“Nosso maior legado é contribuir para que talentos trans sejam reconhecidos”, diz Maite Schneider

29 janeiro 2021
Foto posada de Maite Schneider com vários prédios ao fundo.

O Brasil comemora nesta sexta-feira, 29 de janeiro, o Dia Nacional da Visibilidade Trans. A data, que passou a ser celebrada em 2004, quando mulheres transexuais, homens trans e travestis foram à Brasília lançar a primeira campanha contra a transfobia, “Travesti e Respeito”, é celebrada para reafirmar a importância da vida, a necessidade urgente de inclusão dessa parcela da população no mercado de trabalho e a garantia de direitos e pelo reconhecimento da sua identidade.

Segundo dados divulgados pelo Trans Murder Monitoring, apenas nos primeiros nove meses de 2020, 124 pessoas transexuais foram mortas no País. Esse número, somado à rejeição da família, baixa escolaridade, vulnerabilização econômica e exclusão do mercado de trabalho, faz com que grande parte desse grupo busque sustento em trabalhos informais.

Levantamentos feitos pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) e pelo Projeto Além do Arco-Íris, da AfroReggae, apontam que 90% tem a prostituição como fonte de renda, e que apenas 0,02% estão na universidade. Esses fatores, junto ao preconceito, dificultam o acesso às vagas de emprego.

Por conhecer essa realidade na pele, a empreendedora Maite Schneider decidiu em 2013, junto com a advogada Márcia Rocha, a psicanalista Letícia Lanz e a cartunista Laerte Coutinho, criar a TransEmpregos. A iniciativa, que atua com mais de 600 empresas, é hoje o maior banco de dados de currículos e vagas para pessoas trans do Brasil.

“Nosso trabalho é mostrar que existe um caminho. Que existe uma possibilidade, mesmo que ainda não seja fácil, para que esses profissionais não desistam, e ao mesmo tempo incentivar essas pessoas, capacitar onde não houve capacitação e fazer essa formação de fortalecer esses laços tanto do lado corporativo, da sociedade, como do lado dos profissionais trans. É um trabalho de formiguinha muitas vezes, mas o resultado acaba atingindo um coletivo de maneira muito potente”, diz Maite Schneider.

Em entrevista ao Movimento Mulher 360, a executiva conta sobre a sua trajetória, as barreiras enfrentadas pelas profissionais trans no mercado de trabalho, e de que forma as empresas podem avançar com esse tema. Confira.

MM360 – Quais desafios você encontrou como mulher transgênero na sua trajetória profissional? Como lidou com essas situações?
São várias fases, afinal eu estou com quase 50 anos de idade. Tive a fase inicial de tentativa de suicídio. Foram duas tentativas, uma aos 14, e outra aos 16. Estudei a vida inteira em um colégio religioso, e me chamavam de ‘mariquinha’. Eu achei que era um título. Era uma época sem internet, em que a gente não encontrava as pessoas que passavam as mesmas coisas para entender a situação. Eu não me entendia, e não me entendendo, eu não conseguia explicar.

Teve a entrada na faculdade. Eu acabei trancando o curso de Direito depois de cinco períodos, porque não conseguia estágio na minha área. Foi sempre muito difícil. Acabei optando pelo empreendedorismo, já que o corporativo não me queria. Até me apaixonar pela faculdade que lida com gente, que sou apaixonada até hoje, que é Direção Teatral. Com esse processo, veio a militância. Comecei a militar em 1990, primeiro para me entender, e depois para tentar ser ponte e facilitar o caminho de várias pessoas.

Criei vários projetos e o mais recente é o TransEmpregos, onde eu comecei a trabalhar há quase uma década como consultora de empresas para diversidade e inclusão. Hoje em dia, contribuo para que 688 empresas ampliem seus filtros de recrutamento e seleção a entenderem que competência não tem nada a ver com identidade, orientação, credo, raça, enfim…qualquer uma dessas especificidades. Mas que, ao mesmo tempo, essas especificidades são mega importantes na construção de várias soft skills. Ter um profissional com recortes plurais, variados, e ao mesmo tempo potentes para o universo humano, e o corporativo é um deles.

MM360 – Você foi a primeira trans a fazer parte da lista do LinkedIn Top Voice. Como esse reconhecimento impactou na sua vida e das pessoas que acompanham a sua trajetória?
Eu entrei no LinkedIn há dois anos e me apaixonei pela rede. Não só pelas trocas, mas pelo o que eu aprendo diariamente por lá. Foi uma surpresa entrar nessa segunda lista do LinkedIn Top Voice, até porque os participantes da primeira lista eram pessoas que eu super conhecia e já seguia, acompanhava. Quando saiu a lista com o meu nome, eu falei “Gente, não acredito! Estou no caminho certo”. Fico feliz em ver que na lista de 2020 já entrou a segunda pessoa trans, que é a Gabriela Augusto. Achei incrível que os editores do LinkedIn estão dando visibilidade a pessoas que muitas vezes não têm tantas conexões. Ou seja, perceberam que não bastam só as conexões, e sim os conteúdos que são passados, se são humanos. Eu fiquei muito feliz que vários outros grupos também estão representados. É uma mudança de possibilidades, novos horizontes que se abriram e com eles estou construindo pontes para reduzir as desigualdades que ainda existem.

