Ir para o conteúdo [1]

Como incluir as mulheres e a igualdade de gênero na resposta à pandemia do Coronavírus

Compartilhe:

A ONU Mulheres alerta que o Covid-19 tem impactos e implicações diferentes para mulheres e homens. Isso porque muitas delas estão expostas ao novo Coronavírus por trabalharem no setor da saúde, atuarem no trabalho doméstico ou como cuidadoras. Para a organização, é essencial envolvê-las nas tomadas de decisões nacionais e locais. Por isso, foi divulgado nesta semana a publicação “COVID-19 na América Latina e no Caribe: como incorporar mulheres e igualdade de gênero na gestão da resposta à crise”.

Para o escritório regional da ONU Mulheres, “garantir a dimensão de gênero na resposta requer a alocação de recursos suficientes para responder às necessidades de mulheres e meninas. A resposta deve considerar de maneira diferenciada as necessidades e capacidades de mulheres, homens, meninas e meninos e garantir que todas as pessoas afetadas se beneficiem da assistência.”

Segundo o documento, elas serão as mais impactadas com o cenário atual, principalmente, aquelas que atuam no trabalho não-remunerado e que têm a responsabilidade de cuidar de familiares doentes, pessoas idosas e crianças.

“O emprego e os serviços de assistência afetam as trabalhadoras em geral, e em particular, as trabalhadoras informais e domésticas, porque a experiência demonstrou que as quarentenas reduzem consideravelmente as atividades econômicas e de subsistência e afetam setores altamente geradores de empregos para as mulheres, como comércio e turismo”.

Dentre as recomendações sugeridas para garantir a recuperação a médio e longo prazo está o desenvolvimento de estratégias focadas nas mulheres para criar resiliência e promover mecanismos de geração de renda e meios de vida sustentáveis.

“Reconhecer impacto do COVID-19 nas mulheres e meninas e a garantia de uma resposta que atenda às suas necessidades e garanta seus direitos são essenciais para fortalecer os esforços de prevenção, resposta e recuperação.”

Acesse o documento completo na área de Publicações do site ou clique aqui. 

Com informações da ONU Mulheres

Uma resposta para “Como incluir as mulheres e a igualdade de gênero na resposta à pandemia do Coronavírus”

  1. Trata-se de uma preocupação real e mais que justa diante das inúmeras atribuições femininas junto à família, nos hospitais, com os idosos na condição de cuidadoras, trabalhadoras domesticas , enfim atuando em vários. espaços e se doando constantemente.
    Uma inciativa digna de atençãoI ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *