Como a Nestlé trabalha para engajar as lideranças na pauta de DE&I
10 dezembro 2024A Nestlé é uma das principais referências no trabalho de promoção da equidade de gênero, com programas de desenvolvimento e mentoria para mulheres, além de políticas de trabalho flexíveis que ajudam a equilibrar vida profissional e pessoal. Com abordagem estruturada para envolver todas as áreas da empresa, também conta com metas específicas para garantir a representatividade em todos os níveis.
Para garantir o avanço na pauta, a Nestlé entende o comprometimento das lideranças, principalmente C-Level, como ponto fundamental. São realizados treinamentos regulares de conscientização sobre vieses inconscientes e liderança inclusiva, sensibilizações sobre a importância da inclusão no ambiente de trabalho e como liderar equipes diversas de forma eficaz.
Além disso, incentivam líderes a abraçarem causas e se engajarem nos grupos de afinidade oferecendo apoio à novas iniciativas e políticas que visam promover uma cultura acolhedora e verdadeiramente inclusiva para todas as pessoas.
Envolvimento da liderança
- Accountability: semestralmente, a Nestlé reúne o ManCom, grupo com todo o board executivo, para falar sobre o cenário da DE&I na empresa. Essas lideranças acompanham a evolução do tema por meio de um Dashboard, que é atualizado todos os meses, que mede avanços e retrocessos em todos os pilares (Gênero, Raça, PcDs, LGBTQIA+ e Gerações), considerando todas as interseccionalidades. Em adição aos encontros focados em DE&I do Comitê Executivo, o time de DE&I, conduz anualmente um plano de ação exclusivo por área, em conjunto com HRBP responsável e lideranças. Além disso, temos comitês de diversidade e inclusão em diversas unidades de negócio, onde periodicamente as lideranças executivas daquela divisão se encontram para avaliar a jornada das áreas, discutir efetividade das ações e propor novas ações. Atualmente, são mais de 300 pessoas trabalhando diretamente com os temas de Diversidade & Inclusão, seja na governança direta dos diferentes comitês, ou envolvidas nos grupos. Um exemplo é o Comitê da área Técnica, em que todas diretoras e diretores de fábricas se encontram trimestralmente, compartilham boas práticas e se comprometem com a Diversidade & Inclusão.
- Café dos grupos de afinidade com o presidente: com frequência, o presidente da empresa se reúne com o líder de DE&I e os líderes de cada grupo de afinidade para um momento de escuta ativa e entender o que mais faz sentido dedicar esforços para seguir avançando.
- Parte da agenda de executivos internacionais: sempre que lideranças de outros países visitam o Brasil, é apresentada toda a agenda e estratégia em Diversidade, Equidade e Inclusão, e como cada área da empresa está trabalhando o tema a partir de seus desafios e necessidade.
- Ações com speakers e presença nas agendas dos programas de DE&I: a Nestlé está sempre atenta às necessidades da sua força de trabalho e traz especialistas sobre diversos temas para reafirmar a importância dessa agenda e garantir que todas as pessoas colaboradoras estejam alinhadas com a cultura e valores da organização.
- Compartilhamento de cases para premiações internas: para além de premiações importantes do mercado, a empresa conta com premiações internas de pessoas, cases e resultados como forma de incentivar para que profissionais sigam buscando inovar e se unir em prol do objetivo de firmar a Nestlé como empresa verdadeiramente inclusiva e que reflete a nossa sociedade.
Contato
Matheus Camargo – matheus.camargo1@br.nestle.com