MM360 – Como surgiu a TransEmpregos? De que forma ela tem contribuído para inserir travestis e transexuais no mercado de trabalho?
Começamos a TransEmpregos porque conhecíamos muitas profissionais trans, às vezes com dois, três pós-doutorados, que não conseguiam emprego por serem trans. Isso me incomodou, porque a conta não fechava. Afinal, se as empresas queriam os melhores talentos, e esses talentos estão disponíveis, só que não são empregados, mostrava que algo estava errado. Em 2013, junto com a advogada Márcia Rocha, a psicanalista Letícia Lanz e a cartunista Laerte Coutinho, criamos esse banco de talentos para garantir emprego e dignidade para cidadãs e cidadãos excluídos do processo de seleção das empresas por terem uma identidade ou orientação diferente da maioria das pessoas. Nosso trabalho inicial era juntar currículos de pessoas trans do Brasil inteiro e apresentá-los nas empresas para possíveis contratações. Não buscamos vagas exclusivas para pessoas trans, mas inclusivas, e que estas pessoas pudessem ser analisadas pelo RH das empresas e que não sofressem preconceitos e discriminações neste processo, só por conta da sua identidade de gênero. Na mesma época, estava sendo criado também o Fórum de Empresas LGBT, que também é um parceiro nosso e deu um passo importante nessa construção.

A gente teve muita sorte de ter bons contatos e ter boas matérias na mídia, principalmente no Estadão – que começou dando as primeiras matérias em páginas importantes de Finanças, Economia. Com isso, empresas começaram a nos procurar e nosso trabalho foi crescendo. Hoje só aumenta. Tanto que, mesmo em época de pandemia, somente no último um mês e meio, 100 empresas entraram para a TransEmpregos e conseguimos empregar 76 pessoas trans em todo o Brasil. Gosto também de dar o exemplo da Atento, que é uma das empresas que a gente trabalha, e que conta com 81 mil funcionários no Brasil. Já ajudamos a colocar 1.300 colaboradores trans. E isso é só uma das 688 empresas.

Por isso, acho que o nosso maior legado é contribuir para que talentos trans sejam reconhecidos, e fazer com que as empresas entendam que elas podem ir além da empregabilidade para fazer processos de culturas organizacionais mais inclusivos. A gente tem conseguido isso também por meio de vários projetos. Temos, por exemplo, uma parceria com o Google, nosso segundo projeto que está no ar agora, que é o TRANS-formAção, para ensinar habilidades subjetivas e digitais, além de conhecimentos jurídicos e de identidade profissional. Tem sido um caminho que as empresas têm entendido, e isso tem mudado esse início das profissionais trans, que normalmente é de muita exclusão e vulnerabilidade.

MM360 – Quais são as principais barreiras que esses profissionais encontram no universo corporativo?
Primeiro é o preconceito, que na maioria das vezes é falta de entendimento, porque pessoas trans, no começo de suas vidas, são jogadas para fora da família, dos colégios e, consequentemente, excluídas do processo de incorporação no meio do trabalho. Acabam sobrando só profissões como a prostituição, que não é o que a pessoa quer como escolha, mas acaba sendo uma delegação como única possibilidade e caminho a ser seguido. Surge então, a barreira do preconceito que existe por causa da ignorância, da falta de conhecimento.

Outra barreira é fazer com que os profissionais trans voltem a acreditar no sistema, que sempre foi de exclusão, de dor e sofrimento, de não aceitação. Mostrar que existe um caminho, que há outra possibilidade. Ainda não é um caminho fácil, ainda são poucas as empresas que estão acolhendo essas pessoas, mas que está acontecendo algo.

Nosso trabalho é para que esses profissionais não desistam, e ao mesmo tempo incentivar essas pessoas, capacitar e fazer essa formação de fortalecer os laços do lado corporativo, da sociedade, e dos profissionais trans. É um trabalho de formiguinha, mas o resultado acaba atingindo um coletivo de maneira muito potente.

Depois de feita a inserção é preciso fazer uma educação para mostrar que a diferença, que a diversidade, é a nossa maior igualdade. Está tudo bem não sermos iguais. A diferença pode ser muito potente para gerar mais criatividade e, consequentemente, trazer mais inovação.

MM360 – Quais avanços conseguimos nos últimos anos em relação à representatividade de profissionais trans no mercado brasileiro e à promoção da ambiência inclusiva?
Muitos avanços, afinal a gente teria mais de 600 empresas fazendo tudo isso que eu comentei anteriormente. Hoje em dia, eu nem procuro mais pelas companhias, são elas que buscam nossos serviços. Elas querem conversar, entender. Muitas já pagam cirurgia, hormônios para pessoas trans, e até mesmo ficam pensando em como fazer a inserção desses profissionais de maneira mais efetiva para que não seja mais um ou mais uma dentro da equipe, mas sim para fortalecer essa equipe onde as pessoas trans possam desenvolver um plano de carreira. É ver, por exemplo, o próprio CEO sentar com o colaborador e dizer “Eu quero entender”, já que normalmente são pessoas com mais idade. E que há, de fato, uma liderança que está de coração aberto para entender essa mudança e não impor regras. Eliminar antigos pensamentos como “Se você não é assim, se não usar esse dress code, se não fizer tal coisa, está fora, aqui não entra”. Essas atitudes estão acontecendo, e já podem ser consideradas como avanços. O mais importante é respeitar acima de tudo. A Atento, mais uma vez, antes mesmo de ter a lei que autoriza a mudança do nome e o sexo no registro civil, já fazia isso na prática. As empresas dão uma lição do que está acontecendo e está acontecendo muita, muita coisa.

MM360 – De que maneira as empresas podem atuar para reduzir e eliminar a discriminação e equidade de oportunidades em relação à identidade de gênero?
Podem atuar entendendo que além da responsabilidade social, pode agregar muito ao impacto social da marca fazendo muito mais do que simplesmente abrir espaços de empregabilidade. Hoje a gente vê empresas incríveis, com grupo de funcionários maravilhosos, que só aumenta a coesão da equipe, o espírito de humanidade, de empatia nas pessoas, que conseguem construir uma equipe diversa. Quando é assim, a equipe fica muito mais pulsante, tem uma dinâmica mais real do que quando divididas em baias, e as pessoas separadas, resolvendo cada uma a sua função como se isso fosse realmente a potência. A potência do coletivo está na soma da potência dos indivíduos que a compõem, senão o negócio não funciona.

