Executivas da Nestlé lançam blog para compartilhar experiências de vida e de trabalho
Todos os dias, Lilian e Serena encontram mulheres que têm incríveis histórias de vida: batalhadoras, talentosas, divertidas, corajosas e, segundo elas, acima de tudo, com muita autoestima. Mulheres essas que decidiram seguir seus caminhos e que conseguiram estar tranquilas e felizes com as suas escolhas.
As executivas Serena Aboutboul, Global Head Consumer Care da Nestlé Health Science, e Lilian Miranda, Regional Manager para as Américas, no início de setembro deste ano, criaram o blog MyWay2blog inspiradas nessas mulheres e impulsionadas pela vontade de compartilhar experiências pessoais e profissionais, sobretudo no ambiente empresarial.
Lilian é casada e tem um cachorro, o Whisky, que desta vez acompanhou ela e o marido na aventura de morar fora. Serena é casada, tem dois filhos e o cachorro Simba, novo integrante da família. Hoje, ambas moram com suas respectivas famílias em Vevey, uma cidade à beira do lago de Genebra, na parte francesa da Suíça. Para elas, receber esse apoio é fundamental para uma decisão importante como mudar de país.
“Eu já tinha uma vaga ideia de fazer um blog pra compartilhar experiências pessoais e profissionais já que, sobretudo no ambiente empresarial, uma pergunta frequente sempre surge: ‘Como você consegue? Como chegou lá, crescendo na carreira, lidando com família, marido, filhos, mudança de país?’ Percebi que há muito o que compartilhar, principalmente com quem está começando a fazer esse tipo de escolha de vida. O blog só se concretizou e tomou forma quando contei pra Lilian que tinha essa ideia e ela, por coincidência, tinha também este projeto desde o Brasil!”, conta Serena.
Segundo Lilian, o objetivo do blog é compartilhar aprendizados, questionar o status quo de algumas situações e, acima de tudo, mostrar que uma vida multitask é possível, que pode trazer muita satisfação. “Não precisamos ser super mulheres. Só precisamos ser verdadeiras com os nossos princípios e sonhos. Queremos compartilhar a nossa experiência e, principalmente, nossos aprendizados. Não pretendemos dar ‘receitas’ porque não acreditamos que exista uma. O que queremos mesmo é ser úteis e dar a estas seguidoras algumas vivências que poderão servir de referência. Também queremos nos divertir e falar do lado leve da vida, do lado positivo das situações (sempre haverá um)”, afirma.
Serena destaca que, além disso, elas vão compartilhar dicas práticas, não só de trabalho e carreira, mas também de momentos em que acreditam ser fundamentais para uma vida plena e equilibrada, como viajar, relaxar e se cuidar. “Todo esse universo feminino também faz parte do dia a dia e do interesse das mulheres profissionais”, disse.
Mas como será que ambas lidam com os temas que vão compartilhar no blog?
Abaixo, confira nossa entrevista com as duas executivas sobre empoderamento, equidade de gênero, mulheres multitask, equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Movimento Mulher 360: Como é o equilíbrio entre vida profissional e familiar?
Lilian: Não existe receita de bolo, nem o equilíbrio perfeito (infelizmente). Muitas vezes, não é possível dar a atenção que eu gostaria à vida familiar, mas sempre estou atenta e em busca de conciliar os interesses múltiplos,pois existe realização dos dois lados. Não tem preço ter alguém do lado com quem se pode contar, que é felizmente o meu caso. Eu me sinto muito agradecida por isso. Toda a minha família sempre me apoiou muitíssimo, o que sempre fez toda a diferença nas decisões tomadas. E não meço esforços para estar junto deles nos momentos mais importantes, independente da distância e do cansaço. Também acredito que temos que saber abrir mão de um pouco de cada coisa e não buscar a perfeição em tudo. E muito importante nos conscientizar que temos que abrir mão, sim! E conviver bem com as escolhas feitas. E por se tratar de um tema tão atual e relevante, iniciamos uma série com convidadas especiais que tem histórias de vida inspiradoras para nos contar, que souberam fazer e estão felizes com suas escolhas.
Serena: Os meninos estão super bem adaptados, com a rotina organizada, e isso é o mais fundamental para o equilíbrio da família. Viajo muito e a rotina de trabalho é intensa. O Elliot, meu marido, tem mais flexibilidade de horário e realmente temos de dividir as tarefas. Outra coisa que pratico é evitar levar trabalho pra casa e estar realmente lá, por inteiro, com minha família. O jantar, por exemplo, é um momento sagrado de conversa e interação. Todos contam o que fizeram no dia, ficamos na mesa um tempo mais longo. Adoro esse momento! Também preservo meus finais de semana. Essa rotina simples me equilibra e alimenta e acho que ajuda a família toda a ser mais tranquila e feliz.
Movimento Mulher 360: Qual é o caminho do equilíbrio entre vida profissional e pessoal?
Serena: O mais importante é se autoconhecer e saber quem você quer ser. Profissional de sucesso? Mãe? Esposa dedicada? Independente? Linda e impecável? Tudo isso junto? Não há receita de bolo. As escolhas de vida são sempre muito pessoais e a única coisa que se deve ter mente é se você está mais ou menos caminhando na direção daquilo que escolheu ser. Feito isso, aceitar as imperfeições: aceitar que nem sempre você vai estar em todas as lições de casa dos filhos, reuniões na escola, festas de amigos, jantar romântico com o marido. E que muitas vezes o trabalho será feito correndo, ou você terá que perder aquela reunião importante. E que não há tanto tempo assim pra se cuidar. Essas situações geram um conflito interno, com o qual você vai ter que aprender a conviver, como se o conflito fosse um melhor amigo: use de humor com você mesma, perdoe as falhas, encare os desafios com a maior leveza possível. Não se leve tão a sério em tudo. Alivie as coisas para você mesma e faça escolhas. Por você e por sua felicidade.
