Ir para o conteúdo [1]

Conheça as práticas que promovem diversidade racial nas empresas

Compartilhe:

Para promover a equidade de oportunidades e a diversidade no mercado de trabalho entre colaboradores de diferentes raças, etnias e tons de pele, a iniciativa da Afrobras, mantenedora da Faculdade Zumbi dos Palmares, reuniu executivos de 70 empresas, dentre elas, Coca-Cola Brasil, Itaú e Santander, associadas ao Movimento Mulher 360, para discutir modelos que colaborem com a diminuição da desigualdade racial nas empresas brasileiras.

Envolvimento dos gestores, comunicação inclusiva e a criação de comitês de grupos de afinidade são alguns exemplos que contemplam a lista. Outro aspecto ressaltado é a diferença que o processo contínuo traz para a implementação da diversidade racial.

Daniela Pio, coordenadora de diversidade e inclusão da Faculdade Zumbi dos Palmares, defendeu a importância da cultura inclusiva para que a diversidade racial seja realidade nas empresas, em sua participação no evento do Movimento Mulher 360, Diálogos entre Associados.

“Olha para a sua cultura, para o que de fato acontece no dia a dia, como são as relações, a questão da equidade étnica, racial e de gênero na sua empresa, porque se a cultura não for trabalhada para fazer inclusão, o processo não acontece genuinamente”, disse Daniela.

Veja a lista de boas práticas na íntegra, divulgada pela revista Exame online, em https://abr.ai/2zrx4cG.

Para conferir os melhores momentos da conversa com especialistas realizada durante o Diálogo entre Associados sobre Raça e Gênero – como ampliar a atração, contratação e promoção das mulheres negras, clique aqui.