Executivas da Nestlé lançam blog para compartilhar experiências de vida e de trabalho

13 outubro 2016
Foto de duas mulheres sentadas em um banco de madeira. Ambas estão de lado, e com os pés em cima do banco.

Todos os dias, Lilian e Serena encontram mulheres que têm incríveis histórias de vida: batalhadoras, talentosas, divertidas, corajosas e, segundo elas, acima de tudo, com muita autoestima. Mulheres essas que decidiram seguir seus caminhos e que conseguiram estar tranquilas e felizes com as suas escolhas.

As executivas Serena Aboutboul, Global Head Consumer Care da Nestlé Health Science, e Lilian Miranda, Regional Manager para as Américas, no início de setembro deste ano, criaram o blog MyWay2blog inspiradas nessas mulheres e impulsionadas pela vontade de compartilhar experiências pessoais e profissionais, sobretudo no ambiente empresarial.

Lilian é casada e tem um cachorro, o Whisky, que desta vez acompanhou ela e o marido na aventura de morar fora. Serena é casada, tem dois filhos e o cachorro Simba, novo integrante da família. Hoje, ambas moram com suas respectivas famílias em Vevey, uma cidade à beira do lago de Genebra, na parte francesa da Suíça. Para elas, receber esse apoio é fundamental para uma decisão importante como mudar de país.

“Eu já tinha uma vaga ideia de fazer um blog pra compartilhar experiências pessoais e profissionais já que, sobretudo no ambiente empresarial, uma pergunta frequente sempre surge: ‘Como você consegue? Como chegou lá, crescendo na carreira, lidando com família, marido, filhos, mudança de país?’ Percebi que há muito o que compartilhar, principalmente com quem está começando a fazer esse tipo de escolha de vida. O blog só se concretizou e tomou forma quando contei pra Lilian que tinha essa ideia e ela, por coincidência, tinha também este projeto desde o Brasil!”, conta Serena.

Segundo Lilian, o objetivo do blog é compartilhar aprendizados, questionar o status quo de algumas situações e, acima de tudo, mostrar que uma vida multitask é possível, que pode trazer muita satisfação. “Não precisamos ser super mulheres. Só precisamos ser verdadeiras com os nossos princípios e sonhos. Queremos compartilhar a nossa experiência e, principalmente, nossos aprendizados. Não pretendemos dar ‘receitas’ porque não acreditamos que exista uma. O que queremos mesmo é ser úteis e dar a estas seguidoras algumas vivências que poderão servir de referência. Também queremos nos divertir e falar do lado leve da vida, do lado positivo das situações (sempre haverá um)”, afirma.

Serena destaca que, além disso, elas vão compartilhar dicas práticas, não só de trabalho e carreira, mas também de momentos em que acreditam ser fundamentais para uma vida plena e equilibrada, como viajar, relaxar e se cuidar. “Todo esse universo feminino também faz parte do dia a dia e do interesse das mulheres profissionais”, disse.

Mas como será que ambas lidam com os temas que vão compartilhar no blog?

Abaixo, confira nossa entrevista com as duas executivas sobre empoderamento, equidade de gênero, mulheres multitask, equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Movimento Mulher 360: Como é o equilíbrio entre vida profissional e familiar?
Lilian: Não existe receita de bolo, nem o equilíbrio perfeito (infelizmente). Muitas vezes, não é possível dar a atenção que eu gostaria à vida familiar, mas sempre estou atenta e em busca de conciliar os interesses múltiplos,pois existe realização dos dois lados. Não tem preço ter alguém do lado com quem se pode contar, que é felizmente o meu caso. Eu me sinto muito agradecida por isso. Toda a minha família sempre me apoiou muitíssimo, o que sempre fez toda a diferença nas decisões tomadas. E não meço esforços para estar junto deles nos momentos mais importantes, independente da distância e do cansaço. Também acredito que temos que saber abrir mão de um pouco de cada coisa e não buscar a perfeição em tudo. E muito importante nos conscientizar que temos que abrir mão, sim! E conviver bem com as escolhas feitas. E por se tratar de um tema tão atual e relevante, iniciamos uma série com convidadas especiais que tem histórias de vida inspiradoras para nos contar, que souberam fazer e estão felizes com suas escolhas.

