Pesquisa aponta que profissionais LGBTQIA+ ainda enfrentam barreiras para crescer no mercado de trabalho

30 junho 2022
Foto de uma mulher de costas com os braços levantados e segurando a bandeira do Orgulho LGBTQIA+.

Profissionais LGBTQIA+ se preocupam com a transparência das iniciativas de diversidade e inclusão, principalmente com a distância entre discurso e ação. É o que aponta a pesquisa realizada pelo Infojobs, divulgada recentemente com exclusividade pelo G1.

Alguns dos resultados obtidos demonstram a importância de uma mudança na atitude das companhias. Confira:

  • Quase 95% afirmam que há preconceitos velados nas empresas, que são barreiras para o crescimento profissional;
  • 82% disseram que nunca trabalharam em organizações com programas específicos para contratação de profissionais LGBTQIA+ ou desenvolvimento da equipe para inclusão;
  • 67,3% dizem que já sofreram algum tipo de preconceito durante os processos seletivos por conta da identidade de gênero ou orientação sexual;
  • 57,6% das pessoas afirmam que as iniciativas de diversidade e inclusão soam como “discurso de marketing”;
  • Apenas 7,6% acreditam exclusivamente na motivação genuína das empresas.

Outro estudo, feito pela consultoria Santo Caos, mostra que dependendo de qual sigla a pessoa faça parte, as dificuldades podem ser ainda maiores. No geral, 65% de colaboradores LGBTQIA+ disseram já terem sofrido discriminação no ambiente de trabalho – o índice sobe para 72% e 86%, respectivamente no caso de pessoas bissexuais e trans. O resultado da discriminação é que a renda desses trabalhadores é mais baixa e a rotatividade no emprego é maior.

Em entrevista para o G1, Jean Soldatelli, sócio da Santo Caos, afirma que os dados mostram que integrantes da comunidade são contratações mais recentes e têm menor retenção no emprego. Apesar desse avanço, ele aponta que há outro aspecto a ser melhorado mais urgentemente nas empresas.

“A principal melhoria precisa ser no ambiente de trabalho. Ele é muito mais agressivo e com maior impacto na saúde emocional para LGBTs do que para quem não pertence à comunidade”, diz.

Isso fica evidente na pesquisa com a diferença de respostas sobre recomendar a própria empresa para outras pessoas. Dentro do público geral, 74% recomendariam, mas na comunidade, apenas 61%.

Estudo recente realizado pelo Instituto Ethos, com apoio do Movimento Mulher 360, feito com 169 empresas brasileiras, dá um termômetro de quais iniciativas de diversidade e inclusão estão mais desenvolvidas em diferentes setores. Mesmo dentre grandes potências do mundo corporativo, ações voltadas para a população trans ainda ficam muito aquém das demais.

Cerca de 92% das companhias aprovam o uso de nome social de pessoas trans, mas apenas 14% têm metas de recrutamento e seleção específicas para esse grupo, e 79% já organizam eventos comemorativos nas datas relacionadas aos direitos LGBTQIA+.

“O entrave cultural é muito desafiador, é uma questão moralista. E o desafio é desfazer essa atitude excludente que coloca um grupo da sociedade como marginal”, diz Ana Lúcia Melo, diretora-adjunta do Instituto Ethos.

Com informações do G1.

Saiba mais: “Precisamos compreender que a inclusão de um profissional trans não termina na contratação,” diz Danielle Torres e “As corporações precisam sair do armário e mostrar publicamente que apoiam a comunidade LGBTI+”, diz Hóttmar Loch

VOLTAR ÀS NOTÍCIAS

OUTROS CONTEÚDOS

NOTÍCIAS 17 novembro 2023

93% de colaboradores negros e negras veem barreiras para liderança, revela estudo do LinkedIn

Leia a notícia completa
NOTÍCIAS 10 novembro 2023

Mulheres negras investem mais no cuidado com as crianças para estarem no mercado de trabalho

Leia a notícia completa
NOTÍCIAS 1 novembro 2023

Impacto da saúde mental no ambiente de trabalho: um alerta para empresas brasileiras

Leia a notícia completa
NOTÍCIAS 20 outubro 2023

Relatório Women in the Workplace 2023: desmistificando realidades e desafios profissionais das mulheres

Leia a notícia completa
NOTÍCIAS 6 outubro 2023

Estudo reforça a importância do networking para o avanço profissional das mulheres

Leia a notícia completa
NOTÍCIAS 29 setembro 2023

MM360 reúne organizações parceiras e especialistas para debater o tema da parentalidade para a população LGBTQIAP+

Leia a notícia completa
ARTIGOS 17 novembro 2023

"As empresas precisam se posicionar no combate às desigualdades raciais", diz Verônica Vassalo

Leia a notícia completa
ARTIGOS 19 novembro 2022

"Ser uma organização equitativa e inclusiva é um novo paradigma de negócio," diz Arlane Gonçalves

Leia a notícia completa
ARTIGOS 2 setembro 2022

"Precisamos assegurar a sustentação dos resultados já obtidos, trabalhar continuamente pelo engajamento das lideranças e voltar o olhar para o futuro", diz Neila Lopes

Leia a notícia completa
ARTIGOS 17 junho 2022

Confira dicas para ampliar a presença feminina na liderança das empresas

Leia a notícia completa
ARTIGOS 27 maio 2022

"Saúde mental comprometida entre mulheres nas empresas pode desestimular gerações futuras", diz Adriana Myssior

Leia a notícia completa
ARTIGOS 13 maio 2022

"A diversidade é um fato, mas a inclusão é uma escolha, e é nisso que precisamos focar", afirma Felipe Balbino

Leia a notícia completa
ARTIGOS 6 maio 2022

Como aumentar a permanência de mulheres no mercado de trabalho no retorno da licença maternidade

Leia a notícia completa
ARTIGOS 28 junho 2021

“Se é importante para a sociedade, é importante para o Grupo Boticário!”, diz Renato Amendola

Leia a notícia completa
ARTIGOS 25 junho 2021

ONG capacita e incentiva mão de obra feminina na área da construção civil

Leia a notícia completa
ARTIGOS 17 maio 2021

“As corporações precisam sair do armário e mostrar publicamente que apoiam a comunidade LGBTI+”, diz Hóttmar Loch

Leia a notícia completa
ARTIGOS 13 maio 2021

Executiva cria instituto focado em identificar e interromper processos de violência socioemocional

Leia a notícia completa
ARTIGOS 29 janeiro 2021

“Nosso maior legado é contribuir para que talentos trans sejam reconhecidos”, diz Maite Schneider

Leia a notícia completa
ARTIGOS 22 janeiro 2021

Carta pede aumento de mulheres em conselhos de empresas brasileiras de capital aberto

Leia a notícia completa