Unilever Brasil flexibiliza licença parental estendida
Em agosto, os funcionários da Unilever Brasil, associada do Movimento Mulher 360, receberam a notícia de mais um benefício: agora eles podem contar com a possibilidade da licença parental flexibilizada – um benefício que oferece mais liberdade para o planejamento e organização entre o casal.
“O período considerado extensão (15 dias a mais para os homens e 60 dias a mais para as mulheres) pode ser flexibilizado, ou seja, eles e elas podem usar o benefício assim que o bebê nascer ou em outro período dentro do primeiro ano da criança”, explica Barbara Galvão, coordenadora de Desenvolvimento Organizacional da Unilever. É importante destacar que a licença flexibilizada não está prevista em lei. Ela é uma ação autônoma da Unilever Brasil.
Com essa novidade, não existe receio da empresa em relação à queda de produtividade. Bárbara afirma que políticas como essa tornam o funcionário ainda mais engajado. “Não estabelecemos uma meta de opção pela flexibilização. Isso porque entendemos que a paternidade/maternidade é um momento de planejamento familiar e deve ser discutida no âmbito privado. Nosso lema é: o(a) funcionário(a) escolhe; a Unilever apoia!”
Ação conectada ao empoderamento
A licença parental flexibilizada está 100% conectada ao empoderamento da mulher. “Isto porque acreditamos que a igualdade de gênero só será alcançada quando ambos os sexos tiverem as mesmas oportunidades, seja no trabalho ou em casa. Hoje somos uma empresa 50/50 em posições de liderança. Na verdade 50,1% de mulheres”.
Bárbara afirma que, além de estimular a participação do homem no dia a dia da casa e, por consequência, empoderar a mulher, a iniciativa promove uma ruptura com o modelo tradicional e reforça o posicionamento da companhia em prol do empoderamento feminino. “A ação vem somar a outras ações que procuram fomentar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, tais como: berçário, home office, horário de trabalho flexível, friday free e plataforma digital com dicas e orientações para o planejamento familiar”, completa.