Ir para o conteúdo [1]

Apenas 3,5% das empresas no Brasil têm mulheres CEOs

Compartilhe: google-plus linkedin print
Foto de dois homens e uma mulher sentados em uma mesa de reuniões conversando

Análise feita pela BR Rating, agência de rating de governança corporativa, aponta que apenas 3,5% das empresas no Brasil têm mulheres CEOs. Foram analisadas 486 empresas: 59% nacionais e 41% multinacionais, com 200 a 10 mil colaboradores.

A baixa presença feminina também se faz presente em cargos de gerência (19%) e de diretoria (16%). Com relação ao quadro executivo, 42% das empresas contam apenas com homens, 56% têm ambos os gêneros ocupando essas vagas e apenas 2% têm somente mulheres. Na média, o total de cargos executivos preenchidos por elas é de 23%.

Outra barreira é a disparidade salarial. Em empresas de varejo, produtos de consumo e comunicação, o salário recebido pelas profissionais é, em média, 7,5% menos do que o recebido por eles. Em setores como mineração, siderurgia, metalurgia, construção civil e engenharia, a diferença vai para 23%.

“Se fizermos um novo levantamento em 2022, acredito que haverá mais mulheres em posição de comando. Elas já ocupam posições de destaque nos Conselhos de Administração”, afirma Ronald Bozza, sócio da BR Rating.

O executivo destaca, ainda, que o mercado tem evoluído de forma lenta, e que a agenda ESG deve acelerar esse avanço. No entanto, é preciso olhar também para outros grupos sub-representados.

“A diversidade é um item importante na composição do modelo ESG. E quando digo diversidade, não me refiro apenas às mulheres, mas também aos LGBTQ+. Por que só homens e mulheres heterossexuais? Os outros grupos também têm inteligência e sagacidade empresarial para contribuir fortemente para o crescimento das corporações”, complementa.

Com informações da CNN Brasil e do Mercado & Consumo.

Confira mais conteúdos para impulsionar a carreira das mulheres em nosso site

  • E-books

Atração, Desenvolvimento e Promoção de Lideranças Femininas
Metas e Monitoramento para a equidade de gênero

Episódio 6 – Metas e Monitoramento para Equidade de Gênero
Episódio 7 – Atração e Desenvolvimento de Lideranças Femininas
Episódio 9 – Mentoring e Sponsorship para desenvolvimento de mulheres

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *