Grupo Boticário aposta na potência das mulheres 45+ com programa gratuito de capacitação


O Grupo Boticário acaba de lançar a segunda edição do programa Novos Começos, iniciativa gratuita que promove capacitação profissional para mulheres com 45 anos ou mais. Realizado em parceria com a consultoria Maturi, o projeto oferece trilhas de aprendizagem com foco em empregabilidade, empreendedorismo e fortalecimento de carreira.
A iniciativa integra o Pacto Prateado, movimento do Grupo Boticário que busca combater o etarismo e ampliar a inclusão de pessoas 45+ no mercado de trabalho. Além da capacitação, o grupo também lançou a campanha #OldToWork, que convida lideranças e empresas a repensarem seus vieses sobre idade e competência.
“O lançamento do programa Novos Começos aconteceu no dia 08 de abril, e a relevância social e estratégica do movimento ficou evidente: em apenas 72 horas, atingimos mais de 3 mil inscritas, por isso decidimos dobrar o número de vagas e ampliar o nosso impacto para um total de pelo menos 5.000 pessoas”, conta Rony Santos, gerente sênior de Diversidade e Inclusão do Grupo Boticário.
“É um resultado que não ficará restrito a indicadores e números, seguimos comprometidos em impactar positivamente o mercado para que seja cada vez mais inclusivo e acolhedor ao longo de todas as fases da vida dessas mulheres”, complementa.
Na entrevista exclusiva ao Movimento Mulher 360, o executivo compartilha caminhos para enfrentar as barreiras do etarismo, dá mais detalhes sobre o programa e fala sobre a importância de criar um ambiente de trabalho mais inclusivo para mulheres de todas as idades.
O programa Novos Começos nasceu com a proposta de apoiar mulheres 45+ na sua reinvenção profissional. O que motivou O Boticário a investir nessa iniciativa e quais aprendizados da primeira edição influenciaram a continuidade do projeto?
Por acreditarmos na beleza em todas as suas formas, a estratégia do Grupo Boticário para Diversidade e inclusão direciona esforços em cinco públicos prioritários: pessoas negras (pretas ou pardas), mulheres, comunidade LGBTQIAP+, pessoas com deficiência e pessoas 45+.
A partir dessa perspectiva, desde 2020, o Grupo atua com foco em uma dimensão por ano, com o propósito de promover visibilidade às pessoas diversas e ampliar a conscientização do conhecimento sobre pautas prioritárias em Diversidade e Inclusão, e em 2024 o foco estava em diversidade etária, sendo o grande direcionador das nossas iniciativas estratégicas. Como parte desse movimento, a companhia lançou o Pacto Prateado, reunindo um conjunto de iniciativas antietaristas, com o objetivo de impulsionar pessoas 45+ a continuarem vivendo os seus auges, considerando suas singularidades, vivências e interseccionalidades.
Entre as iniciativas, destaca-se a Trilha Antietarista, uma formação gratuita que promove a conscientização sobre diversidade etária, contando com especialistas como a jornalista Maria Cândida e a atriz Maria Gal. Desde 2022, a parceria com a Maturi tem sido fundamental para avançar de forma intencional e contínua em prol de um ecossistema mais diverso e inclusivo para pessoas 45+, possibilitando a construção e o patrocínio de eventos como o MaturiDay e o MaturiFest, que já capacitaram centenas de pessoas em São Paulo e no Rio de Janeiro. Além de ser patrono, o Grupo Boticário também apoia o Fórum Gerações e Futuro do Trabalho, e lançou em 2022 a primeira edição do programa “Novos Começos”, que capacitou mais de duas mil mulheres 45+ em empreendedorismo.
Todas essas iniciativas históricas foram essenciais para alçar o pioneirismo de ser a primeira empresa de beleza do Brasil a conquistar o selo Age Friendly, do Age-Friendly Institute, um reconhecimento do nosso compromisso consistente com a diversidade também no combate ao etarismo.
O que nos motiva a continuar avançando e investindo em programas em prol do tema, são as oportunidades ainda latentes destacadas por diversas pesquisas. De acordo com pesquisa da FGV, estima-se que até 2040, 57% da força de trabalho terá mais de 45 anos, consolidando esse segmento como relevante para o crescimento econômico e inovação. No entanto, quando analisamos a presença de mulheres mulheres 50+ no mercado, esse grupo ainda enfrenta desafios significativos: apenas 1,4% das mulheres com mais de 50 anos estão em empresas brasileiras (Censo Multissetorial da Gestão Kairós 2022).
