Ir para o conteúdo [1]

MM360 compartilha sua experiência no X Congresso GIFE

Compartilhe:

O que o Investimento Social Privado (ISP) pode fazer pelos direitos das mulheres? Na quarta-feira (04/04), o Movimento Mulher 360 (MM360) falou sobre o tema no X Congresso GIFE na trilha: “O que o ISP pode fazer por…Direitos das Mulheres”, em São Paulo (SP). A roda de conversa fez parte da programação aberta e gratuita do evento.

A mesa trouxe o ISP para questões que envolvem os direitos das mulheres nas áreas da educação, da saúde, da economia, entre outras áreas. A iniciativa trouxe reflexões de profissionais de diversas organizações: Margareth Goldenberg (MM360), Jacira Melo (Instituto Patrícia Galvão), Renata Rodovalho (Instituto Avon), Amália Fischer (Fundo Elas), Maria Laura Canineu (Human Rights Watch).

Entre os assuntos, elas destacaram o grande desafio sobre como levar as questões de gênero para o Investimento Social Privado. Margareth afirmou que poucas organizações investem em projetos sociais de direitos humanos (que incluem questões de gênero e raça, entre outros temas relacionados). “Falamos em como articular as organizações para realizarem esse investimento – pelo menos de forma transversal em sua atuação social. É preciso que elas tenham um olhar com intencionalidade para a questão da mulher”, disse.

No encontro, o Movimento Mulher 360 levou a experiência e a visão do empoderamento econômico da mulher no sentido de mostrar como isso está sendo tratado dentro das empresas e como é possível envolvê-las para que levem essa atuação além do time interno.

Margareth lembra que investir nos direitos das mulheres é também investir no desenvolvimento da sociedade. “É muito relevante levar o tema da equidade e dos direitos das mulheres para esse bate-papo relacionando o Investimento Social Privado. Se conseguirmos esse investimento para a promoção dos direitos da mulher de forma mais ampla, estudos mostram que os países que fazem isso têm menor taxa de pobreza, por exemplo. Empoderadas, as mulheres acabam investindo em suas famílias e na própria comunidade, gerando oportunidade de desenvolvimento para o país”, afirma.

Em breve, o vídeo com a íntegra da mesa estará disponível no canal do GIFE, no YouTube e nós incluiremos nesta nota.

Com informações do GIFE.