Ir para o conteúdo [1]

Série de vídeos inspira mulheres a conhecer as áreas de ciência e tecnologia

Compartilhe:

Segundo pesquisa do LinkedIn, mulheres representam menos de um quarto dos profissionais das áreas STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática). A baixa representatividade de mulheres na ciência e o desinteresse de meninas em idade escolar pelas carreiras nos campos de ciência e tecnologia tem sido um tema de discussão não só nas empresas, mas também nas universidades.

Em parceria com a UFRGS TV, o projeto Meninas na Ciência criou o programa “Lugar de Mulher”. A série está disponível no canal da UFRGS TV na internet e também em um canal a cabo local de Porto Alegre, onde a instituição de ensino transmite seus programas. O primeiro episódio foi uma entrevista com Márcia Barbosa, diretora do Instituto de Física da UFRGS.

Leia também: 
– A trajetória de uma cientista mulher – artigo por Márcia Barbosa

O objetivo da ação é criar modelos para as meninas que buscam identificação e transmitir a mensagem de que o lugar de mulher é também em carreiras relacionadas às áreas de ciência e tecnologia (C&T). A iniciativa produz vídeos sobre o tema, com depoimentos que destacam a realização profissional de mulheres nessas áreas.

O Lugar de Mulher surgiu do projeto Mulheres Cientistas: promovendo o interesse de meninas na ciência por meio da física, liderado pela professora e vice-coordenadora da iniciativa, Daniela Borges Pavani, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ele foi aprovado na Chamada 18/2013 – Meninas e Jovens fazendo Ciências Exatas, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e foi desenvolvido ao longo de 2014. Além de produzir a série de vídeos, em paralelo, foram realizados estudos em escolas públicas.

Você pode assistir aos vídeos na playlist Lugar de Mulher, no YouTube, ou no site da UFRGS.

Com informações do site do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e CNPq

Foto: Reprodução vídeo Série Lugar de Mulher / Gabriella Selbach