Com base nesses cenários, que a 2ª Edição do Novos Começos foi estruturada – para oferecer trilhas de aprendizado com o objetivo de potencializar mulheres 45+ para o mundo do trabalho, seja para potencializar seu negócio, buscar nova colocação profissional ou se destacar em sua carreira atual.
Sabemos que o etarismo afeta especialmente as mulheres no mercado de trabalho. Como o programa trabalha para desconstruir esse preconceito e fortalecer a confiança das participantes em suas jornadas profissionais?
De acordo com o Data8, a Economia Prateada ainda enfrenta desafios significativos no mercado de trabalho: 70% das mulheres 45+ relatam dificuldades na recolocação profissional, enquanto 35% ingressam no empreendedorismo por necessidade, sem acesso a capacitação ou redes de apoio. Ao reconhecer que o envelhecimento é uma experiência singular e diversa, impactada por diferentes vivências e interseccionalidades, o Boticário lançou a segunda edição de Novos Começos, voltado à capacitação e aceleração profissional de mulheres acima de 45 anos.
Desenvolvido em parceria com a Maturi, consultoria referência em ações com foco em diversidade etária e geracional nas organizações com impacto direto no mercado de trabalho para o público no Brasil, a iniciativa reforça o Pacto Prateado ao reafirmar o compromisso da marca com a inclusão de profissionais 45+, impulsionando mulheres a transformarem desafios em oportunidades no empreendedorismo.
Neste sentido, o Novos Começos foi pensado justamente para romper estigmas que associam a idade à prazo de validade. Nosso conteúdo parte da valorização das experiências adquiridas pelas mulheres ao longo da vida e propõe novas possibilidades de reinvenção. Durante o programa, as participantes terão acesso a um espaço seguro para que possam se reconectar com seus talentos, identificar novas possibilidades e sentir-se apoiada em sua transição de carreira.
O movimento #OldToWork chamou atenção ao propor um novo olhar sobre a maturidade no ambiente corporativo. Como vocês avaliam o papel das empresas na construção de uma cultura mais inclusiva e livre de vieses etários e de gênero?
Como parte do compromisso contínuo com a diversidade etária, o Boticário lançou, em parceria com a agência GUT, no início de abril, o movimento #OldToWork, uma provocação ao mercado sobre a valorização da experiência e competência das mulheres 45+, conscientizando que a idade não deve ser uma barreira para empregabilidade e crescimento profissional. O movimento tem início com as VP de Marketing do Grupo Boticário e a de Assuntos Corporativos, Renata Gomide e Fabiana de Freitas, engajando lideranças e empresas na reflexão sobre os vieses etários em contratações e no estímulo à inclusão efetiva desse público no mundo corporativo.
Essa ação faz parte do nosso Pacto Prateado, um movimento em prol da diversidade etária no Grupo. E já temos avanços significativos: entre 2022 e 2024, aumentamos em 23% a representatividade de pessoas acima de 45 anos na empresa como um todo e em 17% na liderança, por exemplo.
Por acreditarmos que as empresas têm um papel central na transformação da cultura social, diversidade não é apenas um valor para o Grupo Boticário, mas uma estratégia de negócio e atuamos para fortalecer iniciativas que reforcem essa mensagem. Iniciativas como o Novos Começos são um avanço nesse caminho, queremos inspirar outras organizações a se engajarem ativamente na construção de um mercado mais diverso e inclusivo.
O Novos Começos oferece mentorias, certificação e networking — ações que vão além do conteúdo técnico. Na perspectiva de vocês, por que é importante oferecer esse tipo de suporte para as mulheres em fase de transição ou retomada de carreira?
Nosso objetivo é promover a valorização e o fortalecimento da atuação das mulheres 45+ no mercado. A experiência é um ativo fundamental para o desenvolvimento econômico e social, e iniciativas como essa são essenciais para potencializar maior equidade e oportunidades. Por isso, a parceria com a Maturi amplia o alcance do programa, conectando as participantes a uma rede de especialistas e profissionais voltados à Economia Prateada (conjunto de atividades econômicas voltadas para atender às necessidades, desejos e demandas da população com mais de 45 anos).
