Cuidado com esses 3 vieses de gênero nas avaliações de desempenho

21 julho 2023
Foto de reunião de trabalho presencial, com pessoas diversas em volta de uma mesa

Como as mulheres continuam a arcar com a maior parte do fardo de serem cuidadoras, muitas se beneficiaram da flexibilidade do trabalho híbrido e remoto, o que lhes permitiu permanecer no trabalho em tempo integral e passar mais tempo em casa. Em teoria, isso é uma boa notícia, porque colaboradores em tempo integral tendem a ser promovidos com mais frequência e dispensados com menos frequência – mas na prática não é isso que está acontecendo. Por quê? Porque quando as mulheres aproveitam as opções de trabalho híbrido e remoto hoje em dia, elas ficam sujeitas a preconceitos que se insinuam no processo de avaliação de desempenho e fazem com que sejam julgadas injustamente.

A pesquisadora Paola Cecchi-Dimeglio testemunhou esse problema em primeira mão durante um projeto de consultoria para uma empresa global com centenas de milhares de colaboradores no mundo todo. Durante o projeto, que ocorreu quando a empresa estava passando por uma grande reorganização, ela se reportava ao CEO, ao executivo e ao conselho. Com o apoio desse grupo, reuniu e analisou dados sobre avaliações de desempenho feitas em um ambiente de trabalho híbrido (pré e pós-pandemia) e, nesse contexto, identificou três tipos específicos de vieses que prejudicavam as mulheres e suas perspectivas de carreira.

Viés de experiência

O primeiro viés observado foi o viés de experiência, que é supervalorizar tarefas fáceis de definir.

Paola descobriu que essa forma de viés prevalecia nas avaliações de desempenho da organização onde, devido à reorganização, muitas pessoas foram forçadas a suspender o trabalho de rotina. Durante esse período, lideranças julgaram as equipes pela maneira como escolheram reorientar suas energias. Os homens, em geral, escolheram trabalhos muito mais fáceis de reconhecer. Eles passaram mais tempo em tarefas externas altamente visíveis, como falar em conferências do setor e dar entrevistas a jornalistas  e podcasters, por exemplo. Essas tarefas eram fáceis de avaliar quando se tratava de medidas de sucesso de curto prazo. Enquanto isso, as mulheres passaram mais tempo em tarefas internas muito menos visíveis, como aumentar a coesão da equipe para ajudar a colocar os projetos de volta nos trilhos e fornecer espaços psicologicamente seguros para as pessoas fazerem perguntas e processarem elementos da reorganização que estava ocorrendo na empresa. Essas tarefas tinham cronogramas mais longos e eram mais difíceis de avaliar no curto prazo.

Essas escolhas criaram o viés. É fácil entender, por exemplo, como alguém que se apresentou em uma grande conferência (provavelmente um homem) pode ter fornecido imediatamente um benefício mensurável para a empresa. Na verdade, os homens eram três vezes mais propensos do que as mulheres a falar em eventos externos. Mas quão fácil é medir e avaliar o trabalho que alguém (provavelmente uma mulher) começou a fazer em um esforço de longo prazo para reparar a dinâmica da equipe ou prevenir problemas profundamente enraizados que podem afetar centenas ou milhares de colaboradores? Desnecessário dizer que, dada a natureza do viés de experiência, as lideranças da empresa elogiavam os homens com mais regularidade em suas avaliações de desempenho por terem sido bem-sucedidos em seu trabalho. Mais especificamente, os homens que avaliaram outros homens os avaliaram 12% mais do que as mulheres, em média, em comparação com quando as mulheres avaliaram homens e outras mulheres.

Com o apoio da liderança, Paola testou várias intervenções destinadas a ajudar as lideranças da empresa a corrigir esse viés. Embora algumas intervenções tenham falhado, duas tiveram uma chance estatisticamente significativa de reduzir os vieses nessa companhia.