Serena: Os meninos estão super bem adaptados, com a rotina organizada, e isso é o mais fundamental para o equilíbrio da família. Viajo muito e a rotina de trabalho é intensa. O Elliot, meu marido, tem mais flexibilidade de horário e realmente temos de dividir as tarefas. Outra coisa que pratico é evitar levar trabalho pra casa e estar realmente lá, por inteiro, com minha família. O jantar, por exemplo, é um momento sagrado de conversa e interação. Todos contam o que fizeram no dia, ficamos na mesa um tempo mais longo. Adoro esse momento! Também preservo meus finais de semana. Essa rotina simples me equilibra e alimenta e acho que ajuda a família toda a ser mais tranquila e feliz.

Movimento Mulher 360: Qual é o caminho do equilíbrio entre vida profissional e pessoal?
Serena: O mais importante é se autoconhecer e saber quem você quer ser. Profissional de sucesso? Mãe? Esposa dedicada? Independente? Linda e impecável? Tudo isso junto? Não há receita de bolo. As escolhas de vida são sempre muito pessoais e a única coisa que se deve ter mente é se você está mais ou menos caminhando na direção daquilo que escolheu ser. Feito isso, aceitar as imperfeições: aceitar que nem sempre você vai estar em todas as lições de casa dos filhos, reuniões na escola, festas de amigos, jantar romântico com o marido. E que muitas vezes o trabalho será feito correndo, ou você terá que perder aquela reunião importante. E que não há tanto tempo assim pra se cuidar. Essas situações geram um conflito interno, com o qual você vai ter que aprender a conviver, como se o conflito fosse um melhor amigo: use de humor com você mesma, perdoe as falhas, encare os desafios com a maior leveza possível. Não se leve tão a sério em tudo. Alivie as coisas para você mesma e faça escolhas. Por você e por sua felicidade.

Lilian: Eu acrescentaria apenas que o equilíbrio é o sonho dourado de todas nós. Porém, ele é tão difícil de ser encontrado que se torna parte do discurso, mas não da prática. E que depende do momento que cada uma está vivendo.
Também acredito que ter a capacidade de rir com as situações que vivenciamos, conseguir ser leve e amiga com nós mesmas, ter um pouco de humor quando tudo parece perdido (um diferencial das brasileiras na minha opinião) pode fazer toda a diferença em um dia que se apresenta diferente do planejado ou esperado.

Movimento Mulher 360: Quais são os atuais desafios de vocês como mulheres multitask?
Serena: O maior desafio é o tempo. Esticar, puxar, achar, aumentar. Esse é o bem mais precioso. Na vida da mulher multitask, ele precisa ser seu maior aliado. Nunca seu inimigo. E isso só se consegue com disciplina, organização, e com bom humor. Abrindo mão da mania de perfeição em tudo e desenvolvendo a sabedoria de saber a hora de parar. Tirar um tempo pra você. Dormir bem durante as horas necessárias, tirar um tempinho, para o descanso e para o bem viver.

Lilian: Meu desafio é encontrar tempo para dormir porque quero aproveitar todas as experiências disponíveis e ter tempo para tudo. Sei que isso não existe, então tento equilibrar todos os pratos, fazer cada minuto valer a pena, tanto para mim quanto para quem está do meu lado. É nisso que penso todos os dias quando acordo: “como tirar o melhor proveito deste dia e fazê-lo especial com todos os desafios que se apresentam?”. Outra perspectiva que acredito que devemos ter é sobre o viver o agora e que ninguém é insubstituível. Então, tentemos deixar os nossos legados enquanto podemos. Amanhã poderá ser diferente.