Vemos as empresas atuando, indo a campo, conhecendo os trabalhos voluntários que a gente também faz. Somos ponte entre o movimento civil que a gente conhece e as empresas com seus colaboradores, justamente para ajudar a construir, a potencializar. As oportunidades podem acontecer de várias formas, como por meio de projetos internos e externos, além da mudança de mindset. Vemos muitas empresas mudando suas missões e valores para colocar a frente da inclusão e da diversidade como um valor capaz de potencializar missões e seus propósitos.

MM360 – Deixe algumas orientações para as empresas que pretendem avançar no debate e contratação de profissionais trans.
Vou deixar uma que vai valer por 100! Em nosso site, você encontra o projeto Agora Vai, feito em parceria com as dezessete maiores empresas contratantes de pessoas trans no Brasil, que nada mais é do que duas cartilhas gratuitas, uma com foco no RH e outra para profissionais transgêneros. Não precisa esperar a gente para iniciar essas contratações, para perderem seus medos. Lá tem perguntas sobre o que deve ou não fazer, como resolver as questões de benefícios, de empregabilidade. Os materiais são muito completos e são um bom caminho para as empresas que querem começar.

Não tenham medo do que não conhecem. Quando não souberem, perguntem.. Hoje, além da internet, temos também pessoas muito solidárias, abertas para fazer trocas por meio de networking. Ninguém sabe tudo, essa é a boa notícia. Nunca saberemos tudo, porque surgem coisas novas a todo momento. A diferença e a diversidade são a nossa maior igualdade. Negá-las ou não fazer nada para que a cultura organizacional da sua empresa seja mais inclusiva faz com que apenas você perca grandes oportunidades. Afinal, empresas que não se preocupam com diversidade e com sustentabilidade são aquelas que daqui 10 anos não precisarão nem se preocupar, porque não existirão. É simples.

MM360 – Hoje, 29 de janeiro, é celebrado o Dia Nacional da Visibilidade Trans. De que forma essa pauta pode estar em constante discussão, seja na sociedade ou no mercado corporativo, e não ficar restrita a apenas um dia por ano?
A primeira coisa é pensar que pessoas trans existem não somente no dia 29 de janeiro. Quando for chamá-las para estar na sua empresa, seja para palestrar, porque normalmente começa com uma palestra, um webinário, contrate essas pessoas. Paguem pelo tempo, o conhecimento e a vivência delas. Não queira tudo de maneira gratuita.

Venha conhecer o projeto Agora Vai que comentei antes, ele é totalmente gratuito e já estamos pensando em uma segunda edição das cartilhas. A TransEmprego está em um processo de que em 10 anos não queremos mais existir. Não queremos viver a vida inteira ensinando as pessoas algo que deveria ser natural do ser humano, que competências não tem a ver com essas especificidades. Parem com isso!

Vieses inconscientes, que nada mais são do que preconceitos que muitas vezes você transforma em discriminações, não podem acontecer. As empresas estão perdendo, a sociedade está perdendo. A gente não tem uma empresa ideal, porque não temos uma sociedade ideal. E não temos uma sociedade ideal, porque não somos humanos ideais. Estamos longe disso! Temos que buscar e voltar à essência da nossa humanidade para que a gente possa construir esse novo lugar que seja, como falei no começo, para todos, todas e todes.

Meu convite é de que pensem nisso de uma maneira holística. Que pensem também em interseccionalidade. Ninguém é só trans. A pessoa pode ser trans e periférica. Pode ser trans, periférica e negra. Pode ser trans, periférica, negra e ter uma deficiência. Pode ser trans, periférica, negra, ter deficiência e mais de 50 anos. Então, quer dizer, que a gente pode ser tudo. A gente pode ser plural. Pensem que as pessoas não são uma única questão. Lembrem da diversidade, inclusive nessas questões de interseccionalidade. E depois que você ler os materiais, vá conhecer o humano. Vá conhecer a pessoa. Vá conhecer esse mundo de humanidade. Se nós somos quase 8 bilhões de pessoas, isso quer dizer que somos 8 bilhões de identidades, 8 bilhões de pessoas com referências e estruturas diferentes.

MM360 – Deixe uma dica para as profissionais travestis e trans que estão entrando no mercado de trabalho e para aquelas que ambicionam um cargo de liderança.
As maiores portas de entrada para os profissionais, não só trans, mas de profissionais em geral, são os programas de jovem aprendiz, de estagiários, de trainees. Entrem nessas empresas por esses caminhos. Estudem. Não parem de estudar nunca. Vão atrás de coisas que vocês gostam. Na própria TransEmpregos divulgamos vários cursos gratuitos. Acabamos de fechar uma parceria grande entre a EF e o Bradesco, para dar 50 bolsas para profissionais trans estudarem inglês durante 2 anos. Acabamos de fechar também 30 bolsas de pós-graduação. Fechamos com muita frequência bolsas de graduação para que as pessoas possam se capacitar. Vá atrás. O mundo cada vez mais vai exigir dos profissionais competências, capacitações e aprimoramentos constantes. Não existe mais, como o Karnal diz e eu concordo plenamente, não existe mais a busca pelo profissional que seja formado, mas sim o que esteja aberto e em formação. Esteja em constante formação, independente da sua orientação, idade, credo e do local que você veio. Formação é quesito e adaptabilidade é a soft skill que a gente tem que desenvolver para tentar potencializar o melhor não só da humanidade, mas do ser humano.