A primeira foi para os gerentes ajudarem colaboradores a definir metas individualizadas com métricas personalizadas e, em seguida, pedir que monitorassem o que tinham feito todas as semanas – e para fazer isso em um quadro virtual que o restante da equipe e diretores da cadeia pudessem acompanhar. Dessa forma, as pessoas que contribuíram para resultados menos facilmente definidos, como a coesão da equipe, ainda poderiam apontar para um registro de seus esforços ao longo do tempo para que as pessoas pudessem testemunhar. Este quadro branco pode registrar trabalhos importantes, mesmo que não sejam facilmente descritos em termos de metas e métricas tradicionais. Isso foi útil na hora da revisão de desempenho. Mesmo que as pessoas não tivessem alcançado as metas estabelecidas em sua última avaliação de desempenho, ainda havia um registro de todos os esforços e conquistas, o que, de acordo com os resultados pós-pesquisa, ajudou avaliadores a entender melhor o valor do trabalho interno mais ambíguo que (principalmente) as mulheres estavam realizando.

O segundo foi projetado para ajudar as equipes a descrever melhor seus próprios esforços. No início da semana, para cada projeto em que trabalhavam, as pessoas eram solicitadas a fornecer duas estimativas diferentes em seu quadro virtual: quanto tempo cada tarefa levaria para ser concluída e seu nível de dificuldade (alta, média ou baixa). Por exemplo, uma pessoa pode identificar os três projetos nos quais está trabalhando durante a semana e alocar o tempo que planeja gastar em cada um, com base no tipo de tarefa e na dificuldade estimada. Ao final de cada semana, foi solicitado a elas revisar suas estimativas, observar como seu tempo foi realmente alocado e o quão difícil a tarefa acabou sendo, e refletir sobre os motivos das diferenças entre suas previsões e a realidade. Essa prática permitiu que todo mundo revisasse suas previsões registradas, refletisse sobre o que o registro mostrava em comparação com suas percepções e ajustasse suas capacidades.

Inicialmente, os dados mostraram que as mulheres eram mais precisas em suas estimativas do tempo que uma tarefa levaria, embora muitas vezes superestimassem a dificuldade das tarefas. Enquanto isso, os homens subestimam tanto o tempo que uma tarefa levaria quanto sua dificuldade. Após a intervenção, a probabilidade de as mulheres identificarem com precisão a dificuldade da tarefa aumentou em um fator de 28%, enquanto os homens tiveram 12,5 vezes mais chances de fazê-lo. Além disso, os homens tornaram-se 7 vezes mais propensos a estimar com precisão o tempo necessário para uma tarefa, enquanto não houve diferença significativa nesse aspecto para as mulheres.

Viés de proximidade

Outra forma de viés que foi observado, foi o viés de proximidade, ou a tendência de pensar que as pessoas que estão ao seu redor fazem o trabalho mais importante. Um ambiente de trabalho híbrido exacerba esse viés e estava penalizando as mulheres na organização, onde os homens eram mais propensos do que elas a ir presencialmente para o escritório. As lideranças tendiam a expressar ceticismo, ou pelo menos confusão, sobre o que as mulheres faziam quando trabalhavam remotamente, enquanto tendiam a dar aos homens o benefício da dúvida e presumir que eles eram mais focados e produtivos.

Mesmo quando as mulheres iam para o escritório com a mesma frequência que os homens, as lideranças atribuíam a elas níveis de desempenho estatisticamente significativos 3% abaixo dos que atribuíam aos homens. E quando as mulheres iam para o escritório mais vezes do que os homens, as lideranças pareciam acreditar que estavam fazendo isso apenas porque estavam cuidando de si mesmas e queriam “ter um lugar à mesa” para defender sua posição na reorganização da empresa. Por outro lado, quando os homens chegavam ao cargo acima da média, eram vistos como líderes fortes.

Para resolver esse problema de viés de proximidade, Paola aplicou uma pesquisa para avaliar as preferências das pessoas dentre várias opções: mais reuniões online, um “dia âncora” quando todos deveriam estar no escritório, ou mais oportunidades externas de formação de equipes. A preferência era que a empresa criasse um dia âncora, o que foi feito. Essa intervenção levou a uma queda estatisticamente significativa no viés de proximidade que foi observada no ciclo seguinte de avaliação de desempenho. Além de as pessoas postarem seus projetos atuais em um quadro virtual todas as semanas, as equipes também foram convidadas a realizar reuniões semanais durante as quais discutiram três conquistas da semana anterior, suas metas para a semana atual e três desafios que enfrentam ao tentar alcançá-las. Ao chamar atenção mais igualitária para o trabalho que todos estavam fazendo, não importa onde o fizessem, essas reuniões ajudaram a empresa a resistir ao viés de proximidade.

