Ir para o conteúdo [1]

Unilever – Programa capacita jovens de baixa renda e fortalece lideranças da corporação, por meio de tutoria e coaching, promovendo a diversidade.

O Programa Aquarela cria oportunidades aos jovens de baixa renda da comunidade, preparando-os para o competitivo mercado de trabalho.Também apoia o desenvolvimento dos coordenadores e trainees da Unilever para que possam avançar profissionalmente, exercendo cargos de liderança.

Compartilhe:
Associe-se e tenha acesso ao case completo

Princípio 2: Igualdade de oportunidade, inclusão e não discriminação

Para promover um ambiente não discriminatório, onde homens e mulheres desfrutem de oportunidades iguais de desenvolvimento profissional, o primeiro passo para qualquer organização é compreender que existem desafios que exigem medidas específicas.

Princípio 4: Promover a educação, a formação  e o desenvolvimento profissional das mulheres

É importante adotar a educação como recurso estratégico na remoção de obstáculos à igualdade de gênero da própria organização e também para superar desafios pessoais apresentados pelas funcionárias.

Descrição da prática

 O Programa Aquarela atua em duas frentes. A primeira cria oportunidades a jovens de baixa renda, preparando-os para o competitivo mercado de trabalho, criando uma cultura de inclusão que promova a diversidade na empresa. A segunda apoia o desenvolvimento dos coordenadores e trainees da Unilever para que possam avançar profissionalmente, exercendo cargos de liderança.

Para a seleção dos jovens, a Unilever faz parcerias com ONGs e escolas públicas. As instituições indicam os candidatos, que passam por um processo de avaliação. Os selecionados são aqueles com potencial para construir uma carreira bem-sucedida na empresa.

A segunda etapa desse processo envolve a definição de um tutor para a turma (um coach), escolhido entre os coordenadores e trainees das diversas áreas da Unilever. Sua função é fazer o trabalho de mentoring com os jovens. Para que possam realizar essa tarefa, os tutores contam com um coach e, nessas trocas, trabalham suas habilidades de liderança para que também se desenvolvam na empresa.