Conheça empresas que estão criando ambientes inclusivos e acolhedores para profissionais LGBTQIA+
No mês do Orgulho LGBTQIA+, o Movimento Mulher 360 destaca as empresas reconhecidas pela Pesquisa Ethos/Época de Diversidade, Equidade e Inclusão 2023 por suas contribuições na promoção dos direitos dessa comunidade. Accenture, PwC e PepsiCo são as empresas que se destacaram por suas práticas de diversidade e inclusão.
Durante uma live promovida pela Época Negócios, Rodolfo Eschenbach, presidente da Accenture no Brasil, ressaltou o papel fundamental da liderança na criação de uma cultura de inclusão nas empresas. Ele enfatizou a importância do envolvimento contínuo da alta liderança para que a cultura inclusiva seja refletida em toda a empresa. Eschenbach mencionou ainda que as práticas inclusivas são compartilhadas com os mais de 18 mil colaboradores da companhia.
Na Accenture, benefícios como licença paternidade e direito ao plano de saúde do parceiro também são concedidos a casais homoafetivos. “Quem é branco e heterossexual nunca sentiu na pele esse tipo de problema. Por isso, lançamos um programa semanal de letramento sobre diversidade”, afirma Eschenbach.
Já na PepsiCo, há o financiamento do processo de retificação do nome social para colaboradores que desejem fazer a mudança. A companhia também promove iniciativas como o Doritos Rainbow, que destinou R$ 1 milhão a instituições LGBTQIA+ em 2021.
“Proporcionar um espaço inclusivo para que os funcionários possam se expressar e serem respeitados pelo que eles são, para que atinjam seu máximo potencial dentro da empresa, faz parte da cultura da PepsiCo”, diz Alexandre Carreteiro, presidente da companhia no Brasil, em entrevista à revista Época Negócios. Ele também destaca o estímulo da empresa à criação de grupos de afinidades para mulheres, negros, pessoas com deficiência, comunidade LGBTQIA+ e pessoas acima de 50 anos, além de mentorias de desenvolvimento voltadas para cada grupo minorizado.
Quer conhecer mais práticas inspiradoras de diversidade e inclusão no ambiente de trabalho? Acesse nosso Banco de Práticas e confira cases de sucesso para inspirar sua empresa a avançar nessas agendas.
Saiba mais sobre a Pesquisa Ethos/Época de Diversidade, Equidade e Inclusão 2023
A Pesquisa Ethos/Época de Diversidade, Equidade e Inclusão 2023 contou com a participação de 199 empresas, um aumento de 15% em relação ao ano anterior. O levantamento revelou que 59,30% das organizações realizam censo interno periodicamente, analisando o perfil e a trajetória dos colaboradores, com ênfase nos dados relacionados à gênero, orientação sexual, identidade de gênero, raça, deficiência e gerações.
O MM360, Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), a Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero, o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, a Rede Empresarial de Inclusão Social e a revista Época Negócios contribuíram para a realização da pesquisa.
Com informações Instituto Ethos e Época Negócios
Saiba mais: Pesquisa aponta que profissionais LGBTQIA+ ainda enfrentam barreiras para crescer no mercado de trabalho e “Precisamos compreender que a inclusão de um profissional trans não termina na contratação,” diz Danielle Torres