Para aquelas que querem um cargo de liderança, o conselho é preparem-se. O universo corporativo é um universo de vida. Tem muita competitividade, as empresas inteligentes e humanizadas estão buscando essas ascensões cada vez mais da base e das pessoas que iniciaram e construíram a carreira junto à empresa. Elas valorizam muito isso. Então tente construir. Ache um lugar. Ache uma empresa. Leia não só sobre a vaga, mas vá atrás da empresa para saber se você se identifica com a missão e com propósito dela. Porque, afinal, a gente doa no mínimo 8 horas diárias para esse trabalho, para essa companhia e é muito pouco se for só pelo dinheiro. Busque por um lugar que você esteja trabalhando e que o seu trabalho esteja mudando também esse mundo para um lugar melhor. Para tornar o ser humano melhor e, consequentemente, uma sociedade melhor. Uma empresa melhor. Um mundo melhor.

Procurar empresas que investem realmente não apenas nas portas de entradas, mas na manutenção dessas pessoas e na capacitação. Empresas inteligentes hoje em dia são aquelas que seguem dois caminhos: elas atraem os melhores talentos e ao mesmo tempo continuam investimento neles com capacitações e treinamentos, sem medo nenhum de que concorrentes apareçam e que os levem embora. Elas não têm esse medo, porque seguem o segundo passo que é se transformarem em um ambiente tão incrível, tão maravilhoso, que por mais que na outra companhia o colaborador ganhe mais, ele fala não porque é na sua empresa que ele se sente bem. Busquem essas empresas. Elas existem. Elas estão aumentando. E se você não encontrar, pode me procurar porque dentro das empresas que a TransEmpregos atende, você vai encontrar.

VOLTAR ÀS ARTIGOS

OUTROS CONTEÚDOS

NOTÍCIAS 26 abril 2024

"Queremos promover a inclusão e aumentar a representatividade das mulheres na área de tecnologia", destaca Alessandra Palma

Leia a notícia completa
NOTÍCIAS 9 fevereiro 2024

“Trazer a experiência da maternidade e paternidade e de como construímos nossas relações em casa para as relações profissionais, pode gerar um ambiente mais saudável e produtivo,” dizem Karina Lara e Julia Gontijo

Leia a notícia completa
NOTÍCIAS 29 janeiro 2024

“Quando uma pessoa trans se movimenta, a sociedade inteira se movimenta em um caminho de mais respeito, de mais dignidade e mais justiça social”, afirma Noah Scheffel

Leia a notícia completa
NOTÍCIAS 1 dezembro 2023

"Toda empresa que busca estruturar um processo de impacto social em suas comunidades precisa envolver o nivelamento da base educacional como parte desse processo", diz Daniela Cantinelli

Leia a notícia completa
NOTÍCIAS 17 novembro 2023

"As empresas precisam se posicionar no combate às desigualdades raciais", diz Verônica Vassalo

Leia a notícia completa
ARTIGOS 3 maio 2024

Peso é o maior motivo de pressão estética sofrido pelas mulheres no ambiente de trabalho

Leia a notícia completa
ARTIGOS 12 abril 2024

Diferenças salariais são ainda mais críticas no recorte de raça, segundo Relatório Nacional de Transparência Salarial

Leia a notícia completa
ARTIGOS 5 abril 2024

Menopausa: estudo revela que apoio vindo de lideranças femininas e masculinas em empresas são quase iguais

Leia a notícia completa
ARTIGOS 27 março 2024

Pesquisas da PwC revelam desafios persistentes para equidade de gênero no mercado de trabalho

Leia a notícia completa
ARTIGOS 22 março 2024

Relatório do Banco Mundial revela que mulheres desfrutam de menos de dois terços dos direitos dos homens no ambiente de trabalho global

Leia a notícia completa
ARTIGOS 15 março 2024

Conferência realizada na sede da ONU debate o comprometimento das empresas com as mulheres

Leia a notícia completa
ARTIGOS 1 março 2024

Mulheres executivas estão otimistas com oportunidades de negócios e ESG

Leia a notícia completa
ARTIGOS 23 fevereiro 2024

Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça está com inscrições abertas até 30 de Março de 2024

Leia a notícia completa
ARTIGOS 2 fevereiro 2024

Relatório traz novos dados sobre percepção dos direitos humanos e desigualdade de gênero no Brasil

Leia a notícia completa
ARTIGOS 28 dezembro 2023

Mckinsey divulga novo relatório sobre os impactos da DEI no mercado de trabalho

Leia a notícia completa
ARTIGOS 21 dezembro 2023

Presença feminina em cargos de liderança ainda é pequena no Varejo

Leia a notícia completa
ARTIGOS 13 dezembro 2023

Mulheres negras em ambientes majoritariamente brancos enfrentam barreiras na promoção, revela estudo de Harvard

Leia a notícia completa
ARTIGOS 8 dezembro 2023

Pesquisa revela que 60% das mulheres não denunciam violência à polícia

Leia a notícia completa
ARTIGOS 17 novembro 2023

93% de colaboradores negros e negras veem barreiras para liderança, revela estudo do LinkedIn

Leia a notícia completa
ARTIGOS 10 novembro 2023

Mulheres negras investem mais no cuidado com as crianças para estarem no mercado de trabalho

Leia a notícia completa
ARTIGOS 1 novembro 2023

Impacto da saúde mental no ambiente de trabalho: um alerta para empresas brasileiras

Leia a notícia completa
ARTIGOS 20 outubro 2023

Relatório Women in the Workplace 2023: desmistificando realidades e desafios profissionais das mulheres

