Aprenda como evitar problemas na coluna durante o trabalho
Já reparou de que forma você mantém a sua coluna durante o expediente? Então comece a reparar. Ficar muito tempo sentada ou muito tempo em pé pode facilitar o surgimento de vários problemas, como doenças cardiovasculares, obesidade, artrose, problemas circulatórios ou na própria coluna.
Mas como evitar tudo isso e manter a coluna com uma postura correta? Conversamos com o Doutor Pil Sun Choi, ortopedista e atual presidente da Federação Mundial de Cirurgia Minimamente Invasiva de Coluna, que deu dicas de como evitar problemas na coluna decorrentes de determinadas posturas no trabalho e ao uso de salto.
Entrevista com Doutor Pil Sun Choi
MM360: Como as mulheres podem evitar problemas decorrentes do fato de trabalharem sentadas o dia todo?
Dr.Pil Sun Choi: Para mulheres que passam o dia todo sentadas, recomenda-se sentar com as costas apoiadas no encosto, com a coluna reta e os pés apoiados. Também recomenda-se levantar da cadeira a cada uma hora, praticar regularmente atividade física aeróbica (caminhada, natação, hidroginástica), duas a três vezes por semana, e fazer exercícios de alongamento e fortalecimento muscular.
MM360: E para as mulheres que passam muito tempo em pé?
Dr.Pil Sun Choi: Em trabalhos que exigem ficar de pé por um longo tempo, recomenda-se alternar o apoio dos pés, isto é: manter um pé esticado e outro ligeiramente dobrado, ora no pé direito e ora no esquerdo. Essa postura irá retificar a lordose lombar e diminuir a sobrecarga nas estruturas da coluna.
MM360: Como as mulheres podem usar salto sem prejudicar a coluna?
Dr.Pil Sun Choi: No caso do salto alto, há uma frequência e tipo de salto menos prejudicial à coluna. No dia a dia, o ideal é três a cinco centímetros. Saltos maiores devem ser reservados aos eventos e, mesmo assim, a mulher deve estar preparada para ter dores nas costas e nos pés. A dor ocorre porque os saltos altos deslocam o centro de gravidade para frente, causando um desequilíbrio. Para compensar a desproporção, as mulheres tendem a naturalmente sobrecarregar as estruturas das vértebras, causando lordose lombar, uma curvatura excessiva da coluna para dentro. Para evitar problemas, sugerimos o uso de calçados do tipo plataforma, ou com saltos de até 3 cm.