Ir para o conteúdo [1]

ONU Mulheres e Instituto Coca-Cola realizam oficinas sobre igualdade de gênero

Compartilhe:

Ao longo de três anos, aproximadamente 22 mil mulheres e 13 mil homens de comunidades de baixa renda de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal participaram de oficinas de capacitação sobre igualdade de gênero, realizadas pela ONU Mulheres em parceria com o Instituto Coca-Cola Brasil. A plataforma Coletivo Coca-Cola, voltada para o fortalecimento comunitário e para a geração de renda nas comunidades, também participou da iniciativa.

O público que participou das oficinas foi formado por jovens em preparação para o mercado de trabalho, membros de cooperativas de materiais recicláveis e empreendedoras.

Os números foram divulgados durante o último Congresso do Grupo de Instituições, Fundações e Empresas (GIFE), no final de março deste ano, quando o Instituto Coca-Cola e a ONU Mulheres apresentaram os resultados de suas iniciativas para promover o empoderamento econômico das mulheres.

Sobre a parceria

Segundo Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres no Brasil, o Instituto Coca-Cola juntou a sua expertise com comunidades aos esforços da ONU Mulheres, que contribuiu com perspectivas sobre igualdade de gênero, empoderamento feminino e direitos humanos, além de ajudar no aprimoramento dos currículos de treinamento e das ferramentas de monitoramento do Instituto.

Um dos produtos que nasceu com a colaboração das mulheres que participaram das oficinas e cursos foi o Guia de Formalização Fácil para Empreendedoras.

Os encontros também possibilitaram a aquisição de informações sobre gênero, raça e etnia para o Manual de Compras Sustentáveis (CEBDS), composto por mais de 70 grandes grupos empresariais do País, entre eles, a Coca-Cola.

Com o objetivo de facilitar as atividades de formação, a ONU Mulheres e o Instituto Coca-Cola produziram três vídeos educativos, com o apoio do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM). A partir deles, aconteceram debates e reflexões sobre as relações cotidianas, as divisões de tarefas no ambiente doméstico e familiar e as consequências das desigualdades de gênero no mercado de trabalho e na comunicação.

A ONU Mulheres é uma das parceiras do Movimento Mulher 360, e a Coca-Cola Brasil, mantenedora do Instituto Coca-Cola, é uma das associadas do Movimento.

Assista, abaixo, aos três vídeos educativos, frutos da parceria:

Direitos Humanos

Igualdade de gênero

Empoderamento das Mulheres

Com informações da ONU Mulheres e do Portal da ONU Brasil