Movimento Mulher 360:Acreditam que as mulheres estão mais empoderadas nas grandes empresas?
Lilian: Acredito que cada vez mais as empresas estão reconhecendo o valor das mulheres, ou melhor, o valor do balanço entre o masculino e o feminino porque é isto que no final do dia faz com que 2+2= 5 . Apreender e aproveitar o melhor de cada lado para alcançar o melhor resultado. Não acredito no mundo feminino ou masculino. Acredito na harmonia entre esses dois universos. As instituições que tiverem a “inteligência” de tirar o melhor proveito disso serão as que continuarão conduzindo um brilhante futuro.

Movimento Mulher 360: Quais são os principais obstáculos para a equidade de gênero no mercado de trabalho?
Serena: Pode parecer polêmico, mas acho que um grande obstáculo é a autoconfiança da própria mulher. Saber que pode chegar lá, que dá conta, que pode se preparar e encarar qualquer homem em qualquer circunstância de trabalho. E com vantagens. Apesar disso, sem dúvida há ainda muito o status quo estabelecido, que é uma herança histórica de uma maioria de homens ocupando cargos de liderança. Essa substituição é lenta. Mas há progresso. É preciso olhar para o início: tudo começa no preparo e na educação. Mais e mais mulheres preparadas e qualificadas saindo de boas universidades. Medicina e jornalismo são bons exemplos, também administração de empresas. É preciso encorajar as meninas a estudarem e a se qualificarem. O mercado de trabalho é competitivo e educação qualificada conta. O apoio da família também. Claro que ainda há preconceito, machismo, “clubinho de homens”. Mas honestamente, menos e menos. Estas pessoas estão ficando anacrônicas e não têm ressonância na nova geração. As empresas também ainda têm muitas oportunidades de incentivo à equidade de gênero, principalmente em momentos cruciais como o nascimento dos filhos: nessa hora, horários mais flexíveis, apoio a creches e licença-maternidade e paternidade ajudam muito. É o mínimo.

Lilian: Um pensamento que me perturba sempre é como as empresas, em pleno século XXI, não se atentaram ao poder de decisão das mulheres? Em uma empresa de produtos de consumo, por exemplo, sabemos que 80% das compras são decididas pelas mulheres. Como não ter estas mulheres em cargos relevantes como Desenvolvimento de Produtos, Pesquisa, Marketing, Gerência Geral, para citar o minimo? Concordo que podemos ver muita evolução, as mulheres se preparando cada vez mais, a nova geração adotando um modelo mais agregador e diverso, mas ainda existe um longo caminho a percorrer. Ainda existe muito mais discurso que ação. Ganharão as empresas que abrirem os olhos primeiro.

Movimento Mulher 360: Na experiência de vocês, quais são os maiores desafios das mulheres nas empresas?
Lilian: Os desafios são muitos. O maior deles é que elas consigam ser genuínas, sem adotar os códigos masculinos para terem sucesso. Sempre brinquei com meus colegas de trabalho: se preciso me comportar exatamente como vocês, que valor posso agregar? Acredito que este é o maior diferencial que as mulheres podem trazer para o ambiente profissional: serem autênticas, agregando valor desde a perspectiva feminina. O mundo está carente dessa perspectiva. A partir dela, entendo que as mulheres poderão fazer diferença em todos os ambientes, inclusive no profissional.

Foto: MyWay2Blog

VOLTAR ÀS NOTÍCIAS

OUTROS CONTEÚDOS

NOTÍCIAS 23 fevereiro 2024

Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça está com inscrições abertas até 30 de Março de 2024

Leia a notícia completa
NOTÍCIAS 2 fevereiro 2024

Relatório traz novos dados sobre percepção dos direitos humanos e desigualdade de gênero no Brasil

Leia a notícia completa
NOTÍCIAS 28 dezembro 2023

Mckinsey divulga novo relatório sobre os impactos da DEI no mercado de trabalho

Leia a notícia completa
NOTÍCIAS 21 dezembro 2023

Presença feminina em cargos de liderança ainda é pequena no Varejo

Leia a notícia completa
ARTIGOS 9 fevereiro 2024

“Trazer a experiência da maternidade e paternidade e de como construímos nossas relações em casa para as relações profissionais, pode gerar um ambiente mais saudável e produtivo,” dizem Karina Lara e Julia Gontijo