Viés dentro/fora do grupo

A terceira forma de viés que estava se destacando nas avaliações de desempenho do trabalho remoto era o viés dentro/fora do grupo, ou dar tratamento preferencial a pessoas que você sente que pertencem a um grupo com o qual se identifica. Não é de surpreender que as pessoas que estavam trabalhando remotamente, e principalmente aquelas que se mudaram do escritório para outros estados, fossem cada vez mais vistos como membros do grupo externo – e tinham pontuações anuais de avaliação de desempenho inferiores em média 20%. Os benefícios seriam acumulados para aquelas no grupo, incluindo promoções verticais, promoções horizontais (oferecendo novas oportunidades para aprender novas habilidades e assumir tarefas mais valorizadas que os posicionaram para promoções verticais) e bônus, como ações acionárias na empresa. Tanto homens quanto mulheres estavam sujeitos a esse tipo de preconceito, mas como os homens tendem a ser vistos mais prontamente como líderes, eles foram mais facilmente capazes de se juntar ao grupo interno do que as mulheres.

Para aumentar o sentimento de pertencimento, a empresa lançou uma campanha denominada coletiva. Um elemento da campanha pedia às pessoas que respondessem a perguntas simples, às vezes tolas, para que as equipes pudessem conhecer os pontos em comum entre eles. Por exemplo, ao fornecer atualizações nas reuniões, os colaboradores também podem ter que responder à pergunta “Cachorro ou gato?” ou “O que está em sua lista de desejos este ano?”.

Perguntas como essas proporcionaram alguns momentos memoráveis que todas as pessoas puderam compartilhar, independentemente de trabalharem no escritório ou remotamente, e permitiram que mais pessoas vivenciassem momentos em grupo. 

Surpreendentemente, essa prática levou a um aumento de 14% nos sentimentos de pertencimento ao grupo interno e um aumento de 17% nas percepções de colaboradores de que outras pessoas pertencem ao grupo interno. No momento da avaliação de desempenho, as lideranças também foram solicitadas a lembrar uma coisa que tinham em comum com a pessoa que estavam prestes a avaliar. Descobrimos que essa intervenção simples, que significava que as avaliações começavam a partir de um ponto comum, diminuía a discriminação de gênero nas avaliações de desempenho da empresa em vários pontos percentuais.

Homens e mulheres geralmente vivenciam o local de trabalho de maneira diferente, seja pessoalmente ou virtualmente. Para incluir e apoiar os melhores talentos para a sua empresa em um ambiente dinâmico, é importante analisar com atenção os dados, ter atenção aos três tipos de vieses discutidos neste artigo e identificar práticas que nos levam a supervalorizar os esforços de determinados grupos. Os insights que se obtém ao tomar essas ações não apenas ajudam a tratar as mulheres de maneira mais justa, mas também levam a menos surpresas previsíveis, horas de trabalho mais produtivas e maior eficiência ao levar equipes – e sua empresa – ao sucesso.

Com informações de Harvard Business Review.

VOLTAR ÀS NOTÍCIAS

OUTROS CONTEÚDOS

NOTÍCIAS 12 abril 2024

Diferenças salariais são ainda mais críticas no recorte de raça, segundo Relatório Nacional de Transparência Salarial

Leia a notícia completa
NOTÍCIAS 5 abril 2024

Menopausa: estudo revela que apoio vindo de lideranças femininas e masculinas em empresas são quase iguais

Leia a notícia completa
NOTÍCIAS 27 março 2024

Pesquisas da PwC revelam desafios persistentes para equidade de gênero no mercado de trabalho

Leia a notícia completa
NOTÍCIAS 22 março 2024

Relatório do Banco Mundial revela que mulheres desfrutam de menos de dois terços dos direitos dos homens no ambiente de trabalho global

