Como promover mais lideranças femininas nas empresas
O número de mulheres na liderança das empresas aumentou 10% nos últimos 15 anos. No cenário global, apenas 29% delas ocupam cargos do alto escalão. Os dados, que fazem parte da pesquisa Women In Business feita pela Grant Thornton, evidenciam o grande desafio enfrentado pelo mercado corporativo para alcançar a equidade de gênero nas posições de maior poder dentro das organizações.
Para estruturar ações afirmativas eficazes é necessário contemplar os diferentes momentos da trajetória profissional, além de ter um ambiente corporativo que seja acolhedor e que ofereça oportunidades iguais de desenvolvimento.
Com base nas melhores práticas empresariais, o MM360 desenvolveu o e-book Atração, desenvolvimento e promoção de lideranças femininas. As dicas apresentadas na publicação são inspiradas no trabalho feito pelas empresas associadas e com apoio de diversos estudos que ajudam a entender o cenário atual no Brasil e globalmente.
Confira algumas das diretrizes mais relevantes para acelerar a chegada delas ao topo:
- Criar oportunidade de networking informal em horários de trabalho;
- Dar visibilidade e reconhecimento às mulheres por tomadas de decisões;
- Fornecer feedback focado em sagacidade negocial e no impacto das métricas de negócio, não apenas em comunicação e estilo;
- Orientar sobre carreira e coaching que contestem autopercepções negativas e demonstrem que o progresso é conquistável;
- Ter consciência e buscar neutralizar vieses inconscientes em todos os processos da empresa.
Faça o download do e-book e confira o conteúdo completo em https://bit.ly/3ui3zVs
Quer mais dicas? Ouça o sétimo episódio do MM360Cast e fique por dentro de cases da PwC, VLI e Dow sobre como aumentar a presença feminina na liderança. O podcast do Movimento também está disponível no Spotify, Google Podcasts, Deezer e Apple Podcasts.