Empresas se unem e criam associação independente para estimular empoderamento feminino
Com o objetivo de contribuir para o empoderamento econômico da mulher brasileira em uma visão 360 graus, na manhã desta quinta-feira (08/10), as doze empresas fundadoras do Movimento Empresarial pelo Desenvolvimento Econômico da Mulher lançaram oficialmente a Associação Movimento Mulher 360 (MM360).
Na ocasião, foi realizado um debate com mediação da jornalista Maria Cândida. Dentre os assuntos discutidos, os benefícios que a promoção da equidade de gênero traz para o negócio, casos reais de mudanças de comportamento e quebra de paradigmas e expectativas em relação ao Movimento. A estratégia de criar uma associação empresarial independente e sem fins lucrativos para incentivar o empoderamento feminino e fomentar o desenvolvimento econômico da mulher é inédita no mundo.
Estimular a igualdade de gênero, abordar maneiras de incorporar a questão na estratégia do negócio, identificar boas práticas que possam ser replicadas e fornecer ferramentas para mensurar avanços são algumas das ações da Associação Movimento Mulher 360. As suas atividades estão organizadas em três pilares estratégicos: fomento, sistematização e difusão de práticas empresariais que permitam o avanço do desenvolvimento econômico feminino nas empresas, nas comunidades e na cadeia de valor.
Como tudo começou
Em 2011, o Walmart Brasil convidou organizações – entre empresas brasileiras e multinacionais, ONGs, entidades de classe, sociedade civil e o poder público – para fazer parte do Movimento Empresarial pelo Desenvolvimento Econômico da Mulher. A iniciativa tinha como objetivo realizar uma ação global para atrair, reter e desenvolver mulheres no mercado de trabalho, a partir de uma visão de 360 graus do empoderamento feminino.
Para isso, o projeto articulava e mobilizava o setor produtivo para ações coordenadas que promovessem uma transformação na vida das mulheres, buscando efetivamente a equidade de gênero e o empreendedorismo. Para dar ainda mais força à iniciativa, 12 empresas que já faziam parte do Movimento, decidiram se unir para fundar uma associação independente, sem fins lucrativos. E, assim, nasce a Associação Movimento Mulher 360: a primeira associação independente do mundo para empoderar mulheres.
O Grupo Boticário foi a primeira empresa a aderir à iniciativa após a sua criação pelas doze fundadoras. Hoje, fazem parte da Associação Movimento Mulher 360: Bombril, Boticário, Cargill, Coca-Cola, DelRio, Diageo, Johnson & Johnson, Natura, Nestlé, PepsiCo, Santander, Unilever e Walmart.