Ir para o conteúdo [1]

Ferramenta gratuita permite avaliar disparidades entre homens e mulheres nas empresas

Compartilhe:

A plataforma WEP Gender Gap Analysis Tool, desenvolvida pelo Pacto Global com a ONU Mulheres e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID Invest), já está disponível na versão português. A iniciativa chega ao país através da parceria do projeto Diálogos Nórdicos e a Rede Brasil do Pacto Global.

A ferramenta é gratuita e pode ser utilizada por empresas de diversos tamanhos que queiram avaliar suas políticas e programas de igualdade de gênero. Mais de 800 companhias em 90 países já fazem uso do sistema.

Como funciona

A ferramenta de análise de lacuna dos WEPs possui 18 questões de múltipla escolha baseadas em boas práticas em prol da igualdade de gênero na liderança, no local de trabalho, no mercado e na comunidade. Entre os tópicos avaliados estão remuneração igualitária, recrutamento, saúde da mulher e processos de contratação inclusivos.

Ao inserir os dados, a organização consegue acompanhar o desenvolvimento das ações e comparar o progresso em relação a empresas equivalentes. A plataforma assegura a confidencialidade das informações.

Os resultados apresentados pelo questionário apontam as áreas que precisam ser melhoradas além de identificar oportunidades para futuras ações e também auxilia na criação de metas para diminuir o gap entre eles e elas.

As empresas podem, ainda, usar a ferramenta para conhecer as melhores práticas globais sobre igualdade de gênero.

Os indicadores para promoção da equidade gênero do Movimento Mulher 360/Ethos têm como base os WEPs da ONU Mulheres e está alinhado com a ferramenta.