Ir para o conteúdo [1]

Pesquisa revela que mães ganham até 40% menos do que mulheres sem filhos

Compartilhe:

Quanto mais filhos, menor é o salário recebido pelas mães brasileiras. É o que revela a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do IBGE, realizada pela consultoria IDados.

Para realizar o levantamento, foram consideradas trabalhadoras casadas de 25 a 35 anos. Dentro dessa faixa etária, é maior o número de mulheres com filhos. Somente no primeiro semestre, havia 2,92 milhões de trabalhadoras mães, contra 1,36 milhão de mulheres sem filhos.

Entre os números apontados, o levantamento demonstrou que ter o primeiro filho pode reduzir o salário em 24%. Mulheres com três ou mais crianças, podem receber até 40% menos do que uma colega que não é mãe.

Ainda com base nos dados da Pnad, a consultoria LCA verificou que as mulheres são a maioria entre os trabalhadores que desistiram de procurar um novo emprego.

Alguns dos motivos que contribuem para essa desigualdade salarial são questões culturais, falta de políticas públicas que contribuam para a presença delas no mercado de trabalho, assim como as dificuldades para conciliar cuidados familiares com a qualificação profissional.

Conteúdo produzido com informações do Estadão.