Empresas com liderança feminina têm resultados melhores no índice ESG

16 julho 2021
Foto de uma mulher jovem com os braços cruzados em um escritório

A agenda ESG, do inglês Enviromental, Social and Governance, para aspectos ambientais, sociais e de governança, tem tornado as políticas de diversidade de gênero um requisito competitivo importante para o mercado corporativo.

Segundo trabalho publicado em maio deste ano por Monique Cardoso, mestra em Gestão para Competitividade pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a presença feminina em cargos de liderança pode, inclusive, impulsionar a performance de uma empresa em relação aos princípios socioambientais.

De acordo com a pesquisa, organizações com ao menos uma mulher na alta administração têm melhores notas em índices ESG, tanto de modo geral, como nos aspectos ambiental e social isoladamente. Com relação à governança, o resultado é neutro.

Para chegar a essa conclusão, Monique analisou a pontuação ESG de 98 empresas brasileiras de capital aberto na Arabesque S-Ray, classificação disponível no Terminal Bloomberg e frequentemente consultada por investidores.

As informações foram cruzadas com dados sobre a quantidade de mulheres na diretoria executiva, estatutária ou no conselho de administração desses mesmos negócios.

“São dois fenômenos que acontecem ao mesmo tempo. Quando há mulheres na liderança, as empresas têm melhor desempenho no ESG geral e nos aspectos ambiental e social”, diz Monique Cardoso em entrevista à Folha de S.Paulo sobre o tema.

Para entender o que pode estar por trás desse fenômeno, o trabalho teve uma segunda parte qualitativa onde foram entrevistadas 14 diretoras ou ocupantes de cargos superiores nas empresas pesquisadas.

Segundo Monique, as características relacionadas ao cuidado, à sensibilidade e à maternidade, sendo as mulheres mães ou não, foram apontadas como pontos fortes na hora de seguir com projetos a partir dos princípios ESG.

“São características que sempre foram tipificadas como femininas, o que na verdade é uma construção social. Mas elas também podem ser boas características de gestão, principalmente nos temas que dão resultado em sustentabilidade”, avalia a mestra.

A maior diversidade de gênero no mundo corporativo não é só uma questão de boas práticas, mas também de dinheiro.

No ano passado, por exemplo, o Goldman Sachs passou a recusar IPOs de organizações que não tenham mulheres no conselho de administração. O motivo, segundo o banco, é que a performance financeira de quem tem ao menos uma diretora é significativamente melhor.

A informação não é novidade. A McKinsey & Company publicou um estudo em 2018 apontando que companhias com maior diversidade de gênero em cargos de chefia têm 21% mais chance de apresentar resultados acima da média do mercado. No caso da diversidade étnica, esse número sobe para 33%.

Considerando que o ESG está se tornando um fator decisivo para a avaliação de investidores, acionistas e gestores de fundo, o trabalho de Monique Cardoso aponta também para uma direção semelhante.

Com informações da Folha de S.Paulo.

VOLTAR ÀS NOTÍCIAS

OUTROS CONTEÚDOS

NOTÍCIAS 17 novembro 2023

93% de colaboradores negros e negras veem barreiras para liderança, revela estudo do LinkedIn

Leia a notícia completa
NOTÍCIAS 10 novembro 2023

Mulheres negras investem mais no cuidado com as crianças para estarem no mercado de trabalho

Leia a notícia completa
NOTÍCIAS 1 novembro 2023

Impacto da saúde mental no ambiente de trabalho: um alerta para empresas brasileiras

Leia a notícia completa
NOTÍCIAS 20 outubro 2023

Relatório Women in the Workplace 2023: desmistificando realidades e desafios profissionais das mulheres

Leia a notícia completa
NOTÍCIAS 6 outubro 2023

Estudo reforça a importância do networking para o avanço profissional das mulheres

Leia a notícia completa
NOTÍCIAS 29 setembro 2023

MM360 reúne organizações parceiras e especialistas para debater o tema da parentalidade para a população LGBTQIAP+

Leia a notícia completa
ARTIGOS 17 novembro 2023

"As empresas precisam se posicionar no combate às desigualdades raciais", diz Verônica Vassalo

Leia a notícia completa
ARTIGOS 19 novembro 2022

"Ser uma organização equitativa e inclusiva é um novo paradigma de negócio," diz Arlane Gonçalves

Leia a notícia completa
ARTIGOS 2 setembro 2022

"Precisamos assegurar a sustentação dos resultados já obtidos, trabalhar continuamente pelo engajamento das lideranças e voltar o olhar para o futuro", diz Neila Lopes

Leia a notícia completa
ARTIGOS 17 junho 2022

Confira dicas para ampliar a presença feminina na liderança das empresas

Leia a notícia completa
ARTIGOS 27 maio 2022

"Saúde mental comprometida entre mulheres nas empresas pode desestimular gerações futuras", diz Adriana Myssior

Leia a notícia completa
ARTIGOS 13 maio 2022

"A diversidade é um fato, mas a inclusão é uma escolha, e é nisso que precisamos focar", afirma Felipe Balbino

Leia a notícia completa
ARTIGOS 6 maio 2022

Como aumentar a permanência de mulheres no mercado de trabalho no retorno da licença maternidade

Leia a notícia completa
ARTIGOS 28 junho 2021

“Se é importante para a sociedade, é importante para o Grupo Boticário!”, diz Renato Amendola

Leia a notícia completa
ARTIGOS 25 junho 2021

ONG capacita e incentiva mão de obra feminina na área da construção civil

Leia a notícia completa
ARTIGOS 17 maio 2021

“As corporações precisam sair do armário e mostrar publicamente que apoiam a comunidade LGBTI+”, diz Hóttmar Loch

Leia a notícia completa
ARTIGOS 13 maio 2021

Executiva cria instituto focado em identificar e interromper processos de violência socioemocional

Leia a notícia completa
ARTIGOS 29 janeiro 2021

“Nosso maior legado é contribuir para que talentos trans sejam reconhecidos”, diz Maite Schneider

Leia a notícia completa
ARTIGOS 22 janeiro 2021

Carta pede aumento de mulheres em conselhos de empresas brasileiras de capital aberto

Leia a notícia completa