Leia a notícia completa
ARTIGOS 6 outubro 2023

Estudo reforça a importância do networking para o avanço profissional das mulheres

Leia a notícia completa
ARTIGOS 29 setembro 2023

MM360 reúne organizações parceiras e especialistas para debater o tema da parentalidade para a população LGBTQIAP+

Leia a notícia completa
ARTIGOS 21 setembro 2023

Diferença salarial entre mulheres e homens continua a crescer, aponta pesquisa

Leia a notícia completa
ARTIGOS 15 setembro 2023

Estudo inédito traz a percepção de profissionais 50+ sobre suas carreiras e o mercado de trabalho

Leia a notícia completa
ARTIGOS 18 agosto 2023

Desigualdade de gênero nas tarefas domésticas persiste no Brasil, aponta pesquisa do IBGE

Leia a notícia completa
ARTIGOS 11 agosto 2023

Quase 40% dos homens já pensaram em deixar o trabalho para cuidar dos filhos

Leia a notícia completa
ARTIGOS 28 julho 2023

Estudo traz recomendações para inclusão consciente de mulheres negras na liderança

Leia a notícia completa
ARTIGOS 30 junho 2023

Brasil sobe em ranking de igualdade de gêneros, diz Fórum Econômico Mundial

Leia a notícia completa
ARTIGOS 16 junho 2023

Conheça empresas que estão criando ambientes inclusivos e acolhedores para profissionais LGBTQIA+

Leia a notícia completa
ARTIGOS 26 maio 2023

Relatório Women in Business 2023 revela avanços e desafios no cenário empresarial brasileiro

Leia a notícia completa
ARTIGOS 13 maio 2023

Estudo aponta que saúde mental e falta de equilíbrio entre a carreira e a família preocupa as profissionais que são mães

Leia a notícia completa
ARTIGOS 5 maio 2023

Empresas que combatem violência contra mulheres poderão receber certificado da ABNT e Instituto Nós por Elas

Leia a notícia completa
ARTIGOS 14 abril 2023

Mulheres que sofreram assédio no trabalho afirmam que não perceberam nenhuma ação concreta quando denunciaram o agressor

Leia a notícia completa
ARTIGOS 6 abril 2023

Startup jurídica lança e-book sobre direito e tecnologia com viés de gênero

Leia a notícia completa
ARTIGOS 17 março 2023

Confira dicas de como abraçar a equidade de gênero no mercado de trabalho

Leia a notícia completa
ARTIGOS 10 março 2023

Desigualdade de gênero no mercado de trabalho é maior do que se pensava, afirma OIT

Leia a notícia completa
ARTIGOS 3 março 2023

Apelo à igualdade de gênero dentro do mundo digital marca o Dia Internacional das Mulheres

Leia a notícia completa
ARTIGOS 24 fevereiro 2023

Desigualdade salarial impacta o avanço da equidade de gênero e de raça no mercado de trabalho

Leia a notícia completa
ARTIGOS 17 fevereiro 2023

Movimento Mulher 360 anuncia reposicionamento da marca com nova identidade visual

Leia a notícia completa
ARTIGOS 10 fevereiro 2023

16 empresas brasileiras são listadas em índice de equidade de gênero internacional

Leia a notícia completa
ARTIGOS 13 janeiro 2023

Aumenta o número de empresas com recursos e gestão dedicados às pautas de DEI

Leia a notícia completa
ARTIGOS 27 dezembro 2022

Direito das mulheres deve ser prioridade na agenda social das empresas

Leia a notícia completa
ARTIGOS 16 dezembro 2022

ONU Mulheres lança cartilha para promover a inclusão de mulheres refugiadas e migrantes em ações voltadas para equidade de gênero

Leia a notícia completa
ARTIGOS 24 novembro 2022

Mulheres negras ainda são as mais prejudicadas no mercado de trabalho

Leia a notícia completa
ARTIGOS 4 novembro 2022

Mais de 7 milhões de negócios no Brasil são liderados por mulheres

Leia a notícia completa
ARTIGOS 20 outubro 2022

Do burnout ao quiet quitting: entenda a importância das empresas investirem em saúde mental de colaboradores

Leia a notícia completa
ARTIGOS 23 setembro 2022

Empresas com mulheres CEOs podem acelerar o avanço da equidade de gênero

Leia a notícia completa
ARTIGOS 2 setembro 2022

“Precisamos assegurar a sustentação dos resultados já obtidos, trabalhar continuamente pelo engajamento das lideranças e voltar o olhar para o futuro”, diz Neila Lopes

Leia a notícia completa
ARTIGOS 26 agosto 2022

Bolsa de valores brasileira exigirá mais mulheres em cargos de alta liderança nas empresas listadas

Leia a notícia completa
ARTIGOS 19 agosto 2022

Licença-paternidade é aliada no avanço da equidade de gênero e na saúde mental de mães que trabalham

Leia a notícia completa
ARTIGOS 15 agosto 2022

Desigualdade de gênero só acabará em 132 anos, segundo o Fórum Econômico Mundial

Leia a notícia completa
ARTIGOS 22 julho 2022

Plataforma Black Women Investment Network será lançada nesta segunda-feira, 25 de julho

Leia a notícia completa
ARTIGOS 8 julho 2022

Violência contra mulheres e meninas é maior em dias de jogos de futebol

Leia a notícia completa
ARTIGOS 30 junho 2022

Pesquisa aponta que profissionais LGBTQIA+ ainda enfrentam barreiras para crescer no mercado de trabalho

Leia a notícia completa
ARTIGOS 17 junho 2022

Confira dicas para ampliar a presença feminina na liderança das empresas

Leia a notícia completa
ARTIGOS 27 maio 2022

“A saúde mental comprometida entre as mulheres nas empresas pode desestimular gerações futuras”, diz Adriana Myssior

