Empresas se unem e criam associação independente para estimular empoderamento feminino

8 novembro 2015 Foto de um homem e uma mulher andando por um corredor

São Paulo, 08 de outubro de 2015 – – Com o objetivo de estimular a igualdade de gênero, abordar maneiras de incorporar a questão na estratégia do negócio, identificar boas práticas que possam ser replicadas e fornecer ferramentas para mensurar avanços, um grupo de doze empresas se uniu para criar a Associação Movimento Mulher 360 (MM360), uma evolução do Movimento Empresarial pelo Desenvolvimento Econômico da Mulher, iniciativa liderada pelo Walmart e lançada em 2011.  A estratégia de criar uma associação empresarial independente e sem fins lucrativos para incentivar o empoderamento feminino e fomentar o desenvolvimento econômico da mulher é inédita no mundo.

Associação Movimento Mulher 360 nasce com o objetivo de contribuir para o empoderamento econômico da mulher brasileira em uma visão 360 graus. Para cumprir esta missão, a associação organizará as atividades em três pilares estratégicos: fomento, sistematização e difusão de práticas empresarias que permitam o avanço do desenvolvimento econômico feminino nas empresas, nas comunidades e na cadeia de valor.

Fruto da parceria entre Bombril, Cargill, Coca-Cola, DelRio, Diageo, Johnson & Johnson, Natura, Nestlé, PepsiCo, Santander, Unilever e Walmart, a Associação Movimento Mulher 360 está alinhada com os sete Princípios de Empoderamento da ONU Mulheres e visa estimular a igualdade de gênero, abordar maneiras de incorporar a questão na estratégia do negócio, identificar boas práticas que possam ser replicadas e fornecer ferramentas para mensurar avanços.

O foco será a articulação e mobilização da comunidade empresarial para ações coordenadas e de grande impacto, que de fato contribuam para o empoderamento feminino e para promover uma verdadeira transformação na sociedade. Por isso, uma das iniciativas do pilar Sistematização foi o desenvolvimento de indicadores que possibilitarão estruturar iniciativas e mensurar os seus resultados.  Em parceria com o Instituto Ethos, foram elaborados 12 indicadores, dentre eles: estratégias para a promoção da equidade de gênero; promoção da diversidade e equidade; equidade de oportunidades, inclusão e não-discriminação de gênero.

A associação está aberta à adesão de outras empresas, basta acessar o site www.movimentomulher360.com.br.  O Grupo Boticário foi a primeira empresa a aderir à iniciativa após sua criação pelas doze empresas fundadoras.

Evento de lançamento

CEOs e executivos das empresas fundadoras se reuniram hoje (08) para lançar oficialmente a Associação Movimento Mulher 360. Na ocasião, foi realizado um debate com mediação da jornalista Maria Cândida. Dentre os assuntos discutidos, os benefícios que a promoção da equidade de gênero traz para o negócio, casos reais de mudanças de comportamento e quebra de paradigmas e expectativas em relação ao Movimento.

Indicadores Ethos/MM360

Em parceria com o Instituto Ethos, foram elaborados 12 indicadores considerando quatro dimensões: visão e estratégia, governança e gestão, social e ambiental. Parte do pilar Sistematização, os indicadores visam auxiliar na estruturação de iniciativas e, posteriormente, na mensuração dos seus resultados.  Para obter mais informações de cada um dos indicadores, basta acessar www.ethos.org.br/indicadoresethos.

Os 12 indicadores são:

    1. Estratégias para a Promoção da Equidade de Gênero
    2. Gênero e Governança
    3. Gestão e Relato de Progresso
    4. Gestão das Questões de Gênero na Cadeia de Suprimentos
    5. Gestão das Questões de Gênero na Relação com Consumidores e Clientes
    6. Gestão das Questões de Gênero na Comunidade
    7. Monitoramento de Impactos do Negócio nos Direitos Humanos
    8. Promoção da Diversidade e Equidade
    9. Equidade de Oportunidades, Inclusão e Não-Discriminação de Gênero
    10. Compromisso com a Maternidade e com o Equilíbrio Trabalho e Vida Pessoal
    11. Saúde e Segurança e Combate à Violência
    12. Educação e Treinamento

Histórico

Em 2011, o Walmart Brasil convidou organizações – entre empresas brasileiras e multinacionais, ONGs, entidades de classe, sociedade civil e o poder público – para fazer parte do Movimento Empresarial pelo Desenvolvimento Econômico da Mulher. A iniciativa tinha como objetivo realizar uma ação global para atrair, reter e desenvolver mulheres no mercado de trabalho, a partir de uma visão de 360 graus do empoderamento feminino.