Leia a notícia completa
NOTÍCIAS 15 março 2024

Conferência realizada na sede da ONU debate o comprometimento das empresas com as mulheres

Leia a notícia completa
ARTIGOS 9 fevereiro 2024

“Trazer a experiência da maternidade e paternidade e de como construímos nossas relações em casa para as relações profissionais, pode gerar um ambiente mais saudável e produtivo,” dizem Karina Lara e Julia Gontijo

Leia a notícia completa
ARTIGOS 29 janeiro 2024

“Quando uma pessoa trans se movimenta, a sociedade inteira se movimenta em um caminho de mais respeito, de mais dignidade e mais justiça social”, afirma Noah Scheffel

Leia a notícia completa
ARTIGOS 1 dezembro 2023

"Toda empresa que busca estruturar um processo de impacto social em suas comunidades precisa envolver o nivelamento da base educacional como parte desse processo", diz Daniela Cantinelli

Leia a notícia completa
ARTIGOS 17 novembro 2023

"As empresas precisam se posicionar no combate às desigualdades raciais", diz Verônica Vassalo

Leia a notícia completa
ARTIGOS 19 novembro 2022

"Ser uma organização equitativa e inclusiva é um novo paradigma de negócio," diz Arlane Gonçalves

Leia a notícia completa
ARTIGOS 2 setembro 2022

"Precisamos assegurar a sustentação dos resultados já obtidos, trabalhar continuamente pelo engajamento das lideranças e voltar o olhar para o futuro", diz Neila Lopes

Leia a notícia completa
ARTIGOS 17 junho 2022

Confira dicas para ampliar a presença feminina na liderança das empresas

Leia a notícia completa
ARTIGOS 27 maio 2022

"Saúde mental comprometida entre mulheres nas empresas pode desestimular gerações futuras", diz Adriana Myssior

Leia a notícia completa
ARTIGOS 13 maio 2022

"A diversidade é um fato, mas a inclusão é uma escolha, e é nisso que precisamos focar", afirma Felipe Balbino

Leia a notícia completa
ARTIGOS 6 maio 2022

Como aumentar a permanência de mulheres no mercado de trabalho no retorno da licença maternidade

Leia a notícia completa
ARTIGOS 25 abril 2022

“Podemos aprender com as pessoas mais jovens, e elas conosco”, afirma Carla Leirner

Leia a notícia completa
ARTIGOS 8 março 2022

MM360 se une à ActionAid pela campanha InspirAções - Juntas Fazemos Acontecer

Leia a notícia completa
ARTIGOS 4 março 2022

Por um mundo livre de preconceitos, vieses, estereótipos e discriminação de gênero

Leia a notícia completa
ARTIGOS 28 janeiro 2022

“Precisamos compreender que a inclusão de um profissional trans não termina na contratação,” diz Danielle Torres

Leia a notícia completa
ARTIGOS 21 dezembro 2021

6 dicas para reingressar no mercado de trabalho após pausa na carreira

Leia a notícia completa
ARTIGOS 10 dezembro 2021

Cinco dicas para sua empresa apoiar diversidade, equidade e inclusão na Tecnologia da Informação

Leia a notícia completa
ARTIGOS 19 novembro 2021

“Queremos que o nosso quadro de funcionários represente a demografia brasileira”, diz Leila Luz

Leia a notícia completa
ARTIGOS 19 outubro 2021

Manifesto de apoio à criação de políticas públicas relativas à precariedade menstrual

Leia a notícia completa
ARTIGOS 4 outubro 2021

Programa de mentoria para alunas de graduação tem inscrições abertas hoje

Leia a notícia completa
ARTIGOS 28 junho 2021

“Se é importante para a sociedade, é importante para o Grupo Boticário!”, diz Renato Amendola

Leia a notícia completa
ARTIGOS 25 junho 2021

ONG capacita e incentiva mão de obra feminina na área da construção civil

Leia a notícia completa
ARTIGOS 17 maio 2021

“As corporações precisam sair do armário e mostrar publicamente que apoiam a comunidade LGBTI+”, diz Hóttmar Loch

Leia a notícia completa
ARTIGOS 13 maio 2021

Executiva cria instituto focado em identificar e interromper processos de violência socioemocional

Leia a notícia completa
ARTIGOS 19 março 2021

"O esforço deve ser genuíno e a liderança deve ser empática para a garantia da efetividade das ações", diz Laís Souza

Leia a notícia completa
ARTIGOS 12 fevereiro 2021

6 dicas para mulheres apoiarem umas às outras no ambiente de trabalho

Leia a notícia completa
ARTIGOS 29 janeiro 2021

“Nosso maior legado é contribuir para que talentos trans sejam reconhecidos”, diz Maite Schneider

Leia a notícia completa
ARTIGOS 22 janeiro 2021

Carta pede aumento de mulheres em conselhos de empresas brasileiras de capital aberto

Leia a notícia completa
ARTIGOS 23 outubro 2020

Diretora de RH da Roche fala sobre o Movimento Vem Falar de Vida em prol da conscientização sobre o câncer de mama

Leia a notícia completa
ARTIGOS 2 outubro 2020

“Nós podemos transformar o mundo, e já estamos fazendo isso”, diz Paula Goto

Leia a notícia completa
ARTIGOS 25 setembro 2020

"Precisamos dar voz às pessoas com deficiência na sociedade como um todo", diz Andrea Schwarz

Leia a notícia completa
ARTIGOS 28 agosto 2020

“Enquanto for preciso um dia para lembrar da visibilidade lésbica, estaremos aqui”, afirmam fundadoras da Rede de Mulheres LBTQ+

Leia a notícia completa
ARTIGOS 7 agosto 2020

“A paternidade tem sido o maior gatilho de transformação do homem”, diz Leandro Ziotto

Leia a notícia completa
ARTIGOS 30 julho 2020

4 maneiras de capacitar seus colaboradores para lidar com a discriminação no trabalho

Leia a notícia completa
ARTIGOS 24 julho 2020

“O sistema não enxerga o fato de vivermos em uma sociedade plural, na qual todos partem de lugares e trajetórias diferentes”, diz Camila Novaes

Leia a notícia completa
ARTIGOS 26 junho 2020

“Queremos ser referência de um lugar onde o ser diferente é valorizado”, diz Renato Souza

Leia a notícia completa
ARTIGOS 5 junho 2020

“Ser LGBTI+ não é um estilo de vida, uma opção, mas uma forma de ser e estar no mundo", diz Reinaldo Bulgarelli

Leia a notícia completa
ARTIGOS 29 maio 2020

Kiddle Pass estimula o brincar e ajuda na rotina de home office com filhos

Leia a notícia completa
ARTIGOS 30 abril 2020

Mulheres continuam sub-representadas em várias áreas do mercado de trabalho

Leia a notícia completa
ARTIGOS 10 abril 2020

"Vivemos hoje uma oportunidade de ação positiva de gênero", diz Phumzile Mlambo-Ngcuka

Leia a notícia completa
ARTIGOS 3 abril 2020

Empresas associadas do MM360 discutem melhores práticas em tempos de crise

Leia a notícia completa
ARTIGOS 23 março 2020

“Quando mulheres apoiam mulheres, não há limites que as impeçam de prosperar", dizem executivas do Somos Todas Marias

Leia a notícia completa
ARTIGOS 25 novembro 2019

“Empresas devem criar estruturas internas de suporte às vítimas de violência”, diz Maristella Iannuzzi

Leia a notícia completa
ARTIGOS 1 novembro 2019

"Empoderar empresas de mulheres é fortalecer o mercado", diz Natália Torres

Leia a notícia completa
ARTIGOS 11 outubro 2019

Consultoria afirma que filhos são um programa intensivo de desenvolvimento de soft skills

Leia a notícia completa
ARTIGOS 9 setembro 2019

“Ser mulher negra em posição de liderança é lembrar que existe um legado a ser construído”, afirma Nina Silva

Leia a notícia completa
ARTIGOS 25 julho 2019

“Para nós, as referências são ainda mais escassas. Dar voz a esse público é fundamental”, afirma Roberta Anchieta

Leia a notícia completa
ARTIGOS 22 fevereiro 2019

Confira sete dicas para criar e manter engajados os comitês de diversidade nas empresas