Leia a notícia completa
ARTIGOS 4 fevereiro 2022

Igualdade de gênero avança em empresas globais segundo índice Gender-Equality Index 2022 da Bloomberg

Leia a notícia completa
ARTIGOS 28 janeiro 2022

“Precisamos compreender que a inclusão de um profissional trans não termina na contratação,” diz Danielle Torres

Leia a notícia completa
ARTIGOS 21 janeiro 2022

Cresce 60% o número de mulheres no mercado de tecnologia nos últimos 5 anos

Leia a notícia completa
ARTIGOS 21 dezembro 2021

6 dicas para reingressar no mercado de trabalho após pausa na carreira

Leia a notícia completa
ARTIGOS 17 dezembro 2021

Executivas ocupam cerca de 14% das cadeiras de conselhos no Brasil e a maioria é branca e heterossexual

Leia a notícia completa
ARTIGOS 10 dezembro 2021

Cinco dicas para sua empresa apoiar diversidade, equidade e inclusão na Tecnologia da Informação

Leia a notícia completa
ARTIGOS 26 novembro 2021

Índice destaca as empresas que mais avançam para aumentar a inclusão racial no Brasil

Leia a notícia completa
ARTIGOS 19 outubro 2021

Manifesto de apoio à criação de políticas públicas relativas à precariedade menstrual

Leia a notícia completa
ARTIGOS 15 outubro 2021

Mulheres na liderança promovem mais ações de Diversidade, Equidade e Inclusão nas empresas durante a pandemia

Leia a notícia completa
ARTIGOS 24 setembro 2021

D&I só aparece dentre as prioridades para 55% das empresas atuantes na Bolsa

Leia a notícia completa
ARTIGOS 10 setembro 2021

Empresas que não oferecerem jornadas flexíveis no pós-pandemia correm o risco de perder talentos

Leia a notícia completa
ARTIGOS 20 agosto 2021

Diversidade em conselhos passa a ser obrigatória em empresas da Nasdaq

Leia a notícia completa
ARTIGOS 5 agosto 2021

Licença-paternidade pode contribuir para a redução do abandono de carreira por mulheres após maternidade

Leia a notícia completa
ARTIGOS 30 julho 2021

Conheça iniciativas que têm impulsionado mulheres negras a seguirem carreira em tecnologia

Leia a notícia completa
ARTIGOS 23 julho 2021

Mulheres continuam sub-representadas em campos científicos que impulsionam a revolução digital

Leia a notícia completa
ARTIGOS 16 julho 2021

Empresas com liderança feminina têm resultados melhores no índice ESG

Leia a notícia completa
ARTIGOS 4 junho 2021

51% das mulheres estão menos otimistas sobre suas perspectivas de carreira do que antes da pandemia

Leia a notícia completa
ARTIGOS 27 maio 2021

Brasil ocupa último lugar em ranking que analisa a presença feminina em conselhos

Leia a notícia completa
ARTIGOS 30 abril 2021

54% das empresas brasileiras de capital aberto possuem pelo menos uma mulher no conselho

Leia a notícia completa
ARTIGOS 23 abril 2021

Gestora Executiva do Movimento Mulher 360 estreia como colunista do MIT Sloan Management Review Brasil

Leia a notícia completa
ARTIGOS 16 abril 2021

Vocabulário de negociações muda com mulheres à frente da economia global

Leia a notícia completa
ARTIGOS 19 março 2021

“O esforço deve ser genuíno e a liderança deve ser empática para a garantia da efetividade das ações”, diz Laís Souza

Leia a notícia completa
ARTIGOS 12 março 2021

Foto de Laís Souza encostada em uma parede. Ela usa óculos, está sorrindo e seus cabelos estão com várias tranças.

Leia a notícia completa
ARTIGOS 5 março 2021

30% das mulheres cogitaram deixar o emprego devido à sobrecarga de trabalho durante a pandemia

Leia a notícia completa
ARTIGOS 26 fevereiro 2021

Discriminação contra mulheres mães no mercado de trabalho aumenta durante a pandemia

Leia a notícia completa
ARTIGOS 12 fevereiro 2021

6 dicas para mulheres apoiarem umas às outras no ambiente de trabalho

Leia a notícia completa
ARTIGOS 28 dezembro 2020

1 em cada 5 candidatas foi rejeitada por gravidez, maternidade ou desejo de ter filhos

Leia a notícia completa
ARTIGOS 21 dezembro 2020

Mulheres sofrem mais que homens com assédio no ambiente de trabalho

Leia a notícia completa
ARTIGOS 18 dezembro 2020

Estudo aponta que mulheres têm dificuldade em se autopromover no mercado de trabalho

Leia a notícia completa
ARTIGOS 4 dezembro 2020

Diferença salarial entre homens brancos e mulheres negras cai R$ 40 em 5 anos

Leia a notícia completa
ARTIGOS 25 novembro 2020

Jogo virtual auxilia na conscientização sobre tipos de violência contra a mulher

Leia a notícia completa
ARTIGOS 25 novembro 2020

Jogo virtual auxilia na conscientização sobre tipos de violência contra a mulher

Leia a notícia completa
ARTIGOS 13 novembro 2020

Campanha #ViolênciaNão – Pelos Direitos Políticos das Mulheres é lançada pela ONU Mulheres

Leia a notícia completa
ARTIGOS 6 novembro 2020

Pesquisa mostra realidade e desafios enfrentados pelas mulheres negras

Leia a notícia completa
ARTIGOS 30 outubro 2020

1 em cada 8 países adotou amplas medidas para proteger mulheres dos impactos da Covid-19

Leia a notícia completa
ARTIGOS 11 setembro 2020

Fundos geridos por mulheres rendem mais do que os de gestores homens

Leia a notícia completa
ARTIGOS 24 julho 2020

“O sistema não enxerga o fato de vivermos em uma sociedade plural, na qual todos partem de lugares e trajetórias diferentes”, diz Camila Novaes.

Leia a notícia completa
ARTIGOS 7 fevereiro 2020

Empresas com CEO mulher têm mais representatividade de gênero nas lideranças

Leia a notícia completa
ARTIGOS 15 janeiro 2020

Pesquisa traz visão dos colaboradores sobre a promoção da diversidade nas empresas

Leia a notícia completa
ARTIGOS 7 janeiro 2020

Racismo estrutural gera diferença salarial de 31% entre brancos e negros

Leia a notícia completa
ARTIGOS 13 dezembro 2019

Mulheres continuam ganhando menos apesar de estudarem mais, revela ONU

Leia a notícia completa
ARTIGOS 14 novembro 2019

Salário de mulheres negras representa 44% do recebido por homens brancos, aponta IBGE

Leia a notícia completa
ARTIGOS 17 outubro 2019

Mulheres alcançam cargos de liderança, mas são minorias na presidência das empresas

Leia a notícia completa
ARTIGOS 4 outubro 2019

Segundo a Kantar, Brasil é o 7º país mais inclusivo no ambiente de trabalho

Leia a notícia completa
ARTIGOS 20 setembro 2019

Apoio ao empreendedorismo feminino pode gerar US$ 5 trilhões à economia global

Leia a notícia completa
ARTIGOS 17 agosto 2019

Cresce o número de empresas que oferecem licença maternidade estendida

Leia a notícia completa
ARTIGOS 9 agosto 2019

Associadas do Movimento Mulher 360 são destaque na pesquisa Mulheres na Liderança 2019

Leia a notícia completa
ARTIGOS 7 junho 2019

Associados do Movimento Mulher 360 estão entre as 55 melhores empresas para as mulheres trabalharem no Brasil

Leia a notícia completa
ARTIGOS 31 maio 2019

Inscrições para participar da 2ª edição do Elas Periféricas vão até 16 de junho

Leia a notícia completa
ARTIGOS 15 fevereiro 2019

Conheça cinco políticas públicas-privadas que colaboram para a equidade de gênero na Noruega

Leia a notícia completa
ARTIGOS 25 janeiro 2019

Dobra o número de mulheres participantes no Fórum Econômico Mundial de 2019

Leia a notícia completa
ARTIGOS 11 janeiro 2019

Mulheres em TI entendem a importância de seus cargos para o futuro do setor

Leia a notícia completa
ARTIGOS 28 dezembro 2018

Salário dos homens em 2017 foi 30% maior do que o recebido pelas mulheres

Leia a notícia completa
ARTIGOS 19 novembro 2018

Ferramenta gratuita permite avaliar disparidades entre homens e mulheres nas empresas

Leia a notícia completa
ARTIGOS 5 outubro 2018

Lei pioneira demanda presença feminina em conselhos diretores em empresas na Califórnia, EUA

Leia a notícia completa
ARTIGOS 24 agosto 2018

VII Fórum Empreendedoras discute diversidade e inclusão no empreendedorismo

Leia a notícia completa
ARTIGOS 22 junho 2018

Springboard: Programa de Desenvolvimento de Liderança Feminina tem inscrições abertas

Leia a notícia completa
ARTIGOS 21 fevereiro 2018

Presença da mulher na liderança ficou maior, mas ainda longe do equilíbrio

Leia a notícia completa
ARTIGOS 9 fevereiro 2018

Mulheres ocupam maioria das vagas que são cortadas com a automatização

Leia a notícia completa
ARTIGOS 2 fevereiro 2018

Índice da Bloomberg reconhece empresas pelo compromisso com a igualdade de gênero

Leia a notícia completa
ARTIGOS 22 dezembro 2017

Webinário destaca gênero e raça como questões transversais no investimento social privado

Leia a notícia completa
ARTIGOS 17 novembro 2017

Relatório da OCDE afirma que países progrediram pouco para atingir a igualdade de gênero

Leia a notícia completa
ARTIGOS 11 outubro 2017

Pesquisa afirma que o preconceito mais praticado no Brasil é o machismo

Leia a notícia completa
ARTIGOS 22 setembro 2017

ONU alerta que austeridade fiscal ameaça igualdade de gênero no mercado de trabalho

Leia a notícia completa
ARTIGOS 8 setembro 2017

Desigualdade de gênero no trabalho doméstico aumenta após casamento, diz pesquisa

Leia a notícia completa
ARTIGOS 1 setembro 2017

Pesquisa mostra vozes da população mundial sobre as mulheres no trabalho

Leia a notícia completa
ARTIGOS 28 julho 2017

Relatório propõe estratégias para o avanço da igualdade de gênero na América Latina e no Caribe

Leia a notícia completa
ARTIGOS 21 julho 2017

Estudo mostra que mulheres sofrem mais interrupções em entrevistas de emprego

Leia a notícia completa
ARTIGOS 12 julho 2017

Estudo afirma que aumento da participação feminina no mercado de trabalho beneficiaria a economia mundial

Leia a notícia completa
ARTIGOS 5 junho 2017

Mães deixam mercado de trabalho cinco vezes mais que pais após chegada dos filhos

