Apelo à igualdade de gênero dentro do mundo digital marca o Dia Internacional das Mulheres
“Por um mundo digital inclusivo: inovação e tecnologia para a igualdade de gênero” é o tema do Dia Internacional das Mulheres, celebrado em 8 de março, definido pela ONU Mulheres em 2023. A escolha está alinhada com o tema prioritário da 67ª sessão da Comissão da ONU sobre a Situação das Mulheres (CSW): “Inovação, mudança tecnológica e educação na era digital para alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas”, que tem início na próxima segunda-feira, 6, e segue até o dia 17 de março.
Neste ano, as ações em torno do tema exploram o impacto da lacuna de gênero digital na ampliação das desigualdades econômicas e sociais e destacam a importância de proteger os direitos delas em espaços digitais, além de abordar a violência baseada em gênero online facilitada por tecnologias da informação e da comunicação.
Trazer mulheres e outros grupos minorizados para a tecnologia, resulta em soluções mais criativas e com maior potencial para inovações mais inclusivas e capazes de atenderem às suas necessidades. A ausência delas nesses espaços tem custos enormes: de acordo com o relatório UN Women’s Gender Snapshot 2022, da ONU Mulheres, a exclusão do gênero feminino do mundo digital eliminou 1 trilhão de dólares do produto interno bruto de países de baixa e média renda na última década — uma perda que crescerá para 1,5 trilhão de dólares até 2025, se não houver nenhuma mudança. Reverter essa tendência exigirá enfrentar o problema da violência online, que de acordo com um estudo feito em 51 países, 38% das mulheres já experimentaram pessoalmente.
Incorporar a perspectiva de gênero na inovação, tecnologia e educação digital de forma transformadora ajuda mulheres e meninas a se tornarem mais conscientes de seus direitos. Os avanços na tecnologia digital oferecem novas possibilidades para solucionar os desafios humanitários e de desenvolvimento, e para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
Vale destacar que as oportunidades abertas pela revolução digital também representam o risco de perpetuar a atual dinâmica de desigualdade de gênero. As crescentes desigualdades são cada vez mais evidentes no contexto das competências digitais e do acesso às tecnologias, uma divisão digital que deixa mulheres para trás. Portanto, o desenvolvimento da educação digital e inclusiva e da tecnologia transformadora é um requisito fundamental para um futuro sustentável.
Celebração do Dia Internacional das Mulheres
A celebração do Dia Internacional das Mulheres pelas Nações Unidas sob o tema “Por um mundo digital inclusivo: inovação e tecnologia para a igualdade de gênero” inclui um evento internacional que acontece na quarta-feira, 8 de março de 2023, às 13h, horário de Brasília. O evento reunirá especialistas em tecnologia e inovação, representantes do governo, do movimento feminista e ativistas pela igualdade de gênero, o setor privado, e permitirá um debate sobre as responsabilidades e o papel de todo o ecossistema na melhoria do acesso à tecnologia e a redução da lacuna de gênero no mundo digital. Para se inscrever, acesse http://bit.ly/3kFQy8k.
Com informações da ONU Mulheres
Saiba mais: Baixe e-book com dicas e orientações para empresas acelerarem a atração e contratação de mulheres STEM e Conheça iniciativas que contribuem para educação e formação de talentos plurais