Visão global Coca-Cola para alcançar a igualdade de gênero

11 outubro 2017 Imagem de destaque

CASE COMPLETO EXCLUSIVO PARA ASSOCIADAS

Não é associada? Associe-se!

A jornada da diversidade na Coca Cola, teve inicio com a divulgação da visão global de atingir em 2020 um cenário igualitário composto por 50% de homens e 50% de mulheres nos cargos de liderança da empresa em todo o mundo. Uma medida importante para o avanço da pauta de gênero que estimulou as unidades locais a criarem soluções que pudessem alcançar tais números.

Neste contexto, a empresa no Brasil desenvolveu sua estratégia local, da qual, fez parte a constituição de comitê de diversidade intitulado “Lideranças para o futuro” composto por homens e mulheres com a missão de estudar o assunto dentro da realidade da Coca- Cola Brasil. Para melhor entendimento do contexto daquele momento, se fez necessário quantificar a situação atual versus a visão almejada e o tamanho do gap, conhecer de perto os números da Coca-Cola Brasil que poderiam trazer insights sobre a situação das mulheres. Essa análise traria argumentos consistentes para assim propor ações afirmativas que iriam contribuir para o avanço das mulheres em cargos de liderança.

Para isso foi realizada a contratação de uma especialista que analisou diversos dados de cada área da companhia. O escopo do estudo incluía o entendimento sobre a sobre o dimensionamento do desafio para alcançarmos a visão global, já que foi considerada ambiciosa por se tratar de uma mudança de mindset e comportamento. O desafio foi tangibilizado através de números, evidenciando a necessidade de implementação de ações afirmativas.

A previsão numérica, teve o poder de tangibilizar o gap por área funcional da situação atual versus a visão, no tempo que teríamos para trabalhar, foi uma forma de provar quantitativamente a necessidade das ações afirmativas. O resultado foi apresentado em reuniões individuais com os vice-presidentes de cada uma das áreas com a finalidade de convencer todos os líderes de que a organização deveria se mobilizar e criar condições para reverter o cenário atual e atingir a visão global estabelecida.

Ter um panorama inicial e monitorar os dados ao longo do tempo em que o trabalho é executado, possibilita a empresa ver quais ações estão funcionando e quais correções de rota devem ser feitas. Saber onde a empresa quer chegar e porque é tão relevante quanto o planejamento do percurso para se chegar lá. A Coca Cola Brasil continua monitorando seus números frequentemente, e criando e reformulando as ações afirmativas. Os indicadores não avançam exponencialmente e por isso é necessário que este projeto seja visto como uma jornada, de mudança de paradigmas das mulheres, da empresa e da sociedade como um todo.

Setor

Bebidas

Porte

Grande

Site

http://cocacolabrasil.com.br

voltar ao banco de práticas

Outras Práticas

11 abril 2023

Mastercard tem ações para promover a equidade racial

Acessar Prática
14 março 2023

TozziniFreire tem iniciativas para engajar homens no apoio a promoção da equidade de gênero

Acessar Prática
14 fevereiro 2023

RD tem ações para combater o assédio e violência contra mulheres e promover um ambiente de trabalho seguro

Acessar Prática
14 fevereiro 2023

Enfrentamento da violência contra mulher é um dos pilares para promoção da equidade na Dow

Acessar Prática
14 fevereiro 2023

Uber avança com iniciativas em prol da segurança das mulheres

Acessar Prática