Movimento Mulher 360 anuncia apoio estratégico a projetos sociais de empoderamento feminino
Em 2025, o Movimento Mulher 360 celebra uma década de atuação na promoção da equidade de gênero. Com trajetória consolidada no segmento empresarial, a rede agora amplia seu impacto ao direcionar apoio direto a projetos sociais, em uma iniciativa colaborativa com suas empresas associadas.
A partir de uma análise aprofundada das desigualdades de gênero no Brasil, foram definidas duas frentes prioritárias de atuação para gerar impacto em médio e longo prazo: Promoção da Inclusão Socioeconômica de Mulheres Negras e Enfrentamento da Violência e Abusos Contra Meninas e Mulheres.
A escolha das temáticas reflete os desafios mais urgentes do país: dados de 2025 revelam que 68% das mulheres assassinadas são negras e quatro meninas de até 13 anos são estupradas a cada hora no Brasil. A nova agenda social foi formalizada em fevereiro, com a aprovação da Política de Investimento Social.
Foram analisadas 25 iniciativas indicadas pelas associadas, e três organizações foram selecionadas para receber apoio financeiro e institucional em uma parceria de um ano. O processo considerou critérios como potencial de transformação social, sustentabilidade do projeto e relevância para as comunidades atendidas.
Essa nova fase reflete o amadurecimento do MM360 e reforça seu papel como agente de transformação, conectando empresas e sociedade em torno do propósito comum de ampliar oportunidades e promover a equidade de gênero e raça no Brasil.
“Quando empresas se unem para transformar realidades, o impacto vai muito além dos negócios. Ele se torna legado. Apoiar projetos sociais é uma forma de colocar em prática o que acreditamos: equidade se constrói com ação e colaboração,” afirma Margareth Goldenberg, gestora executiva do Movimento.
Conheça os projetos beneficiados
Instituto Guetto
Organização sem fins lucrativos dedicada à formação profissional e ao fortalecimento do empreendedorismo da população negra e periférica. Por meio do projeto “Empower Afro – Empreender é resistir, prosperar e transformar”, promove o empoderamento econômico e social de 30 mulheres negras com capacitações técnicas, mentorias e apoio na formalização de negócios.
Feira Preta
Ecossistema estratégico voltado ao fortalecimento econômico e cultural da população negra na América Latina, especialmente no Brasil. A iniciativa “Feira Preta Cria – Mulheres Afro-Indígenas” apoia 25 mulheres negras e indígenas na economia criativa, com ações de capacitação técnica, estímulo à inovação e autonomia econômica.
Programa Bem Querer Mulher
Referência no enfrentamento à violência de gênero e intrafamiliar desde 2004, o programa “Bem Querer Mulher”, do Instituto para o Desenvolvimento Sustentável (Indes), oportuniza a 1.000 mulheres a reconstrução de suas vidas após situações de violência doméstica e familiar, com acesso a direitos sociais, apoio jurídico, psicoterapia e preparação para reinserção no mercado de trabalho.
Leia mais
Movimento Mulher 360 celebra 10 anos de atuação pelo avanço da equidade de gênero