Para isso, o projeto visava articular e mobilizar o setor produtivo para ações coordenadas que promovessem uma transformação na vida das mulheres, buscando efetivamente a equidade de gênero e o empreendedorismo. Para dar ainda mais força à iniciativa, 12 empresas que já faziam parte do Movimento, decidiram se unir para fundar uma associação independente, sem fins lucrativos. Assim nasce a Associação Movimento Mulher 360, a primeira associação independente do mundo para empoderar mulheres.

Fazem parte da Associação Movimento Mulher 360: Bombril, Boticário, Cargill, Coca-Cola, DelRio, Diageo, Johnson & Johnson, Natura, Nestlé, PepsiCo, Santander, Unilever e Walmart

OS SETE PRINCÍPIOS DE EMPODERAMENTO DA ONU MULHERES

    1. Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível;
    2. Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação;
    3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa;
    4. Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres;
    5. Apoiar o empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres por meio das cadeias de suprimentos e marketing;
    6. Promover a igualdade de gênero por meio de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social;
    7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

Depoimentos

As empresas envolvidas na iniciativa estão alinhadas com os princípios difundidos pela ONU Mulheres e são reconhecidas por colocarem em prática consistente política de diversidade, com especial foco no equilíbrio entre os gêneros:

Fernando Fernandez, presidente da Unilever Brasil 

“O tema diversidade faz parte do DNA da Unilever e não é de hoje que equidade de gênero está na pauta da companhia. Temos orgulho em afirmar que, atualmente, metade das posições de liderança são ocupadas por mulheres. Somos reconhecidos por oferecer as ferramentas necessárias para que as mulheres desenvolvam habilidades de liderança e avancem na carreira. Para nós, o equilíbrio entre os gêneros é prioridade estratégica para o crescimento do negócio e, por isso, acreditamos que sempre é possível fazer mais. Não à toa, temos a meta global de empoderar 5 milhões de mulheres até 2020. Fazer parte da Associação Movimento Mulher 360 reforçará a nossa atuação nesse sentido. ”

Guilherme Loureiro, presidente e CEO do Walmart Brasil

“Em primeiro lugar, o Walmart apoia o empoderamento feminino por que é o certo a ser feito e faz sentido para o negócio.  Estudos comprovam que empresas com  equidade de gênero tem um melhor desempenho financeiro. E várias empresas reunidas em uma associação, como o Movimento Empresarial Mulher 360, podem fazer muito mais. Por isso, apoiamos a ideia desde sua criação e acreditamos que juntos podemos gerar as mudanças necessárias”.

Juan Carlos Marroquín, presidente da Nestlé Brasil

“É importante que as empresas desenvolvam um ambiente e uma cultura que ofereçam oportunidades iguais para todos e progridam continuamente para melhorar a representação da mulher principalmente em equipes de gestão. Diversidade e igualdade de gêneros são prioridades na agenda da Nestlé. Faz parte dos nossos princípios de negócios corporativos. É essencial para termos uma sociedade mais justa”.

Marcos Scaldelai, presidente da Bombril

“Ser uma das empresas fundadoras do Movimento Mulher 360º reforça o posicionamento da Bombril na valorização da mulher na sociedade. De forma pioneira, nossa empresa atua há anos no empoderamento feminino interna e externamente. Mantemos projetos e metas claras de desenvolvimento e promoção de nossas colaboradoras; criamos o projeto social Casa Bombril, que já capacitou mais de 2 mil empregadas domésticas de forma gratuita; apoiamos novos talentos femininos da música popular brasileira, além de patrocinar esportistas de ponta no país. ”

Maria Eduarda Kertész, presidente da Johnson & Johnson Consumo do Brasil

“A Johnson & Johnson valoriza a cultura de igualdade desde a sua fundação, em 1886, com mulheres entre mais da metade dos colaboradores. Acreditamos que o desenvolvimento da mulher é fundamental e benéfico para a empresa e a sociedade como um todo. Nossas políticas e iniciativas estimulam o avanço das mulheres na empresa, e para nós, participar do Movimento Mulher 360 é uma oportunidade de compartilhar melhores práticas, reafirmando o nosso compromisso como empresa e contribuindo para promover uma mudança de cultura no país”.

Luíz Pretti, presidente da Cargill no Brasil

“Nosso compromisso com a diversidade vai além da nossa gestão. Acreditamos no Movimento Mulher 360 como um importante passo para o fomento de iniciativas voltadas ao empreendedorismo e autonomia da mulher. Na Cargill, criamos um ambiente onde todos são respeitados, tendo como resultado uma cultura pautada na igualdade, desde a formação e desenvolvimento de jovens talentos até valorização de lideranças femininas”.

Roberto Lima, presidente da Natura

“A mulher tem um papel fundamental na sociedade brasileira que queremos: equilibrada, justa e próspera. A Natura cresceu junto com o fortalecimento das mulheres no país, e ampliamos constantemente a participação de consumidoras, consultoras e colaboradoras em nossas decisões e ações. A meta da Natura é ter 50% de mulheres em cargos de liderança até 2020 ante 30% em 2014”.

Xiemar Zarazúa, presidente da Coca-Cola Brasil

“Na busca por igualdade de gêneros, dar equivalência de oportunidades às mulheres no mercado de trabalho é uma maneira simples e rápida de transformação. Por isso, nós executivos e empresas temos uma grande responsabilidade nas mãos”.

Carlos Pereira – presidente DelRio.

“ Um dos fatores que nos faz participar do Movimento Mulher 360 é a perfeita conexão com a história da DelRio. Desde sempre priorizamos o diálogo entre o produto e quem o faz, por exemplo, o nosso quadro de funcionários é composto 94% por mulheres e isso vai desde os setores fabris até a diretoria.”

Vanessa Lobato, vice-presidente de Recursos Humanos e há 15 anos no Santander

“Fui a primeira mulher Superintendente Regional no Santander, fruto do trabalho e das oportunidades dadas pelo banco. Nunca senti diferença pelo fato de ser mulher e a melhor evolução é sermos avaliadas e encorajadas a ocupar posições e receber desafios pelas competências, independentemente do gênero. Chegamos e provamos que damos conta do recado, tanto que as mulheres estão em todos os segmentos, em diferentes funções e muitas no comando. No Santander temos 35,7% de mulheres em cargos de liderança, incluindo diretoras e superintendentes. Assumir desafios maiores é uma escolha individual e, claramente, em uma empresa que propicie oportunidades”.

Cristiane Lopes, gerente de Cidadania Corporativa da PepsiCo no Brasil

“Na PepsiCo, acreditamos que um ambiente inclusivo, que valoriza diferentes perspectivas, estimula a criatividade e favorece a inovação. Temos compromisso global de alavancar o número de mulheres em posições de liderança, valorizando, dessa forma, a diversidade de pensamentos e estilos. Por isso, fazer parte do Movimento Mulher 360 e poder contribuir ainda mais para o empoderamento da mulher brasileira, em diversas frentes, está diretamente relacionado aos nossos principais valores e objetivos”.

Tatiana Correia | gerente de Sustentabilidade da Diageo

“Na Diageo, incentivamos a diversidade de gênero pois acreditamos que o sucesso nos negócios reside na pluralidade – e este é um valor que aplicamos na prática, globalmente. Nosso Comitê Executivo global tem representação de 40% do sexo feminino e temos diversas iniciativas em todos os mercados em que atuamos para proporcionar o equilíbrio.  Fazer parte do Movimento Mulher 360 vem ao encontro de nossos objetivos e nos permite contribuir ainda mais para o empoderamento da mulher no Brasil”.

Vanessa Machado, diretora de Identidade Organizacional do Grupo Boticário

“O Grupo Boticário incentiva ações que visam garantir que homens e mulheres tenham as mesmas oportunidades de desenvolvimento. Pela competência, atitudes e merecimento. Não pelo gênero. O empoderamento feminino, com foco na equidade de gênero, é a nossa causa. Por isso apoiamos iniciativas, como a da Associação Movimento Mulher 360, que servem de inspiração para a construção de um mundo mais belo”.

VOLTAR

OUTROS CONTEÚDOS

NOTÍCIAS - 16 julho 2015

10 mil homens brasileiros já aderiram ao movimento #ElesPorElas, da ONU

Leia a notícia completa
NOTÍCIAS - 13 agosto 2015

Participe da consulta pública para os novos Indicadores Ethos-MM360 para Promoção da Equidade de Gênero

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 18 agosto 2015

Fórum apresenta ações para aumento de líderes femininas nas organizações

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 26 setembro 2016

Consulado da Mulher: incentivo e apoio para empreendedoras realizarem sonhos

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 11 outubro 2016

Educação para a equidade como ferramenta de mudança do mercado de trabalho

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 26 outubro 2016

"Eu trago para o trabalho a inteligência emocional que minhas filhas me trouxeram", diz Josie Romero