Leia a notícia completa
ARTIGOS 29 janeiro 2024

“Quando uma pessoa trans se movimenta, a sociedade inteira se movimenta em um caminho de mais respeito, de mais dignidade e mais justiça social”, afirma Noah Scheffel

Leia a notícia completa
ARTIGOS 1 dezembro 2023

"Toda empresa que busca estruturar um processo de impacto social em suas comunidades precisa envolver o nivelamento da base educacional como parte desse processo", diz Daniela Cantinelli

Leia a notícia completa
ARTIGOS 17 novembro 2023

"As empresas precisam se posicionar no combate às desigualdades raciais", diz Verônica Vassalo

Leia a notícia completa
ARTIGOS 19 novembro 2022

"Ser uma organização equitativa e inclusiva é um novo paradigma de negócio," diz Arlane Gonçalves

Leia a notícia completa
ARTIGOS 2 setembro 2022

"Precisamos assegurar a sustentação dos resultados já obtidos, trabalhar continuamente pelo engajamento das lideranças e voltar o olhar para o futuro", diz Neila Lopes

Leia a notícia completa
ARTIGOS 17 junho 2022

Confira dicas para ampliar a presença feminina na liderança das empresas

Leia a notícia completa
ARTIGOS 27 maio 2022

"Saúde mental comprometida entre mulheres nas empresas pode desestimular gerações futuras", diz Adriana Myssior

Leia a notícia completa
ARTIGOS 13 maio 2022

"A diversidade é um fato, mas a inclusão é uma escolha, e é nisso que precisamos focar", afirma Felipe Balbino

Leia a notícia completa
ARTIGOS 6 maio 2022

Como aumentar a permanência de mulheres no mercado de trabalho no retorno da licença maternidade

Leia a notícia completa
ARTIGOS 25 abril 2022

“Podemos aprender com as pessoas mais jovens, e elas conosco”, afirma Carla Leirner

Leia a notícia completa
ARTIGOS 8 março 2022

MM360 se une à ActionAid pela campanha InspirAções - Juntas Fazemos Acontecer

Leia a notícia completa
ARTIGOS 4 março 2022

Por um mundo livre de preconceitos, vieses, estereótipos e discriminação de gênero

Leia a notícia completa
ARTIGOS 28 janeiro 2022

“Precisamos compreender que a inclusão de um profissional trans não termina na contratação,” diz Danielle Torres

Leia a notícia completa
ARTIGOS 21 dezembro 2021

6 dicas para reingressar no mercado de trabalho após pausa na carreira

Leia a notícia completa
ARTIGOS 10 dezembro 2021

Cinco dicas para sua empresa apoiar diversidade, equidade e inclusão na Tecnologia da Informação

Leia a notícia completa
ARTIGOS 19 novembro 2021

“Queremos que o nosso quadro de funcionários represente a demografia brasileira”, diz Leila Luz

Leia a notícia completa
ARTIGOS 19 outubro 2021

Manifesto de apoio à criação de políticas públicas relativas à precariedade menstrual

Leia a notícia completa
ARTIGOS 4 outubro 2021

Programa de mentoria para alunas de graduação tem inscrições abertas hoje

Leia a notícia completa
ARTIGOS 28 junho 2021

“Se é importante para a sociedade, é importante para o Grupo Boticário!”, diz Renato Amendola

Leia a notícia completa
ARTIGOS 25 junho 2021

ONG capacita e incentiva mão de obra feminina na área da construção civil

Leia a notícia completa
ARTIGOS 17 maio 2021

“As corporações precisam sair do armário e mostrar publicamente que apoiam a comunidade LGBTI+”, diz Hóttmar Loch

Leia a notícia completa
ARTIGOS 13 maio 2021

Executiva cria instituto focado em identificar e interromper processos de violência socioemocional

Leia a notícia completa
ARTIGOS 19 março 2021

"O esforço deve ser genuíno e a liderança deve ser empática para a garantia da efetividade das ações", diz Laís Souza

