7 dicas para ser uma pessoa mais inclusiva

2 junho 2023
Foto de duas mulheres e um homem em uma sala. Uma delas aponta para a tela do laptop da outra, enquanto o homem digita em seu próprio laptop.

Aumentar a inclusão no local de trabalho não requer necessariamente uma extensa campanha DEI. Também não exige que você esteja em posição de poder. Cada pessoa pode decidir ser alguém que inclui e realizar pequenas ações todos os dias para melhorar a cultura de diversidade e inclusão.

Ao realizar pequenas mudanças em seu próprio comportamento, você pode gerar efeitos positivos na experiência de trabalho de colegas. Semelhante a pequenos depósitos que rendem juros em uma conta poupança, suas ações terão grandes impactos a longo prazo. A chave é identificar mudanças de comportamento que podem se transformar em hábitos para que sejam atitudes automáticas.

Inclusão dentro de uma organização significa aceitar e valorizar os mais diversos talentos e qualidades de cada pessoa — sem impor conformidade. Quando isso acontece, não apenas as equipes ficam mais felizes no trabalho, mas a organização se beneficia de suas percepções únicas e maior produtividade.

Aqui estão sete ações que você pode implementar e ajudar a promover um ambiente de trabalho confortável e seguro para todas as pessoas.

1. Destaque as contribuições feitas

A visibilidade no trabalho permite que as pessoas mostrem suas habilidades, sejam conhecidas pelas lideranças e construam relacionamentos. A pesquisa valida que as contribuições de grupos desfavorecidos ou sub representados são sistematicamente negligenciadas.

Identifique alguém altamente competente que pode não ter visibilidade e destaque suas realizações reconhecendo publicamente suas contribuições e incentivando esta pessoa a falar e apresentar-se em reuniões.

2. Use os pronomes

Incluir pronomes quando você se apresenta em reuniões é uma pequena ação que sinaliza aliança com colegas que podem ter dificuldade em se expressar e recebem pronomes com os quais não se identificam. Esta ação também normaliza a prática para demais áreas e pessoas.

3. Use linguagem inclusiva

A pesquisa mostra que o uso de linguagem inclusiva no trabalho está associado a um melhor bem-estar para colaboradores que se identificam como LGBTQIAP+, portanto, certifique-se de que a linguagem que você usa respeite os mais diversos gêneros. Por exemplo, usar “Bom dia às pessoas presentes” em vez de “Bom dia a todos” pode fazer com que mais grupos se sintam incluídos.

4. Avalie o vocabulário

Muitas gírias comuns têm conotações ou origens ultrapassadas ou preconceituosas e devem ser evitadas. Por exemplo, a expressão “ que mancada” é frequentemente usada para descrever um erro cometido, e acaba sendo um termo capacitista. Avalie e reflita ativamente sobre seu vocabulário.

5. Comemore

Um local de trabalho diversificado é composto por pessoas de várias origens que celebram diferentes festividades, sejam elas religiosas ou históricas (como o Orgulho ou o mês da História Negra). Permitir que outras pessoas celebrem essas ocasiões e participem de eventos organizados é uma ótima maneira de reconhecer o individualismo. Melhor ainda, comemorar essas ocasiões junto com colegas pode ajudar a fazer com que cada pessoa se sinta aceita e aumentar sua moral, além de promover uma segurança psicológica.

6. Use de criatividade na união da equipe

Ao organizar atividades de integração da equipe, leve em consideração a disponibilidade e o interesse de todas as pessoas da equipe. Se todo evento social for um happy hour, em um bar, à noite, isso pode impedir a participação de algumas pessoas cuidadoras, pais, mães, colaboradores remotos e quem não bebe álcool. Em vez disso, considere atividades como bate-papos virtuais para café, trabalho voluntário e jogos online ou curiosidades. Garantir que todo mundo participe do maior número possível de atividades da equipe ajudará as relações e a diversão coletiva.

7. Tenha curiosidade

Agende cafés e almoços com colegas de formações diferentes da sua. Sem usar de indelicadezas ou invasões, interesse-se pelas experiências vividas dentro e fora do escritório. Use o que aprender para planejar pequenas ações adicionais a serem realizadas como uma pessoa inclusiva.

