Ir para o conteúdo [1]

Mulheres ocupam apenas 30% dos cargos no setor de energia, aponta pesquisa

Compartilhe:

Pesquisa realizada pela Select Humans for Energy, empresa especializada em recrutamento e seleção de profissionais do setor de energia, mostra que a participação das mulheres no segmento ainda é pequena. Elas ocupam apenas 30% dos cargos. A análise foi feita com base nos processos de contratação dos últimos quatro anos.

O dado é confirmado pela Agência Internacional de Energia Renovável (Irena). A pesquisa, realizada com empresas do setor em 144 países, revelou que 32% dos empregados são mulheres.

Os dois levantamentos mostraram, ainda, que a presença feminina é menor em empregos relativos a áreas mais técnicas dos negócios e mais significativa nas áreas administrativas.

A sócia-fundadora da Select, Luisa Gentil Blandy, destaca que, nos processos de seleção, já identificou diferentes posturas em relação à ocupação de vagas por mulheres: “Um cliente manifestou interesse específico por uma profissional do sexo feminino porque entendia que tal condição poderia ser um diferencial para a posição comercial. Um outro não queria contratar mulher de jeito nenhum, preocupado com a possibilidade de a funcionária ter de sair de licença-maternidade”, afirma.

“Inúmeras pesquisas mostram como a diversidade ajuda no crescimento das empresas. Por isso, sempre que possível, tentamos incluir pelo menos uma mulher na lista de indicações apresentada aos clientes”, complementa Luisa.

Para conferir o estudo da Irena na íntegra, acesse a área de Publicações do nosso site ou clique aqui. 

Com informações de assessoria de imprensa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *