Tecnologia inclusiva reforça o compromisso da Vivo com a presença feminina nas TIC


O setor de tecnologia ainda é um dos mais desafiadores quando o assunto é igualdade de gênero. Segundo dados da ONU, apenas 28% dos profissionais nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) no mundo são mulheres. No Brasil, esse número cai para cerca de 20%, de acordo com a Unesco.
Em meio a esse cenário, o Dia Internacional das Meninas nas TIC, celebrado em 27 de abril, reforça a importância de quebrar barreiras históricas e promover o acesso e a permanência de meninas e mulheres nas áreas tecnológicas, desde cedo. Entre as empresas que têm se destacado nessa agenda está a Vivo, associada do Movimento Mulher 360, que possui uma atuação consistente e estratégica em prol da equidade de gênero no setor.
A companhia conta hoje com 45% de mulheres em seu quadro total e promove ações específicas para aumentar a representatividade feminina, especialmente em espaços historicamente masculinos.
Nas áreas de Engenharia e Tecnologia da Informação (TI), 26,8% dos cargos já são ocupados por elas, incluindo 9 profissionais trans que atuam em setores STEM, um número relevante e inspirador quando pensamos na interseccionalidade.
Em iniciativas de campo, a Vivo também avança com o projeto Mulheres de Fibra, que já contratou mais de 200 técnicas apenas em 2024, fechando o ano passado com um time de mais de 500 colaboradoras atuando em funções técnicas, tradicionalmente ocupadas por homens. Um passo importante para a inclusão e valorização da presença feminina em diferentes territórios e contextos.
A representatividade também se fortalece no momento da contratação. Só em 2024, 44% das vagas em áreas de tecnologia foram preenchidas por mulheres, e 42% nas áreas da Vice-Presidência de Engenharia. A liderança feminina também ganha espaço: 23% das participantes do Programa de Liderança Feminina de 2024 da Vivo foram de profissionais STEM.
O investimento em formação é outro destaque. No programa Coding The Future Vivo – Python AI Backend Developer, desenvolvido em parceria com a DIO no ano passado, 8.730 mulheres receberam bolsas 100% gratuitas para formação em tecnologia. Além disso, a empresa já patrocinou o evento programaria, com 1.407 participantes e um time interno 100% feminino, formado por diretoras, mentoras e staff.
Nas redes sociais e ações de employer branding, a empresa também amplia o debate e compartilha conquistas. Somente no ano passado, foram mais de 126 mil mulheres inscritas nos programas de talentos (aprendiz, estágio e trainee), reforçando que o interesse delas em tecnologia existe e precisa ser acolhido, apoiado e estimulado.
“Nossa ambição é nos tornarmos uma das empresas mais diversas do país e essas ações refletem nosso compromisso. Queremos inspirar e criar oportunidades para que as mulheres possam alcançar todo o seu potencial aqui na companhia, tanto na área de TI, como em diferentes áreas, permitindo que elas se tornem as profissionais que quiserem ser”, destaca Ana Cecília Simões, Diretora de Gestão de Talentos e Transformação Cultural da Vivo.
Ao ampliar oportunidades, oferecer suporte e valorizar trajetórias diversas, a Vivo se posiciona como referência no setor e reforça seu compromisso com a construção de um futuro mais plural e inovador. E neste 27 de abril, o Movimento Mulher 360 celebra, junto com a Vivo, as conquistas que já reverberam e os caminhos que ainda podem e devem ser trilhados.
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