de trabalho. Agora o Programa continua aberto a mães em todos os recortes da diversidade. Esse processo seletivo conta com estratégias para seu fortalecimento como parcerias com comunidades engajadas com o assunto (Movimento Mulher 360, B2Mammy e acesso ao banco de talentos de Contrate uma Mãe), programa de aceleração de carreira em parceria com Talent Management, além de gerar indicações internas (o Indique Talentos).

A principal forma de se tornar uma referência para o mercado é atingir a meta de adesão à licença parental estendida, e conquistar bons indicadores de sucesso para as demais ações. Além de atrair e reter talentos a partir do programa e contribuir para a consolidação de uma cultura cada vez mais inclusiva.

Saiba mais: Baixe o e-book Pesquisa Ethos/Época de Inclusão 2022 com as melhores práticas e Ouça o episódio 14 do MM360Cast sobre como construir empresas pró-família com participação da Sanofi

VOLTAR ÀS NOTÍCIAS

OUTROS CONTEÚDOS

NOTÍCIAS 17 novembro 2023

93% de colaboradores negros e negras veem barreiras para liderança, revela estudo do LinkedIn

Leia a notícia completa
NOTÍCIAS 10 novembro 2023

Mulheres negras investem mais no cuidado com as crianças para estarem no mercado de trabalho

Leia a notícia completa
NOTÍCIAS 1 novembro 2023

Impacto da saúde mental no ambiente de trabalho: um alerta para empresas brasileiras

Leia a notícia completa
NOTÍCIAS 20 outubro 2023

Relatório Women in the Workplace 2023: desmistificando realidades e desafios profissionais das mulheres

Leia a notícia completa
NOTÍCIAS 6 outubro 2023

Estudo reforça a importância do networking para o avanço profissional das mulheres

Leia a notícia completa
NOTÍCIAS 29 setembro 2023

MM360 reúne organizações parceiras e especialistas para debater o tema da parentalidade para a população LGBTQIAP+

Leia a notícia completa
ARTIGOS 17 novembro 2023

"As empresas precisam se posicionar no combate às desigualdades raciais", diz Verônica Vassalo

Leia a notícia completa
ARTIGOS 19 novembro 2022

"Ser uma organização equitativa e inclusiva é um novo paradigma de negócio," diz Arlane Gonçalves

Leia a notícia completa
ARTIGOS 2 setembro 2022

"Precisamos assegurar a sustentação dos resultados já obtidos, trabalhar continuamente pelo engajamento das lideranças e voltar o olhar para o futuro", diz Neila Lopes

Leia a notícia completa
ARTIGOS 17 junho 2022

Confira dicas para ampliar a presença feminina na liderança das empresas

Leia a notícia completa
ARTIGOS 27 maio 2022

"Saúde mental comprometida entre mulheres nas empresas pode desestimular gerações futuras", diz Adriana Myssior

Leia a notícia completa
ARTIGOS 13 maio 2022

"A diversidade é um fato, mas a inclusão é uma escolha, e é nisso que precisamos focar", afirma Felipe Balbino

Leia a notícia completa
ARTIGOS 6 maio 2022

Como aumentar a permanência de mulheres no mercado de trabalho no retorno da licença maternidade

Leia a notícia completa
ARTIGOS 28 junho 2021

“Se é importante para a sociedade, é importante para o Grupo Boticário!”, diz Renato Amendola

Leia a notícia completa
ARTIGOS 25 junho 2021

ONG capacita e incentiva mão de obra feminina na área da construção civil

Leia a notícia completa
ARTIGOS 17 maio 2021

“As corporações precisam sair do armário e mostrar publicamente que apoiam a comunidade LGBTI+”, diz Hóttmar Loch

Leia a notícia completa
ARTIGOS 13 maio 2021

Executiva cria instituto focado em identificar e interromper processos de violência socioemocional

Leia a notícia completa
ARTIGOS 29 janeiro 2021

“Nosso maior legado é contribuir para que talentos trans sejam reconhecidos”, diz Maite Schneider

Leia a notícia completa
ARTIGOS 22 janeiro 2021

Carta pede aumento de mulheres em conselhos de empresas brasileiras de capital aberto

Leia a notícia completa