Encontro sobre equidade de gênero nas empresas marca o Dia Internacional da Mulher
No Dia Internacional da Mulher, 08/03, a Associação Movimento Mulher 360 (MM360), o Great Place to Work® (GPTW), a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) e a Revista Época reuniram, em São Paulo (SP), as principais lideranças empresariais do Brasil para tratar sobre equidade de gênero nas empresas.
Com o tema “Por um planeta 50-50 em 2030: um passo decisivo pela igualdade de gênero”, o encontro teve o objetivo de pavimentar caminhos para fortalecer os Princípios de Empoderamento das Mulheres, reafirmando o compromisso ético e social das empresas com ações concretas que viabilizem essa igualdade.
Para isso, as lideranças de grandes empresas brasileiras compartilharam iniciativas bem-sucedidas adotadas em suas instituições, e apresentaram estratégias para os próximos dois anos. Luiza Helena Trajano, presidente do conselho de administração do Magazine Luiza, Maria Eduarda Kertész, presidente da Johnson & Johnson, Andrea Alvares, vice-presidente de marketing da Natura, e Cristiane Rosemblat, diretora da Unidade de Culinários da Nestlé, foram algumas da convidadas.
Durante o encontro, a ONU Mulheres fez uma exposição de dados sobre o cenário global relativo ao tema. O GPTW traçou uma retrospectiva da evolução das mulheres nas melhores empresas, de 1997 até hoje, e o MM360 indicou estratégias para trabalhar a equidade de gênero com o público interno, na cadeia de valor e na comunidade do entorno das empresas.
Além disso, Magazine Luiza, Maurício de Sousa Produções, Natura e Nestlé assinaram os Princípios de Empoderamento das Mulheres e a Coca-Cola Femsa, Itaú Unibanco, Duratex, Grupo Pão de Açúcar e Whirlpool se associaram ao Movimento Mulher 360.
No final, aconteceu uma premiação para as empresas que se destacaram, em 2015, no tema equidade de gênero, dentro do ranking nacional das “Melhores empresas para trabalhar”, realizada pelo GPTW, em parceria com a Época.
O encontro foi fechado para convidados, mas teve transmissão ao vivo via Twitter, parceiro do evento. A cobertura foi realizada via Periscope e o público teve a possibilidade de acompanhar pelo perfil @TwitterBrasil e por meio das hashtags #planet5050 #movimentomulher360 #gptwepoca e #elesporelas.
Matéria atualizada em 05/04/2016