Empoderamento econômico feminino é tema de evento da Unilever
No dia 9/06, a Unilever Brasil reuniu especialistas e jovens empreendedoras para debater, de forma coletiva, a presença feminina no mercado de trabalho, no evento “Empoderamento Econômico da Mulher: inclusão, liderança e empreendedorismo”.
O encontro, que aconteceu no MASP, fez parte da apresentação anual do Plano de Sustentabilidade da companhia. O Movimento Mulher 360 é um dos parceiros desta estratégia.
Durante o debate, Andrea Salgueiro Cruz Lima, vice-presidente global de Dressings da Unilever, falou sobre as iniciativas da empresa e das marcas Brilhante e Dove para empoderar mulheres. Com 25 anos de companhia, a executiva também destacou os desafios e aprendizados para chegar ao topo.
Empoderamento dentro e fora da empresa
A programação contou, ainda, com o painel Empoderamento econômico da Mulher: inclusão, liderança e empreendedorismo. Nele, foram exibidos os avanços da empresa em promover a igualdade no local de trabalho, bem como em promover oportunidades para mulheres.
Andrea destacou o envolvimento da Unilever em ações externas alinhadas à inclusão da mulher. “Também estimulamos a inclusão da mulher externamente, por meio de iniciativas institucionais, como a adesão global aos princípios da ONU Mulheres e a participação na campanha #HeforShe, além de sermos um dos membros-fundadores da Associação Movimento Mulher 360”, pontua.
Em 2016, a empresa recebeu o prêmio WEPs, promovido pela ONU Mulheres, relativo a todas as ações propostas na organização em relação aos sete Princípios de Empoderamento Feminino.
Compromisso com o tema
Segundo Bárbara Galvão, Business Partner de RH da Unilever, a empresa tem a equidade de gênero como um dos seus compromissos com a sociedade. “Hoje, a Unilever Brasil possui 49,4% dos cargos de liderança ocupados por mulheres. Essa porcentagem coloca o Brasil em destaque em relação a outros mercados da Unilever”, conta.
Para promover a equidade na empresa, há duas grandes frentes. Uma delas é o processo de mensuração. “Nós medimos e acompanhamos de perto a participação feminina em seus níveis hierárquicos. Uma das metodologias para isso é o painel dashboard, que mapeia os desafios e oportunidades para garantir a equidade de gênero na empresa”, especifica Bárbara.
A outra frente é focada no desenvolvimento de políticas e estratégias que têm a equidade de gênero como meta. Home Office, Friday Free, horário flexível de entrada e saída estão entre as iniciativas que permitem o balanço entre vida pessoal e profissional de homens e mulheres. Na discussão do painel sobre empoderamento, Fernando Fernandez, presidente da Unilever Brasil, abordou o papel do homem para impulsionar o empoderamento econômico da mulher.
“É importante ressaltar que, na Unilever, acreditamos que a equidade de gênero só existe quando criamos condições para ambos. Um outro exemplo desse compromisso é que o berçário é um benefício oferecido para mães e pais. Atualmente, 20% dos usuários desse serviço são pais”, conta Bárbara.
De acordo com Bárbara, essas ações não apenas têm permitido business performance e reputação, mas têm tido impacto na manutenção e na captação de talentos para a organização. “Um exemplo disso é o alto índice de mulheres que voltam da licença-maternidade. Por todos esses dados, a Unilever não tem dúvidas de que o investimento em equidade de gênero levará o negócio a patamares cada vez maiores de liderança no mercado”, destaca a Business Partner de RH da Unilever.