Leia a notícia completa
ARTIGOS 26 maio 2017

Diferença salarial entre gêneros aumenta no decorrer da carreira, diz pesquisa

Leia a notícia completa
ARTIGOS 19 maio 2017

Estudo mostra desigualdades e semelhanças entre mulheres e homens no Brasil

Leia a notícia completa
ARTIGOS 20 abril 2017

Estudo destaca baixa representatividade da mulher na sociedade brasileira

Leia a notícia completa
ARTIGOS 17 abril 2017

No ritmo atual, conselhos de empresas só terão paridade de gênero em 20 anos, diz pesquisa

Leia a notícia completa
ARTIGOS 10 março 2017

Estudo destaca progresso na contratação de mulheres para cargos de liderança

Leia a notícia completa
ARTIGOS 27 janeiro 2017

Série de vídeos inspira mulheres a conhecer as áreas de ciência e tecnologia

Leia a notícia completa
ARTIGOS 13 janeiro 2017

Trabalho doméstico não remunerado ainda é visto como um “problema de mulheres”

Leia a notícia completa
ARTIGOS 22 dezembro 2016

Estudo afirma que mulheres estão em desvantagem desde o primeiro grau da carreira profissional

Leia a notícia completa
ARTIGOS 22 novembro 2016

Por que a licença-paternidade é tão importante para a igualdade de gênero?

Leia a notícia completa
ARTIGOS 1 novembro 2016

Pesquisa aponta que 81% dos homens consideram o Brasil um país machista

Leia a notícia completa
ARTIGOS 13 outubro 2016

Executivas da Nestlé lançam blog para compartilhar experiências de vida e de trabalho

Leia a notícia completa
ARTIGOS 8 setembro 2016

Evento reúne líderes empresariais para discutir ética e diversidade

Leia a notícia completa
ARTIGOS 20 julho 2016

Movimento Mulher 360 apresenta plataforma de atuação no evento da British American Tobacco

Leia a notícia completa
ARTIGOS 7 julho 2016

Movimento Mulher 360, Insper, PwC e ONU Mulheres promovem evento para falar sobre vieses inconscientes no setor corporativo

Leia a notícia completa
ARTIGOS 22 abril 2016

ONU Mulheres e Instituto Coca-Cola realizam oficinas sobre igualdade de gênero

Leia a notícia completa
ARTIGOS 31 março 2016

Pesquisas mostram que homens são considerados bons chefes; já mulheres devem provar que são

Leia a notícia completa
ARTIGOS 24 março 2016

Nestlé é uma das primeiras empresas no Brasil a oferecer licença-paternidade

Leia a notícia completa
ARTIGOS 17 março 2016

Equidade de salários entre gêneros caminha a passos lentos, diz relatório

Leia a notícia completa
ARTIGOS 7 março 2016

Encontro sobre equidade de gênero nas empresas marca o Dia Internacional da Mulher

Leia a notícia completa
ARTIGOS 17 fevereiro 2016

Novo site do Movimento Mulher 360: mais completo e fácil de navegar

Leia a notícia completa
ARTIGOS 15 fevereiro 2016

Estudo aponta que poucas empresas no Brasil adotam benefícios exclusivos para as mulheres

Leia a notícia completa
ARTIGOS 10 fevereiro 2016

CEOs das empresas do IMPACTO 10x10x10 revelam dados inéditos de gênero

Leia a notícia completa
ARTIGOS 28 janeiro 2016

Estudo aponta que poucas empresas no Brasil adotam benefícios exclusivos para as mulheres

Leia a notícia completa
ARTIGOS 23 dezembro 2015

Os cinco maiores desafios de trabalho enfrentados por mulheres nos países do G20

Leia a notícia completa
ARTIGOS 16 dezembro 2015

Filhos de mães que trabalham podem ter maior probabilidade de só estudarem

Leia a notícia completa
ARTIGOS 9 dezembro 2015

Igualdade de gênero pode acrescentar US$850 bi à economia do Brasil

Leia a notícia completa
ARTIGOS 5 novembro 2015

ONU afirma que a maioria dos países não alcançou igualdade de gênero no acesso à educação

Leia a notícia completa
ARTIGOS 28 outubro 2015

Governo dos EUA investe em programa de incentivo à educação para meninas

Leia a notícia completa
ARTIGOS 21 outubro 2015

G-20 cria grupo de líderes mulheres para promover igualdade de gênero

Leia a notícia completa
ARTIGOS 14 outubro 2015

Empoderamento econômico feminino é tema de vídeo de lançamento da Associação Movimento Mulher 360

Leia a notícia completa
ARTIGOS 12 outubro 2015

Mulheres sofrem discriminação por idade mais frequentemente do que homens

Leia a notícia completa
ARTIGOS 8 outubro 2015

Empresas se unem e criam associação independente para estimular empoderamento feminino

Leia a notícia completa
ARTIGOS 5 outubro 2015

Estudo aponta as situações mais sexistas que acontecem com mulheres no trabalho

Leia a notícia completa
ARTIGOS 28 setembro 2015

Concurso visa reduzir o impacto do gênero nas escolhas profissionais

Leia a notícia completa
ARTIGOS 27 agosto 2015

Evento incentiva empresas a aderirem ao programa Pró-Equidade de Gênero e Raça

Leia a notícia completa
ARTIGOS 25 agosto 2015

Biblioteca Cora Coralina, em São Paulo, ganha primeira sala com foco na temática feminista

Leia a notícia completa
ARTIGOS 21 agosto 2015

Ter mães que trabalham fora pode ser benéfico para os filhos, diz estudo

Leia a notícia completa
ARTIGOS 13 agosto 2015

Participe da consulta pública para os novos Indicadores Ethos-MM360 para Promoção da Equidade de Gênero

Leia a notícia completa
ARTIGOS 16 julho 2015

10 mil homens brasileiros já aderiram ao movimento #ElesPorElas, da ONU

Leia a notícia completa