O que as empresas têm a ganhar com o PL do Pai Presente

A discussão sobre a ampliação da licença-paternidade no Brasil ganha novos contornos com o avanço do chamado PL do Pai Presente no Congresso Nacional. Atualmente, a legislação garante apenas cinco dias de afastamento para pais após o nascimento dos filhos, enquanto as mães contam com 120 dias. Os projetos de Lei 6216/2023 da Câmara e 3773/2023 do Senado propõem uma expansão gradual da licença, com início em 30 dias, chegando a 60 dias no prazo de até cinco anos.
Uma pesquisa da Coalização Licença Parternidade (CoPai), realizada em 2024, apontou que 92% da população apoia o aumento da licença-paternidade, e 63% considera ideal um período de 30 dias. Ainda assim, muitos pais deixam de usufruir desse direito por receios como perda do emprego, falta de apoio da liderança ou julgamentos sociais.
Para as empresas, os benefícios da ampliação vão além do discurso sobre diversidade e inclusão. Segundo a pesquisa State of the World’s Fathers 2023, 45% dos pais estariam dispostos a trocar de emprego em busca de mais tempo para cuidar de seus filhos. Isso mostra o potencial da licença-paternidade como ferramenta de atração, retenção e valorização de talentos.
Algumas companhias já se anteciparam à legislação e têm colhido bons resultados. O Grupo Boticário, por exemplo, oferece 120 dias de licença a todas as pessoas colaboradoras. A Diageo, que também é uma empresa associada do Movimento Mulher 360, garante 180 dias para qualquer cuidador, inclusive adotantes. Nesses casos, os impactos positivos são evidentes: aumento no engajamento, melhora do clima organizacional e fortalecimento de uma cultura de cuidado e responsabilidade compartilhada.
Mais do que um benefício individual, a licença-paternidade ampliada representa uma medida estratégica para a construção de ambientes corporativos mais igualitários, como explica Leandro Ziotto, cofundador da 4Daddy e da CoPai:
“Cuidar de uma criança ensina o homem a exercer uma masculinidade mais saudável. E isso se reflete diretamente na forma como ele lidera. Também fizemos uma pesquisa que mostrou que o homem que é pai tende a ser um líder mais acolhedor e ético nas relações humanas, principalmente com mulheres.”
Na mesma linha, Camila Bruzzi, presidente e cofundadora da CoPai, destaca o papel fundamental do mercado corporativo neste momento:
“Já existem empresas que oferecem a licença estendida, mas o que faz diferença é quando a companhia realmente estimula isso: quando a liderança tira a licença e dá o exemplo, quando há treinamento para a gerência média saber lidar com a situação em seus times. Então, é essencial que haja incentivo e, principalmente, a compreensão de que isso é algo positivo para o funcionário, para os colegas de trabalho e para a empresa.”
Para especialistas que apoiam a ampliação para 30 dias, o envolvimento ativo do setor privado é decisivo para impulsionar o debate público e fortalecer as chances de aprovação da nova legislação, que pode se tornar um marco transformador para a cultura organizacional brasileira.
Saiba como apoiar o PL do Pai Presente
Com o objetivo de mobilizar a sociedade e pressionar o Congresso Nacional pela aprovação do PL do Pai Presente, a campanha defende a ampliação da licença-paternidade como um passo essencial para a promoção da equidade de gênero e da corresponsabilidade no cuidado.
Para contribuir, qualquer pessoa pode compartilhar os conteúdos informativos nas redes sociais, marcar amigos e colegas de trabalho e utilizar as hashtags #PLdoPaiPresente #LicençaPaternidadeJá #30diaséomínimo. A campanha também convida a população a acompanhar as ações nas redes da Coalizão Licença Paternidade, participando ativamente das mobilizações em apoio à pauta no Legislativo.
MM360 e Coalizão Licença Paternidade
O Movimento Mulher 360 é patrocinador da Coalizão Licença Paternidade, uma iniciativa que reúne empresas, organizações da sociedade civil e especialistas para promover políticas públicas mais justas no campo do cuidado. A coalizão atua em defesa da ampliação da licença para todos os pais, cuidadores e famílias no Brasil, com foco especial no avanço do PL Pai Presente.
Para o MM360, apoiar essa iniciativa faz parte do compromisso com uma cultura corporativa mais inclusiva, que gera impactos positivos para as empresas, para as famílias e para toda a sociedade.
Com informações de Meio & Mensagem
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