Leia a notícia completa
ARTIGOS 8 fevereiro 2019

“Os homens devem ser parceiros estratégicos na mudança cultural frente à equidade de gênero”, diz Wellington Silvério, diretor de RH da John Deere

Leia a notícia completa
ARTIGOS 30 novembro 2018

“Diversidade é considerar a história que constitui o colaborador e como isso pode agregar”, afirma Lisiane Lemos

Leia a notícia completa
ARTIGOS 7 setembro 2018

“Lidere a si e aos outros como se o mundo dependesse disso”, diz Leila Luz, da BASF

Leia a notícia completa
ARTIGOS 24 julho 2018

"Respeitar o direito à equidade de gênero é fazer o que é certo”, diz Rubens Weg, da Bayer do Brasil

Leia a notícia completa
ARTIGOS 12 julho 2018

“Precisamos fazer com que as meninas tenham cada vez mais modelos a seguir”, afirma Patricia Novais

Leia a notícia completa
ARTIGOS 29 junho 2018

“Não tenham medo! Nós damos conta!”, diz Camilla Tapias, VP da Telefônica Brasil, às jovens mulheres que estão entrando no mercado de trabalho

Leia a notícia completa
ARTIGOS 25 maio 2018

“Carrefour foi o primeiro lugar a respeitar minha nova identidade de gênero”, diz Gabriela Varela

Leia a notícia completa
ARTIGOS 11 maio 2018

Empreendedoras buscam conscientizar empresas em relação à maternidade

Leia a notícia completa
ARTIGOS 23 março 2018

“Jamais deixe alguém limitar o que você pode fazer e até onde pode chegar”, diz gerente da P&G

Leia a notícia completa
ARTIGOS 9 março 2018

“Você tem que se dedicar ao trabalho de forma alinhada com o seu propósito”, diz diretora do Citi

Leia a notícia completa
ARTIGOS 8 dezembro 2017

“As mulheres estão mais empoderadas nas empresas”, diz gerente da White Martins

Leia a notícia completa
ARTIGOS 4 outubro 2017

“Chegamos ainda mais longe quando somos felizes e completas”, diz recrutadora da Microsoft

Leia a notícia completa
ARTIGOS 28 setembro 2017

“Os desafios enfrentados pelas mulheres negras são maiores em todos os níveis”, diz Cida Bento

Leia a notícia completa
ARTIGOS 4 agosto 2017

E-book mostra caminhos para a promoção de equidade de gênero nas empresas

Leia a notícia completa
ARTIGOS 27 junho 2017

“A liderança das empresas precisa estar comprometida com a equidade de gênero”, diz especialista

Leia a notícia completa
ARTIGOS 16 junho 2017

Apenas 13,5% dos profissionais de segurança pública são mulheres, diz especialista

Leia a notícia completa
ARTIGOS 12 maio 2017

Coordenadora da FGV fala sobre desafios para a equidade de gênero nas empresas

Leia a notícia completa
ARTIGOS 23 fevereiro 2017

Diretora da Whirlpool fala sobre as possibilidades profissionais dentro da empresa

Leia a notícia completa
ARTIGOS 10 fevereiro 2017

Pesquisadora destacada em 2016, Celina Turchi conta sua trajetória

Leia a notícia completa
ARTIGOS 29 dezembro 2016

Iniciativa busca formação, engajamento e empoderamento de mulheres em tecnologia

Leia a notícia completa
ARTIGOS 18 novembro 2016

MM360 explica os termos gaslighting, mansplaining, manterrupting e bropriating

Leia a notícia completa
ARTIGOS 26 outubro 2016

"Eu trago para o trabalho a inteligência emocional que minhas filhas me trouxeram", diz Josie Romero

Leia a notícia completa
ARTIGOS 11 outubro 2016

Educação para a equidade como ferramenta de mudança do mercado de trabalho

Leia a notícia completa
ARTIGOS 26 setembro 2016

Consulado da Mulher: incentivo e apoio para empreendedoras realizarem sonhos

Leia a notícia completa
ARTIGOS 18 agosto 2015

Fórum apresenta ações para aumento de líderes femininas nas organizações

Leia a notícia completa