Lilian: Eu acrescentaria apenas que o equilíbrio é o sonho dourado de todas nós. Porém, ele é tão difícil de ser encontrado que se torna parte do discurso, mas não da prática. E que depende do momento que cada uma está vivendo.
Também acredito que ter a capacidade de rir com as situações que vivenciamos, conseguir ser leve e amiga com nós mesmas, ter um pouco de humor quando tudo parece perdido (um diferencial das brasileiras na minha opinião) pode fazer toda a diferença em um dia que se apresenta diferente do planejado ou esperado.
Movimento Mulher 360: Quais são os atuais desafios de vocês como mulheres multitask?
Serena: O maior desafio é o tempo. Esticar, puxar, achar, aumentar. Esse é o bem mais precioso. Na vida da mulher multitask, ele precisa ser seu maior aliado. Nunca seu inimigo. E isso só se consegue com disciplina, organização, e com bom humor. Abrindo mão da mania de perfeição em tudo e desenvolvendo a sabedoria de saber a hora de parar. Tirar um tempo pra você. Dormir bem durante as horas necessárias, tirar um tempinho, para o descanso e para o bem viver.
Lilian: Meu desafio é encontrar tempo para dormir porque quero aproveitar todas as experiências disponíveis e ter tempo para tudo. Sei que isso não existe, então tento equilibrar todos os pratos, fazer cada minuto valer a pena, tanto para mim quanto para quem está do meu lado. É nisso que penso todos os dias quando acordo: “como tirar o melhor proveito deste dia e fazê-lo especial com todos os desafios que se apresentam?”. Outra perspectiva que acredito que devemos ter é sobre o viver o agora e que ninguém é insubstituível. Então, tentemos deixar os nossos legados enquanto podemos. Amanhã poderá ser diferente.
Movimento Mulher 360:Acreditam que as mulheres estão mais empoderadas nas grandes empresas?
Lilian: Acredito que cada vez mais as empresas estão reconhecendo o valor das mulheres, ou melhor, o valor do balanço entre o masculino e o feminino porque é isto que no final do dia faz com que 2+2= 5 . Apreender e aproveitar o melhor de cada lado para alcançar o melhor resultado. Não acredito no mundo feminino ou masculino. Acredito na harmonia entre esses dois universos. As instituições que tiverem a “inteligência” de tirar o melhor proveito disso serão as que continuarão conduzindo um brilhante futuro.
Movimento Mulher 360: Quais são os principais obstáculos para a equidade de gênero no mercado de trabalho?
Serena: Pode parecer polêmico, mas acho que um grande obstáculo é a autoconfiança da própria mulher. Saber que pode chegar lá, que dá conta, que pode se preparar e encarar qualquer homem em qualquer circunstância de trabalho. E com vantagens. Apesar disso, sem dúvida há ainda muito o status quo estabelecido, que é uma herança histórica de uma maioria de homens ocupando cargos de liderança. Essa substituição é lenta. Mas há progresso. É preciso olhar para o início: tudo começa no preparo e na educação. Mais e mais mulheres preparadas e qualificadas saindo de boas universidades. Medicina e jornalismo são bons exemplos, também administração de empresas. É preciso encorajar as meninas a estudarem e a se qualificarem. O mercado de trabalho é competitivo e educação qualificada conta. O apoio da família também. Claro que ainda há preconceito, machismo, “clubinho de homens”. Mas honestamente, menos e menos. Estas pessoas estão ficando anacrônicas e não têm ressonância na nova geração. As empresas também ainda têm muitas oportunidades de incentivo à equidade de gênero, principalmente em momentos cruciais como o nascimento dos filhos: nessa hora, horários mais flexíveis, apoio a creches e licença-maternidade e paternidade ajudam muito. É o mínimo.
Lilian: Um pensamento que me perturba sempre é como as empresas, em pleno século XXI, não se atentaram ao poder de decisão das mulheres? Em uma empresa de produtos de consumo, por exemplo, sabemos que 80% das compras são decididas pelas mulheres. Como não ter estas mulheres em cargos relevantes como Desenvolvimento de Produtos, Pesquisa, Marketing, Gerência Geral, para citar o minimo? Concordo que podemos ver muita evolução, as mulheres se preparando cada vez mais, a nova geração adotando um modelo mais agregador e diverso, mas ainda existe um longo caminho a percorrer. Ainda existe muito mais discurso que ação. Ganharão as empresas que abrirem os olhos primeiro.
Movimento Mulher 360: Na experiência de vocês, quais são os maiores desafios das mulheres nas empresas?
Lilian: Os desafios são muitos. O maior deles é que elas consigam ser genuínas, sem adotar os códigos masculinos para terem sucesso. Sempre brinquei com meus colegas de trabalho: se preciso me comportar exatamente como vocês, que valor posso agregar? Acredito que este é o maior diferencial que as mulheres podem trazer para o ambiente profissional: serem autênticas, agregando valor desde a perspectiva feminina. O mundo está carente dessa perspectiva. A partir dela, entendo que as mulheres poderão fazer diferença em todos os ambientes, inclusive no profissional.
Foto: MyWay2Blog