Comunicado das organizações parceiras do Guia Exame de Diversidade
16 junho 2021
O Movimento Mulher 360 se une ao Instituto Ethos, CEERT, Fórum de Empresas LGBT e Rede Empresarial de Inclusão Social, em nota sobre aos métodos utilizados pela Exame ao consolidar e divulgar os resultados da 3ª edição do Guia Exame de Diversidade.
A publicação, que é pioneira no Brasil e que conta com o apoio técnico de todas as organizações citadas, tem se estabelecido como uma referência importante para o setor empresarial na promoção da diversidade e inclusão. Mas, para que siga tendo credibilidade, é fundamental que todo o processo e metodologia presentes no regulamento sejam cumpridos na hora de selecionar e reconhecer as ações das empresas.
Por essa razão, independentemente dos resultados que serão divulgados ainda nesta semana, manifestamos nosso desacordo com os métodos utilizados e com a forma como esse trabalho foi conduzido em suas etapas finais.
Confira a nota na íntegra assinada pelas cinco organizações.
Guia Exame de Diversidade
Comunicado das organizações parceiras
Às empresas participantes da 3ª edição do Guia Exame de Diversidade,
Recebemos com muita surpresa informações sobre como a Exame pretende consolidar e divulgar os resultados da 3ª edição do Guia Exame de Diversidade. Essa iniciativa, publicação pioneira no Brasil, fruto da parceria entre Exame e Instituto Ethos, Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, Movimento Mulher 360 e Rede Empresarial de Inclusão Social (REIS), tem se estabelecido como uma referência importante para o setor empresarial na promoção da diversidade e inclusão, em função do crescente interesse que as companhias têm na agenda, e também pela credibilidade e trabalho desenvolvido por todos os parceiros.
Nesta edição, tivemos a participação de 192 empresas que decidiram aderir ao processo de premiação a partir de um regulamento que foi estabelecido e amplamente divulgado por todas as partes.
Na última semana, a Exame nos informou que:
VOLTAR ÀS NOTÍCIAS
- As entrevistas seriam conduzidas apenas com as empresas que foram escolhidas para serem destaque da publicação e não como meio para identificar as que seriam destaque da publicação;
- Dariam maior destaque, na publicação, às empresas selecionadas a partir de critérios editoriais, não os previstos na metodologia;
- As empresas selecionadas pelos critérios definidos no processo e metodologia do guia não teriam visibilidade no evento de premiação.