Itaú Mulher Empreendedora impulsiona empresárias de todo o Brasil
Entre a decisão de começar a empreender e a geração de renda, há um caminho repleto de desafios – entre diversas variáveis. Muitos deles envolvem aprendizado, testes, networking e um mundo de novas experiências. Em 2013, para capacitar, inspirar e conectar mulheres que lideram empresas, o banco Itaú, associado do Movimento Mulher 360, lançou o Programa Itaú Mulher Empreendedora, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o International Finance Corporation (IFC). O programa é contínuo, sem limitação de participantes ou tempo. Atualmente são mais de 3.400 empreendedoras cadastradas e mais de 60 eventos já foram realizados.
O Programa oferece soluções digitais para empreendedoras de todo Brasil e atua presencialmente, com clientes Itaú, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba. Para o público de outras regiões, a iniciativa disponibiliza vídeos, artigos e ferramentas com foco em gestão, finanças, marketing, inovação e atualidades. O site Itaú Mulher Empreendedora divulga histórias que inspiram e revelam motivações, desafios e melhores práticas de mulheres que comandam pequenas, médias e grandes empresas no Brasil.
O público-alvo são mulheres donas de empresas já formalizadas. “Direcionamos os conteúdos para este público que já se lançou na jornada empreendedora, vive desafios de gestão e quer mapear novas oportunidades de relacionamento com outros empresários e com o mercado. É um público que também quer se atualizar, além de ter a experiência de boas práticas e aprendizados para compartilhar”, conta Denise Hills, Superintendente de Sustentabilidade e Negócios Inclusivos do Itaú Unibanco, e responsável pelo Itaú Mulher Empreendedora.
Como começou
Em 2013, o banco mergulhou em pesquisas sobre o cenário do empreendedorismo no Brasil e no mundo e sob a perspectiva feminina. Com o auxílio da metodologia de Design Thinking, em um trabalho conjunto das áreas de Inovação e Negócios Inclusivos, foram desenhados perfis de empreendedoras e, a partir deles, a cocriação de uma proposta de valor que auxiliasse o público nos principais problemas identificados: mulheres possuem estreitas redes de contato e se sentem muito solitárias na gestão das empresas e tomadas de decisão, além de terem poucas referências femininas de sucesso que as estimulem e sirvam de inspiração. Além disso, a gestão da empresa é geralmente feita de maneira muito intuitiva e sentiam falta de conhecimento para aprimorar técnicas de gestão e fortalecer suas empresas.
A partir daí, foram desenvolvidas soluções digitais e presenciais, oferecidas desde 2014, como workshops, palestras temáticas em cafés da manhã para networking e rodadas de negócios.
Em 2016, o site foi reformulado e aberto ao público, disponibilizando mais de 400 conteúdos entre textos, vídeos, ferramentas para download, apresentações, cases e depoimentos atualizados semanalmente. O site também favorece a conexão entre empreendedoras, com a criação de um perfil online e recurso para troca de mensagens.
Soluções online e offline
O Programa disponibiliza capacitação por meio dos conteúdos online, com artigos, vídeos e ferramentas de gestão. Presencialmente oferece workshops, que são aulas expositivas com especialistas do mercado ou acadêmicos, atreladas a exercícios práticos e dinâmicas em grupo além de palestras temáticas no Café Itaú Mulher Empreendedora, além das rodadas de negócio. “Estimulamos constantemente conversas e o fortalecimento de redes de contato, além da busca complementar de capacitação que as ajude nos desafios do dia a dia”, afirma Denise Hills.
Alessandra Bueno, empreendedora idealizadora do Suporte Saúde, acessa a plataforma para aprender mais com os vídeos, conteúdos e ferramentas sobre temas como: gestão, marketing, captação de clientes, entre outros. “Sempre participo dos cafés da manhã que nos apresentam histórias inspiradoras de mulheres contando suas trajetórias de sucesso. Sempre saio muito inspirada e motivada. Além disso, tive uma excelente experiência participando de todos os workshops de capacitação. Tive a oportunidade de conhecer diferentes espaços de inovação na cidade de São Paulo. Ainda preciso conhecer e participar das rodadas de negócios”, detalha.
A empresária Adriana Gryner, idealizadora da ONG “TemQuemQueira” e proprietária da agência de eventos LG Ventura, participou do Itaú Mulher Empreendedora como palestrante e como participante. “A cada encontro, ao menos um aprendizado. Encontrar com outras empreendedoras, saber que seus desafios são os de todas e ouvir como fazem para superá-los é enriquecedor. E, quando o Itaú Mulher Empreendedora oferece conteúdos específicos – como o Workshop de Design Thinking – a absorção e o aproveitamento são potencializados para o desenvolvimento do meu negócio. A cada atividade, a cada encontro, percebo o nível de maturidade aumentando, sobretudo no conteúdo, que é o que mais me interessa”, afirma.
Resultados
Uma das formas de mensurar os resultados positivos foi por meio de uma pesquisa de impacto, realizada em 2016, que compara as participantes do programa com empreendedoras que não estão envolvidas na iniciativa.
“Participantes do programa melhoraram o exercício de networking, conversando com mais fornecedores e empreendedores do setor, além de considerarem essa prática importante para a resolução de problemas da empresa, o mapeamento de novas oportunidades para o negócio e a aquisição de novos conhecimentos e técnicas de gestão. As participantes também revelaram mais disposição para a profissionalização, buscando mais mentorias especializadas. Para o banco, o retorno dessa iniciativa se dá por meio do aumento da satisfação. Queremos ser parceiros do desenvolvimento dessas empresas, para aumentar a geração de emprego e renda, ver surgir novas soluções para atuais problemas da sociedade e assim promover o desenvolvimento econômico e social de nosso país.” diz Denise.