Leia a notícia completa
ARTIGOS 12 fevereiro 2021

6 dicas para mulheres apoiarem umas às outras no ambiente de trabalho

Leia a notícia completa
ARTIGOS 29 janeiro 2021

“Nosso maior legado é contribuir para que talentos trans sejam reconhecidos”, diz Maite Schneider

Leia a notícia completa
ARTIGOS 22 janeiro 2021

Carta pede aumento de mulheres em conselhos de empresas brasileiras de capital aberto

Leia a notícia completa
ARTIGOS 23 outubro 2020

Diretora de RH da Roche fala sobre o Movimento Vem Falar de Vida em prol da conscientização sobre o câncer de mama

Leia a notícia completa
ARTIGOS 2 outubro 2020

“Nós podemos transformar o mundo, e já estamos fazendo isso”, diz Paula Goto

Leia a notícia completa
ARTIGOS 25 setembro 2020

"Precisamos dar voz às pessoas com deficiência na sociedade como um todo", diz Andrea Schwarz

Leia a notícia completa
ARTIGOS 28 agosto 2020

“Enquanto for preciso um dia para lembrar da visibilidade lésbica, estaremos aqui”, afirmam fundadoras da Rede de Mulheres LBTQ+

Leia a notícia completa
ARTIGOS 7 agosto 2020

“A paternidade tem sido o maior gatilho de transformação do homem”, diz Leandro Ziotto

Leia a notícia completa
ARTIGOS 30 julho 2020

4 maneiras de capacitar seus colaboradores para lidar com a discriminação no trabalho

Leia a notícia completa
ARTIGOS 24 julho 2020

“O sistema não enxerga o fato de vivermos em uma sociedade plural, na qual todos partem de lugares e trajetórias diferentes”, diz Camila Novaes

Leia a notícia completa
ARTIGOS 26 junho 2020

“Queremos ser referência de um lugar onde o ser diferente é valorizado”, diz Renato Souza

Leia a notícia completa
ARTIGOS 5 junho 2020

“Ser LGBTI+ não é um estilo de vida, uma opção, mas uma forma de ser e estar no mundo", diz Reinaldo Bulgarelli

Leia a notícia completa
ARTIGOS 29 maio 2020

Kiddle Pass estimula o brincar e ajuda na rotina de home office com filhos

Leia a notícia completa
ARTIGOS 30 abril 2020

Mulheres continuam sub-representadas em várias áreas do mercado de trabalho

Leia a notícia completa
ARTIGOS 10 abril 2020

"Vivemos hoje uma oportunidade de ação positiva de gênero", diz Phumzile Mlambo-Ngcuka

Leia a notícia completa
ARTIGOS 3 abril 2020

Empresas associadas do MM360 discutem melhores práticas em tempos de crise

Leia a notícia completa
ARTIGOS 23 março 2020

“Quando mulheres apoiam mulheres, não há limites que as impeçam de prosperar", dizem executivas do Somos Todas Marias

Leia a notícia completa
ARTIGOS 25 novembro 2019

“Empresas devem criar estruturas internas de suporte às vítimas de violência”, diz Maristella Iannuzzi

Leia a notícia completa
ARTIGOS 1 novembro 2019

"Empoderar empresas de mulheres é fortalecer o mercado", diz Natália Torres

Leia a notícia completa
ARTIGOS 11 outubro 2019

Consultoria afirma que filhos são um programa intensivo de desenvolvimento de soft skills

Leia a notícia completa
ARTIGOS 9 setembro 2019

“Ser mulher negra em posição de liderança é lembrar que existe um legado a ser construído”, afirma Nina Silva

Leia a notícia completa
ARTIGOS 25 julho 2019

“Para nós, as referências são ainda mais escassas. Dar voz a esse público é fundamental”, afirma Roberta Anchieta

Leia a notícia completa
ARTIGOS 22 fevereiro 2019

Confira sete dicas para criar e manter engajados os comitês de diversidade nas empresas