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 18 novembro 2016

MM360 explica os termos gaslighting, mansplaining, manterrupting e bropriating

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 29 dezembro 2016

Iniciativa busca formação, engajamento e empoderamento de mulheres em tecnologia

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 10 fevereiro 2017

Pesquisadora destacada em 2016, Celina Turchi conta sua trajetória

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 23 fevereiro 2017

Diretora da Whirlpool fala sobre as possibilidades profissionais dentro da empresa

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 12 maio 2017

Coordenadora da FGV fala sobre desafios para a equidade de gênero nas empresas

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 16 junho 2017

Apenas 13,5% dos profissionais de segurança pública são mulheres, diz especialista

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 27 junho 2017

“A liderança das empresas precisa estar comprometida com a equidade de gênero”, diz especialista

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 4 agosto 2017

E-book mostra caminhos para a promoção de equidade de gênero nas empresas

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 28 setembro 2017

“Os desafios enfrentados pelas mulheres negras são maiores em todos os níveis”, diz Cida Bento

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 4 outubro 2017

“Chegamos ainda mais longe quando somos felizes e completas”, diz recrutadora da Microsoft

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 8 dezembro 2017

“As mulheres estão mais empoderadas nas empresas”, diz gerente da White Martins

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 9 março 2018

“Você tem que se dedicar ao trabalho de forma alinhada com o seu propósito”, diz diretora do Citi

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 23 março 2018

“Jamais deixe alguém limitar o que você pode fazer e até onde pode chegar”, diz gerente da P&G

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 11 maio 2018

Empreendedoras buscam conscientizar empresas em relação à maternidade

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 25 maio 2018

“Carrefour foi o primeiro lugar a respeitar minha nova identidade de gênero”, diz Gabriela Varela

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 29 junho 2018

“Não tenham medo! Nós damos conta!”, diz Camilla Tapias, VP da Telefônica Brasil, às jovens mulheres que estão entrando no mercado de trabalho

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 12 julho 2018

“Precisamos fazer com que as meninas tenham cada vez mais modelos a seguir”, afirma Patricia Novais

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 24 julho 2018

"Respeitar o direito à equidade de gênero é fazer o que é certo”, diz Rubens Weg, da Bayer do Brasil

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 7 setembro 2018

“Lidere a si e aos outros como se o mundo dependesse disso”, diz Leila Luz, da BASF

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 23 novembro 2018

Conheça as práticas que promovem diversidade racial nas empresas

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 30 novembro 2018

“Diversidade é considerar a história que constitui o colaborador e como isso pode agregar”, afirma Lisiane Lemos

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 8 fevereiro 2019

“Os homens devem ser parceiros estratégicos na mudança cultural frente à equidade de gênero”, diz Wellington Silvério, diretor de RH da John Deere

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 22 fevereiro 2019

Confira sete dicas para criar e manter engajados os comitês de diversidade nas empresas

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 25 julho 2019

“Para nós, as referências são ainda mais escassas. Dar voz a esse público é fundamental”, afirma Roberta Anchieta

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 9 setembro 2019

“Ser mulher negra em posição de liderança é lembrar que existe um legado a ser construído”, afirma Nina Silva

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 11 outubro 2019

Consultoria afirma que filhos são um programa intensivo de desenvolvimento de soft skills

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 1 novembro 2019

"Empoderar empresas de mulheres é fortalecer o mercado", diz Natália Torres

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 25 novembro 2019

“Empresas devem criar estruturas internas de suporte às vítimas de violência”, diz Maristella Iannuzzi

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 23 março 2020

“Quando mulheres apoiam mulheres, não há limites que as impeçam de prosperar", dizem executivas do Somos Todas Marias

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 3 abril 2020

Empresas associadas do MM360 discutem melhores práticas em tempos de crise

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 10 abril 2020

"Vivemos hoje uma oportunidade de ação positiva de gênero", diz Phumzile Mlambo-Ngcuka

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 30 abril 2020

Mulheres continuam sub-representadas em várias áreas do mercado de trabalho

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 29 maio 2020

Kiddle Pass estimula o brincar e ajuda na rotina de home office com filhos

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 5 junho 2020

“Ser LGBTI+ não é um estilo de vida, uma opção, mas uma forma de ser e estar no mundo", diz Reinaldo Bulgarelli

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 26 junho 2020

“Queremos ser referência de um lugar onde o ser diferente é valorizado”, diz Renato Souza

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 24 julho 2020

“O sistema não enxerga o fato de vivermos em uma sociedade plural, na qual todos partem de lugares e trajetórias diferentes”, diz Camila Novaes

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 30 julho 2020

4 maneiras de capacitar seus colaboradores para lidar com a discriminação no trabalho

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 7 agosto 2020

“A paternidade tem sido o maior gatilho de transformação do homem”, diz Leandro Ziotto

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 28 agosto 2020

“Enquanto for preciso um dia para lembrar da visibilidade lésbica, estaremos aqui”, afirmam fundadoras da Rede de Mulheres LBTQ+

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 18 setembro 2020

Por que a interseccionalidade é importante no mercado de trabalho?