Investimos no tema de forma estruturada junto à Maturi, pois entendemos a importância e que transições profissionais não são apenas sobre adquirir habilidades técnicas, elas envolvem confiança, rede de apoio e visibilidade. Essa rede estruturada de networking via Novos Começos, conectará essas mulheres que têm talento e conhecimento para compartilhar, mas podem não ter com quem trocar ou não sabem por onde começar. Ao unir formação técnica com mentoria e conexão com outras mulheres, o programa cria um espaço de acolhimento e empoderamento, o que contribui para que a experiência seja ainda mais completa.
Que tipo de impacto o Grupo Boticário espera gerar, tanto na vida das participantes quanto no mercado de trabalho como um todo, ao dar visibilidade à potência das mulheres 45+? E como outras empresas podem se inspirar ou se engajar em iniciativas como essa?
Criar oportunidades é o propósito do Grupo Boticário e juntos construímos uma beleza de futuro com mais inclusão e impacto positivo em nossa agenda ESG. Vale destacar que os compromissos de ESG para 2030 do Grupo Boticário estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e expressam nosso cuidado e respeito com as pessoas, o planeta e o futuro.
Dentre os compromissos públicos firmados, dois desses compromissos estão voltados à Diversidade e Inclusão (D&I), sendo um com foco no público interno, de colaboradores, que visa promover a representatividade e inclusão de pessoas diversas no quadro geral e na liderança do Grupo Boticário, refletindo a realidade brasileira. O segundo está voltado para fora da empresa, além dos muros, com impactos positivos na sociedade, e tem como objetivo promover a diversidade e inclusão no ecossistema do nosso negócio, através do que compramos, comercializamos e comunicamos com a sociedade.
Vale ressaltar que queremos gerar impactos consistentes para a sociedade, por isso desde 2019, temos uma área estruturada de Diversidade e Inclusão, com metas concretas alinhadas à agenda ESG e atuação estratégica em todo o negócio, do desenvolvimento dos produtos, passando por sua divulgação até o envolvimento da cadeia de valor.
A estratégia do Grupo Boticário para Diversidade e Inclusão direciona esforços para cinco públicos prioritários, que são pessoas negras, mulheres, comunidade LGBTQIA+, pessoas com deficiência e pessoas 45+. Nossos compromissos contemplam cinco pilares de atuação, sendo eles pessoas, produtos, comunicação, cadeia de valor e impacto social.
Sabemos que cada organização pode estar em um nível de maturidade diferente frente ao tema, destaco ainda que podem existir desafios diferentes ao longo dessa jornada de diversidade e inclusão para cada uma, e por isso acreditamos que o nosso avanço se deve à maneira estruturada, embasada em dados e conectada ao negócio como essencial para a consistência dos nossos resultados no tema.
Essa abordagem estratégica 360º robusta está conectada ao negócio, assegurando que as iniciativas de ESG D&I sejam aplicadas em toda a organização, em vez de ficarem restritas a ações isoladas para grupos específicos. Além disso, essa abordagem possibilita oportunidades contínuas para fortalecer iniciativas voltadas a cada dimensão da diversidade, como Gerações 45+, dentro dos diferentes pilares estratégicos.
A partir do compromisso específico do Pilar de Impacto Social em ESG D&I, a área de ESG D&I analisou o cenário brasileiro com foco em diversidade etária, onde pesquisas destacaram que as mulheres 45+ podem enfrentar desafios únicos no mercado de trabalho ao longo de suas vidas, lidando com preconceitos relacionados à idade e ao gênero, por exemplo.
Com esse cenário, desenhamos a 2ª Edição dos Novos Começos com objetivo de transformar vidas potencializando carreiras de 2.500 mulheres 45+, ao apostar na reinvenção, seja por meio da capacitação para a empregabilidade ou pelo fortalecimento de novos empreendimentos, contribuímos para um ecossistema profissional mais diverso. O lançamento aconteceu no dia 08 de abril, e a relevância social e estratégica do movimento ficou evidente: em apenas 72 horas, atingimos mais de 3 mil inscritas, por isso decidimos dobrar o número de vagas e ampliar o nosso impacto para um total de pelo menos 5.000 pessoas.
É um resultado que não ficará restrito a indicadores e números, seguimos comprometidos em impactar positivamente o mercado para que seja cada vez mais inclusivo e acolhedor ao longo de todas as fases da vida dessas mulheres.
Leia mais
Mais de 56% das pessoas de 50 a 64 anos estão fora do mercado de trabalho
Etarismo no trabalho: desafios e transformações de carreira das profissionais