Leia a notícia completa
ARTIGOS 8 fevereiro 2019

“Os homens devem ser parceiros estratégicos na mudança cultural frente à equidade de gênero”, diz Wellington Silvério, diretor de RH da John Deere

Leia a notícia completa
ARTIGOS 30 novembro 2018

“Diversidade é considerar a história que constitui o colaborador e como isso pode agregar”, afirma Lisiane Lemos

Leia a notícia completa
ARTIGOS 7 setembro 2018

“Lidere a si e aos outros como se o mundo dependesse disso”, diz Leila Luz, da BASF

Leia a notícia completa
ARTIGOS 24 julho 2018

"Respeitar o direito à equidade de gênero é fazer o que é certo”, diz Rubens Weg, da Bayer do Brasil

Leia a notícia completa
ARTIGOS 12 julho 2018

“Precisamos fazer com que as meninas tenham cada vez mais modelos a seguir”, afirma Patricia Novais

Leia a notícia completa
ARTIGOS 29 junho 2018

“Não tenham medo! Nós damos conta!”, diz Camilla Tapias, VP da Telefônica Brasil, às jovens mulheres que estão entrando no mercado de trabalho

Leia a notícia completa
ARTIGOS 25 maio 2018

“Carrefour foi o primeiro lugar a respeitar minha nova identidade de gênero”, diz Gabriela Varela

Leia a notícia completa
ARTIGOS 11 maio 2018

Empreendedoras buscam conscientizar empresas em relação à maternidade

Leia a notícia completa
ARTIGOS 23 março 2018

“Jamais deixe alguém limitar o que você pode fazer e até onde pode chegar”, diz gerente da P&G

Leia a notícia completa
ARTIGOS 9 março 2018

“Você tem que se dedicar ao trabalho de forma alinhada com o seu propósito”, diz diretora do Citi

Leia a notícia completa
ARTIGOS 8 dezembro 2017

“As mulheres estão mais empoderadas nas empresas”, diz gerente da White Martins

Leia a notícia completa
ARTIGOS 4 outubro 2017

“Chegamos ainda mais longe quando somos felizes e completas”, diz recrutadora da Microsoft

Leia a notícia completa
ARTIGOS 28 setembro 2017

“Os desafios enfrentados pelas mulheres negras são maiores em todos os níveis”, diz Cida Bento

Leia a notícia completa
ARTIGOS 4 agosto 2017

E-book mostra caminhos para a promoção de equidade de gênero nas empresas

Leia a notícia completa
ARTIGOS 27 junho 2017

“A liderança das empresas precisa estar comprometida com a equidade de gênero”, diz especialista

Leia a notícia completa
ARTIGOS 16 junho 2017

Apenas 13,5% dos profissionais de segurança pública são mulheres, diz especialista

Leia a notícia completa
ARTIGOS 12 maio 2017

Coordenadora da FGV fala sobre desafios para a equidade de gênero nas empresas

Leia a notícia completa
ARTIGOS 23 fevereiro 2017

Diretora da Whirlpool fala sobre as possibilidades profissionais dentro da empresa

Leia a notícia completa
ARTIGOS 10 fevereiro 2017

Pesquisadora destacada em 2016, Celina Turchi conta sua trajetória

Leia a notícia completa
ARTIGOS 29 dezembro 2016

Iniciativa busca formação, engajamento e empoderamento de mulheres em tecnologia

Leia a notícia completa
ARTIGOS 18 novembro 2016

MM360 explica os termos gaslighting, mansplaining, manterrupting e bropriating

Leia a notícia completa
ARTIGOS 26 outubro 2016

"Eu trago para o trabalho a inteligência emocional que minhas filhas me trouxeram", diz Josie Romero

Leia a notícia completa
ARTIGOS 11 outubro 2016

Educação para a equidade como ferramenta de mudança do mercado de trabalho

Leia a notícia completa
ARTIGOS 26 setembro 2016

Consulado da Mulher: incentivo e apoio para empreendedoras realizarem sonhos

Leia a notícia completa
ARTIGOS 18 agosto 2015

Fórum apresenta ações para aumento de líderes femininas nas organizações

Leia a notícia completa