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 25 setembro 2020

"Precisamos dar voz às pessoas com deficiência na sociedade como um todo", diz Andrea Schwarz

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 2 outubro 2020

“Nós podemos transformar o mundo, e já estamos fazendo isso”, diz Paula Goto

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 23 outubro 2020

Diretora de RH da Roche fala sobre o Movimento Vem Falar de Vida em prol da conscientização sobre o câncer de mama

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 22 janeiro 2021

Carta pede aumento de mulheres em conselhos de empresas brasileiras de capital aberto

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 29 janeiro 2021

“Nosso maior legado é contribuir para que talentos trans sejam reconhecidos”, diz Maite Schneider

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 12 fevereiro 2021

6 dicas para mulheres apoiarem umas às outras no ambiente de trabalho

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 19 março 2021

"O esforço deve ser genuíno e a liderança deve ser empática para a garantia da efetividade das ações", diz Laís Souza

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 13 maio 2021

Executiva cria instituto focado em identificar e interromper processos de violência socioemocional

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 17 maio 2021

“As corporações precisam sair do armário e mostrar publicamente que apoiam a comunidade LGBTI+”, diz Hóttmar Loch

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 25 junho 2021

ONG capacita e incentiva mão de obra feminina na área da construção civil

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 28 junho 2021

“Se é importante para a sociedade, é importante para o Grupo Boticário!”, diz Renato Amendola

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 4 outubro 2021

Programa de mentoria para alunas de graduação tem inscrições abertas hoje

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 19 outubro 2021

Manifesto de apoio à criação de políticas públicas relativas à precariedade menstrual

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 19 novembro 2021

“Queremos que o nosso quadro de funcionários represente a demografia brasileira”, diz Leila Luz

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 10 dezembro 2021

Cinco dicas para sua empresa apoiar diversidade, equidade e inclusão na Tecnologia da Informação

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 21 dezembro 2021

6 dicas para reingressar no mercado de trabalho após pausa na carreira

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 28 janeiro 2022

“Precisamos compreender que a inclusão de um profissional trans não termina na contratação,” diz Danielle Torres

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 4 março 2022

Por um mundo livre de preconceitos, vieses, estereótipos e discriminação de gênero

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 8 março 2022

MM360 se une à ActionAid pela campanha InspirAções - Juntas Fazemos Acontecer

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 25 abril 2022

“Podemos aprender com as pessoas mais jovens, e elas conosco”, afirma Carla Leirner

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 6 maio 2022

Como aumentar a permanência de mulheres no mercado de trabalho no retorno da licença maternidade

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 13 maio 2022

"A diversidade é um fato, mas a inclusão é uma escolha, e é nisso que precisamos focar", afirma Felipe Balbino

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 27 maio 2022

"Saúde mental comprometida entre mulheres nas empresas pode desestimular gerações futuras", diz Adriana Myssior

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 17 junho 2022

Confira dicas para ampliar a presença feminina na liderança das empresas

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 2 setembro 2022

"Precisamos assegurar a sustentação dos resultados já obtidos, trabalhar continuamente pelo engajamento das lideranças e voltar o olhar para o futuro", diz Neila Lopes

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 19 novembro 2022

"Ser uma organização equitativa e inclusiva é um novo paradigma de negócio," diz Arlane Gonçalves

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 17 novembro 2023

"As empresas precisam se posicionar no combate às desigualdades raciais", diz Verônica Vassalo

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 1 dezembro 2023

"Toda empresa que busca estruturar um processo de impacto social em suas comunidades precisa envolver o nivelamento da base educacional como parte desse processo", diz Daniela Cantinelli

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 29 janeiro 2024

“Quando uma pessoa trans se movimenta, a sociedade inteira se movimenta em um caminho de mais respeito, de mais dignidade e mais justiça social”, afirma Noah Scheffel

Leia a notícia completa
ARTIGOS - 9 fevereiro 2024

“Trazer a experiência da maternidade e paternidade e de como construímos nossas relações em casa para as relações profissionais, pode gerar um ambiente mais saudável e produtivo,” dizem Karina Lara e Julia Gontijo

Leia a notícia completa