Estudo aponta as situações mais sexistas que acontecem com mulheres no trabalho
A questão dos direitos das mulheres esteve em alta nas discussões das últimas semanas. O novo líder do Partido Trabalhista do Reino Unido, Jeremy Corbyn, foi criticado pela ausência de mulheres em cargos de destaque em seu gabinete; a atriz Helen Mirren declarou que não gosta que homens coloquem seus braços em volta das mulheres, alegando que sente que esse gesto denota posse; já a advogada Charlotte Proudman atraiu elogios e críticas por publicar uma mensagem privada enviada via LinkedIn por um homem, também advogado, onde ele dizia que ela estava “deslumbrante” em sua foto de perfil.
Dentro desse assunto, um estudo com 2 mil mulheres, realizado pela revista Stylist, perguntou sobre exemplos de sexismo que elas experimentaram pessoalmente no trabalho. Preparar o chá e lidar com insinuações sexuais lideram a lista.
O levantamento descobriu que 17% das mulheres acreditam que foram preteridas para promoção apenas por causa de seu gênero, com mais de um terço dizendo que foram injustiçadas porque as pessoas supõem que seu trabalho era menos exigente do que dos homens.
Além disso, 24% disseram que era mais difícil conquistar o reconhecimento de suas realizações, por tenderem a ser mais reservadas do que seus colegas homens, e um quinto disse que sente que, comparativamente, os empregadores são mais tolerantes com homens que fazem “corpo mole” no trabalho.
Confira a lista das 10 situações mais comuns ligadas ao sexismo no trabalho:
1) Espera-se que elas façam o chá – 43%
2) Lidar com insinuações sexuais – 38%
3) Receber comentário sobre sua aparência ou roupas – 33%
4) Ser acusada de estar na TPM ou menstruada – 29%
5) Outros presumirem que são menos competentes que seus colegas homens – 27%
6) Ser alvo de brincadeiras sexistas – 24%
7) Receber salário menor do que os colegas homens pelo mesmo trabalho – 19%
8) Outros presumirem que são mais “junior” do que são na realidade – 18%
9) Outros falarem por ela / ajudarem em reuniões – 18%
10) Espera-se que elas mantenham o escritório arrumado – 17%
Fonte: Independent