Whirlpool Latin America se associa ao Movimento Mulher 360
A Whirlpool Latin America, negócio de eletrodomésticos da norte-americana Whirlpool S.A, agora faz parte da Associação Movimento Mulher 360. Ao participar do Movimento, a empresa busca trocar experiências e compartilhar boas práticas de diversidade e inclusão, e também debater questões relacionadas a capacitação, saúde, segurança e bem-estar das mulheres. A multinacional está presente no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid.
De acordo com Andrea Clemente, Diretora Sênior de Recursos Humanos da Whirlpool Latin America, o envolvimento da companhia no Movimento Mulher 360 complementa as ações do projeto ‘Empoderamento das Mulheres’, que a empresa tem desenvolvido desde 2015, como parte do Programa de Diversidade & Inclusão. “Dessa forma, buscamos discutir o papel feminino no dia a dia das organizações, entender as reais necessidades e perspectivas das mulheres na empresa, engajar os colaboradores numa cultura inclusiva e adotar ações em prol da equidade de gênero”, disse.
Equidade na prática
Entre as iniciativas inclusivas que a Whirlpool adotou, estão a política única de remuneração sem distinção de gênero e a busca por entrevistar candidatos homens e mulheres, de forma proporcional para vagas executivas em aberto. Hoje, a empresa tem um número relevante de mulheres em cargos de liderança: 27% dos vice-presidentes, 23% dos gerentes-gerais e 32% dos gerentes.
A companhia também tem realizado grupos mistos de discussão para entender os dilemas enfrentados pelas mulheres e o que elas querem para sua vida profissional. Além disso, elas recebem treinamentos com as lideranças para ampliar a consciência e trabalhar a desconstrução de preconceitos.
Em 2016, a Whirlpool conquistou o troféu bronze durante a premiação WEPs Brasil 2016 (Women’s Empowerment Principles). Com a chancela da ONU Mulheres e o Pacto Global da ONU, o prêmio reconhece as companhias brasileiras que impulsionam, em conjunto com os colabores, uma cultura de equidade de gênero, com base nos sete Princípios de Empoderamento das Mulheres.
Com informações de Mundo RH