Ir para o conteúdo [1]

4 dicas para fazer da equidade racial e de gênero um compromisso além do Dia da Consciência Negra

Compartilhe:
Image of two colleagues discussing about new project.

Novembro é o mês em que se celebra o Dia da Consciência Negra (20). A data, instituída desde 2011 pela Lei 12.519, reforça a importância de promover a diversidade e a equidade racial em todos os ambientes.

Por que falar sobre racismo e inclusão de pessoas negras? Além da força que movimentos como Vidas Negras Importam ganharam em 2020, é preciso lembrar que, mesmo sendo a maioria da população brasileira, ela ainda sofre discriminação e é sub-representada no mercado de trabalho. Inclusive, recentemente, publicamos a pesquisa “Potências (in)visíveis: a realidade de uma mulher negra no mercado de trabalho”, feita pela consultoria Indique Uma Preta e a empresa de pesquisa Box1824, com o recorte de gênero, e que você pode conferir aqui.

Para contribuir para um mercado de trabalho mais justo e igualitário, o Movimento Mulher 360 disponibiliza em seu site conteúdos gratuitos sobre o tema.

É o caso do nosso e-book que traz dicas e orientações para que as empresas avancem na contratação e desenvolvimento das profissionais negras.

Nina Silva, do Movimento Black Money, Letícia Kissu da área de Diversidade & Inclusão, do Santander, e Valquiria Silva, líder do SubComitê Vivo Afro, na Telefônica VIVO, são as convidadas do terceiro episódio do MM360Cast e, juntas, descomplicam o assunto e mostram com exemplos práticos como é possível criar ações afirmativas dentro dessa agenda no universo corporativo.

Já em nosso Banco de Práticas, que reúne ações das mais de 70 empresas associadas, é possível encontrar exemplos de como elas estão trabalhando por uma cultura mais inclusiva e diversa usando o filtro de Raça & Gênero.

Para quem deseja saber mais sobre racismo e feminismo negro de forma leve e descontraída, há também uma seleção de 15 filmes, séries e livros. Confira aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *