Ir para o conteúdo [1]

Associados do Movimento Mulher 360 são destaque no Guia Exame Diversidade

Compartilhe:

Foi divulgado na última quarta-feira, 27 de março, em São Paulo, a primeira edição do Guia Exame Diversidade em parceria com o Instituto Ethos. Foram analisadas 109 empresas e suas atuações dentro dos quatro pilares da diversidade e equidade: promoção e inclusão de mulheres, negros, pessoas com deficiência e LGBTI+.

Foram reconhecidas e premiadas 36 corporações – dentre as quais, 18 associados do Movimento Mulher 360 – que mais se aproximaram dos quatro temas dos setores de agronegócio, autoindústria, bens de consumo, bens de capital, construção civil, consultoria, eletrônicos, instituições financeiras, químico e petroquímico, serviços, siderurgia, tecnologia, varejo e pequena e média empresa.

Após a avaliação das empresas inscritas, o guia confirma que 95% delas acreditam que a diversidade impacta positivamente nos negócios. Também afirmaram que times diversos melhoram o clima organizacional, ajudam a reter talentos, aumentam a produtividade e a melhoria do desenvolvimento de produtos ou serviços.

O documento revelou ainda que, no Brasil, as empresas estão em níveis diferentes quando o assunto é diversidade. A maioria está mais engajada e avançada na promoção de mulheres e pessoas com deficiência, seguido da diversidade étnico-racial e inclusão de pessoas do grupo LGBTI+.

O processo de análise para chegar à premiação foi feito com base na adaptação de uma série de guias temáticos desenvolvidos pelo Instituto Ethos com apoio de parceiros, dentre eles, o Movimento Mulher 360. Em um primeiro momento, as empresas realizaram uma autoavaliação, respondendo a um questionário qualitativo com 11 indicadores, o que representou 70% da classificação final.

Na segunda etapa houve a análise da autoavaliação, garantindo que empresas com notas maiores que 7 entrassem para a seleção do guia. Houve ainda entrevista e apuração dos dados quantitativos apresentados. Após a classificação geral, a validação dos especialistas.

Conheça os melhores por setor

Empresa do Ano: Santander

Agronegócio: Cargill

Autoindústria: General Motors

Bens de Consumo: Grupo Boticário

Bens de Capital: John Deere

Construção Civil: Techint

Consultoria: Accenture

Eletrônicos: Schneider Electric

Instituições Financeiras: Santander

Químico e Petroquímico: Shell

Serviços: Atento

Siderurgia: Novelis

Tecnologia: SAP

Varejo: Carrefour

Pequena e média empresa: Trench Rossi e Watanabe

Destaques nas categorias:

Mulheres: Avon

LGBTI+: SAP

Diversidade Étnico-Racial: White Martins

Pessoas com Deficiência: Natura