Ir para o conteúdo [1]

MM360 participa de lançamento do estudo Gender in the Global Research Landscape

Compartilhe:

Nesta quinta-feira (22/06), o Movimento Mulher 360 (MM360) vai participar do evento de lançamento do estudo “Gender in the Global Research Landscape”, produzido pela Elsevier, sobre questões de gênero na pesquisa científica mundial. O simpósio, realizado na sede da Academia Brasileira de Ciências (ABC), no Rio de Janeiro (RJ), vai contar com a apresentação dos dados do relatório e com um debate sobre a questão de gênero na publicação.

O estudo traz informações sobre a representação de gênero ao longo de 20 anos, em 12 países ou regiões geográficas e 27 disciplinas. O Brasil aparece como um dos quatro países com maior participação de mulheres entre autores de artigos científicos, com 49% – crescimento de 10% em relação ao período anterior.

O relatório conta também com dados sobre a proporção de mulheres entre pesquisadores: houve um aumento entre 4 e 12 pontos percentuais, de 1996-2000 a 2011-2015, entre 12 regiões analisadas. Em relação aos artigos acadêmicos das mulheres, eles são citados ou lidos em taxas similares às dos homens. Apesar da tendência de as mulheres publicarem menos artigos do que os homens, esses exibem um equilíbrio em termos de impacto.

O debate vai ser conduzido por Alice Abreu, diretora da GenderInSITE; Dante Cid, vice-presidente de Relações Acadêmicas para a América Latina da Elsevier; Helena Nader, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); Luiz Otávio Pimentel, presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI); Márcia Barbosa, diretora da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e Margareth Goldenberg, gestora-executiva do Movimento Mulher 360.

O encontro vai ser aberto ao público, com inscrição antecipada. Para acompanhar o evento online, vai ter transmissão ao vivo via página de Facebook da Academia Brasileira de Ciências.

Mais informações
Gender in the Global Research Landscape
Local: Academia Brasileira de Ciências (Rua Anfilófio de Carvalho, 29/3º Centro – Rio de Janeiro – RJ – Brasil)
Data: 22 de junho de 2017
Horário: 14h – 18h
Seguido de Coquetel

Com informações do portal da Academia Brasileira de Ciências.

  • John Paarmann

    Hauahauahaua

    Isso tudo se resume a um único termo: frescura