A inclusão no local de trabalho não é um ato de serviço estático e único. É uma experiência em constante evolução que requer a contribuição de cada pessoa colaboradora — independentemente de seu nível hierárquico na organização — para que todo mundo se sinta incluído. Para promover a inclusão ao seu redor, forme e pratique regularmente comportamentos inclusivos até que se tornem habituais e automáticos. Começar com essas pequenas ações pode permitir que você transforme o nível de inclusão em sua equipe.

Com informações de Harvard Business Review

Saiba mais: Confira dicas de como abraçar a equidade de gênero no mercado de trabalho e “Ser uma organização equitativa e inclusiva é um novo paradigma de negócio,” diz Arlane Gonçalves

VOLTAR ÀS NOTÍCIAS

OUTROS CONTEÚDOS

NOTÍCIAS 17 novembro 2023

93% de colaboradores negros e negras veem barreiras para liderança, revela estudo do LinkedIn

Leia a notícia completa
NOTÍCIAS 10 novembro 2023

Mulheres negras investem mais no cuidado com as crianças para estarem no mercado de trabalho

Leia a notícia completa
NOTÍCIAS 1 novembro 2023

Impacto da saúde mental no ambiente de trabalho: um alerta para empresas brasileiras

Leia a notícia completa
NOTÍCIAS 20 outubro 2023

Relatório Women in the Workplace 2023: desmistificando realidades e desafios profissionais das mulheres

Leia a notícia completa
NOTÍCIAS 6 outubro 2023

Estudo reforça a importância do networking para o avanço profissional das mulheres

Leia a notícia completa
NOTÍCIAS 29 setembro 2023

MM360 reúne organizações parceiras e especialistas para debater o tema da parentalidade para a população LGBTQIAP+

Leia a notícia completa
ARTIGOS 17 novembro 2023

"As empresas precisam se posicionar no combate às desigualdades raciais", diz Verônica Vassalo

Leia a notícia completa
ARTIGOS 19 novembro 2022

"Ser uma organização equitativa e inclusiva é um novo paradigma de negócio," diz Arlane Gonçalves

Leia a notícia completa
ARTIGOS 2 setembro 2022

"Precisamos assegurar a sustentação dos resultados já obtidos, trabalhar continuamente pelo engajamento das lideranças e voltar o olhar para o futuro", diz Neila Lopes

Leia a notícia completa
ARTIGOS 17 junho 2022

Confira dicas para ampliar a presença feminina na liderança das empresas

Leia a notícia completa
ARTIGOS 27 maio 2022

"Saúde mental comprometida entre mulheres nas empresas pode desestimular gerações futuras", diz Adriana Myssior

Leia a notícia completa
ARTIGOS 13 maio 2022

"A diversidade é um fato, mas a inclusão é uma escolha, e é nisso que precisamos focar", afirma Felipe Balbino

Leia a notícia completa
ARTIGOS 6 maio 2022

Como aumentar a permanência de mulheres no mercado de trabalho no retorno da licença maternidade

Leia a notícia completa
ARTIGOS 28 junho 2021

“Se é importante para a sociedade, é importante para o Grupo Boticário!”, diz Renato Amendola

Leia a notícia completa
ARTIGOS 25 junho 2021

ONG capacita e incentiva mão de obra feminina na área da construção civil

Leia a notícia completa
ARTIGOS 17 maio 2021

“As corporações precisam sair do armário e mostrar publicamente que apoiam a comunidade LGBTI+”, diz Hóttmar Loch

Leia a notícia completa
ARTIGOS 13 maio 2021

Executiva cria instituto focado em identificar e interromper processos de violência socioemocional

Leia a notícia completa
ARTIGOS 29 janeiro 2021

“Nosso maior legado é contribuir para que talentos trans sejam reconhecidos”, diz Maite Schneider

Leia a notícia completa
ARTIGOS 22 janeiro 2021

Carta pede aumento de mulheres em conselhos de empresas brasileiras de capital aberto

Leia a notícia completa