Governo dos EUA investe em programa de incentivo à educação para meninas
Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), 62 milhões de meninas no mundo inteiro estão fora da escola.
Para ajudar a mudar essa realidade, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama e a primeira-dama Michelle lançaram o Programa “Let Girls Learn”, que tem o objetivo de reduzir o número de meninas que não vão à escola no mundo, em um esforço de melhorar a estabilidade financeira, saúde e independência das mulheres.
O programa inclui financiamento da Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e procura apoio junto a empresas privadas e organizações sem fins lucrativos. Apenas em 2016, a previsão é de que o Governo dos EUA invista 250 milhões de dólares na iniciativa.
A meta é alcançar educação de qualidade, aumento feminino no mercado de trabalho e maior qualidade de vida da mulher e de seus respectivos países. Um estudo do Banco Mundial concluiu que a cada ano do ensino médio está diretamente ligado ao aumento de 18% no futuro poder aquisitivo de uma mulher.
Segundo a imprensa americana, alguns dos países beneficiados são: Albânia, Benin, Burkina Faso, Camboja, Georgia, Gana, Moldávia, Mongólia, Moçambique, Togo e Uganda.
Para impulsionar a iniciativa nas redes e sensibilizar a população sobre a importância da educação, a primeira-dama incentiva o uso da hashtag #62millionsgirls.
Para saber mais sobre o Let Girls Learn, visite o site da USAID, a página especial do Programa no Let Girls Learn Peace Corps e o site oficial da Casa Branca.
Fonte: M de Mulher e Let Girls Learn Peace Corps